sábado, 25 de fevereiro de 2012

A MUDANÇA - O AGIR PELO NÃO AGIR

E, em vão lutando contra o metro adverso,
Só lhe saiu este pequeno verso:
'Mudaria o Natal, ou mudei eu?' ( Machado de Assis)
 
- ' Não é fácil conseguir união com o ser superior enquanto o espírito não disciplinar a carne. Mas, quem aprendeu a arte do autodomínio atingirá a meta, contanto que possua força de vontade' (Krishna).
 
- Coracão preparado é o que em tempo infeliz, em esperar concorda e, em tempo afortunado teme mudar de sorte.
 
- O que é o reto agir? Que é o falso agir? - perguntam os Sábios e  os Poetas.
- Escuta e compreende: - "Quem age sem perder o reposuso interno, e quem vê atividade na inatividade - esse é um Sábio; quer esteja ativo ou inativo, sempre realiza o seu dever e age corretamente.
O seu trabalho é livre da maldição do egoísmo; o seu desejo de recompensa foi consumido no fogo do conhecimento sagrado - esse é um Santo, porque Santo é o espírito que o anima."
O reto agir é o agir sem apego. E agir sem apego implica em mudanças comportamentais em relação ao mundo e à própria conduta. Tudo tem que estar em perfeita consonância e em harmonia seja do espírito natalino, seja do espírito de Pácoa, seja com o espírito da Fraternidade que tem muita retórica e pouca prática de mudanças comportamentais.
Mudar, este é o segredo. Toda água que não flui e permanece em estagnação implica em criar lodo; mas, do lodo da vida mal vivida e desperdiçada, se tivermos coragem para mudar, conseguiremos o desabrochar de lindas flores através de nossas realizações - no eterno agir sem apego. 
- "Mudaria a sorte, ou mudei eu dando chance a que a sorte se manifeste?"