sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A EDUCAÇÃO - AS REGRAS E OS SEM LEI

- "Todo homem que não conhece as coisas nele contidas, também não conhecerá as que pertencem aos outros. Não conhecendo as coisas que pertencem aos demais, não pode conhecer as do Estado" (Sócrates).
 
Tudo é uma questão de educação; desde o simples comportamento em família, até o comportamento na sociedade e na profissão. Obedecer regras e Leis faz parte da razão pura e simples, pois é a norma para uma vida ordenada, com disciplina e respeito por si próprio e pelo próximo - consequentemente pelo que é público ou privado.
O que hoje está acontecendo no país, com atos de rebeldia e violência por setores que tem por função manter a ordem e a segurança do povo, soa muito estranha pois está a indicar que houve uma falha seja por parte de quem deveria exercer o mando no topo da hierarquia do Estado, seja por parte dos subordinados que resolveram agir de forma inadequada.
Em nossa visão, pelo que conhecemos dos antecedentes da maior parte dos mandatários atuais, o que está ocorrendo é um espelho refletindo um passado marcado por movimentos que ignoraram a LEI e tentaram burlar a ordem impondo-se pela violência. Cometeram um grave erro e foram anistiados...
Ordem pressupõe disciplina, boa administração, subordinação, acato à hierarquia, respeito pelos direitos dos seus semelhantes, etc. Se um profissional não está satisfeito com sua realidade tem todo o direito de expor sua insatisfação, porém sem quebra dos princípios básicos que são ditados pela razão, pelo bom senso, pelos costumes, pelas Leis, pelas regras de conduta... seja lá que nome se lhe dê.
Educação vai muito além da aquisição de conhecimentos; significa aprender a governar-se a si próprio, pois é dessa forma de cuidado consigo próprio que o cidadão vai construir seu futuro o que naturalmente vai refletir-se na sociedade .
Uma Nação em que a Educação vai mal, pouco se pode esperar dos cidadãos que tomam como regra os exemplos nem sempre nobres de figuras públicas.
Os sem lei por crimes comuns lotam cadeias; os sem lei por crimes de responsabilidade passeiam livremente protegidos pela impunidade; pessoas que burlaram a Lei e a Ordem vigentes, num passado não muito distante, foram anistiadas e hoje querem punir quem tinha o dever institucional de proteger a segurança nacional ignorando que havia Leis e uma ordem institucional a serem respeitadas.
O debate sobre o assunto do que é conduta legal ou conduta ilegal, tem demonstrado que os defensores do que é politicamente correto em seu ponto de vista estão  longe de serem isentos, pois estão ignorando os princípios básicos de uma Democracia - liberdade de opinião e de expressão.
-"A incapacidade para aceitar críticas demonstra falta de cultura Democrática". Uma conduta desrespeitosa deixa de ser governo para ser dominação - ditadura - de indivíduos, de grupos, de governos.
Educar-se implica reconhecer o bem comum, da comunidade, da Nação. Se queremos uma sociedade melhor, comecemos a nos transformar em pessoas melhores. Não serão os discursos ideológicos, e muito menos bravatas, que vão levar a esse mundo novo idealizado por alguns alienados; só quem pratica a educação de si mesmo é que pode criar um mundo melhor. Regras e Leis são indispensáveis para que haja ordem e progresso em todos os sentidos.