domingo, 5 de fevereiro de 2012

DITADURAS - DIREITOS HUMANOS E LIBERDADE

A história mundial está repleta de movimentos revolucionários que levaram a períodos mais ou menos longos de estados ditatoriais; cada revolução e seus seguidores tem objetivos e metas diferentes - enquanto uns visam manter ou restabelecer a ordem democrática, outros  impõe ideologias contrárias às liberdades individuais. Naturalmente os resultados serão totalmente diferentes de um país para outro.
Liberdade de pensamento. Liberdade de ir e vir. Liberdade de expressão... são os anseios de muitas pessoas que, por uma ironia da vida, se tornaram refens de ditaduras, cujos mandatários se sentem no direito de tolher os direitos de seus semelhantes, como o de ir e vir, de pensar diferente, etc.
 Por exemplo, a imprensa acaba de noticiar que a blogueira cubana Yoani Sánchez, mais uma vez foi proibida de sair de seu país, desta vez para vir ao Brasil. Iludiu-se ela de que a presença da presidente do Brasil em visita de negócios lhe servisse de aval para obter um visto de saída da ilha prisão. Ela é jovem. Certamente conhece apenas uma parte da história vivida no Brasil durante o regime militar contada conforme a visão dos mandatários de seu país. Deve ignorar que a 'ditadura' brasileira foi para combater os que queriam implantar aqui o regime comunista (socialista) semelhante ao que ela enfrenta lá, e que, tanto a atual presidente como o ex-presidente, são amigos pessoais e admiradores dos governantes que mandam em Cuba há 52 anos(!) Portanto, a visita de negócios não comportava tratar de direitos humanos, mesmo os mais simples como o direito de ir e vir.
Lembramos de que a liberdade de ir e vir para os cidadãos de bem, aqui no Brasil, durante os governos militares, não foi atingida. A ordem e o respeito à Lei foram mantidas. O progresso promovido na época, levou o país à ser a Nação que é hoje, graças aos programas de desenvolvimento regional implantados para romper as barreiras do subdesenvolvimento em todos os setores, buscando dar autonomia e estabilidade econômica  do país. Tudo muito diferente do que foi feito após a revolução em Cuba que parou no tempo, à sombra dos países comunistas e em guarda contra um possível ataque ianque, enquanto a população permaneceu  parada perdendo preciosas horas ouvindo discurseiras em praça pública.
Se aqui no Brasil não estamos melhor hoje, é porque nos últimos trinta anos de abertura política os governantes só se aproveitaram do que foi implantado na época dos governos militares e quase nada foi preservado ou melhorado. Além do mais, a corrupção e as políticas interesseiras tem corroído o capital que deveria ser utilizado na manutenção e ampliação de novos projetos na infraestrutura.
- Projetos há. Muitos! No papel!!!
As ditaduras radicais de ideologias obsoletas que já fracassaram deverão ser suprimidas mais dia menos dia. Essa é a esperança que devemos reforçar para aqueles que hoje estão sofrendo restrições em seus direitos de se expressar livremente com responsabilidade.