A história da humanidade registra a presença de alguns personagens reais, porém com um ar de mistério envolvendo suas vidas. Entre eles está o Conde Saint Germain, o Rosacruz imortal.
Uma dessas referências diz: "Uma sabedoria raramente encontrada entre os homens, clarões de uma força desconhecida pela maioria, alguns trabalhadores sérios seus discípulos lutando com todas as forças para dar ao mundo material uma participação na vida espiritual invisível, essas são as características que distinguem Saint-Germain e mostram sua ligação com o grande centro de onde ele chegou." (I. Cooper-Oakley).
Esse personagem aparece e desaparece de tempos em tempos sem que se saiba com certeza de onde vem e para onde vai; os rastros de sua influencia podem ser encontrados em muitas sociedades. Nas cortes da França e da Rússia nos fins do século XVIII esteve envolvido em avisar sobre os acontecimentos trágicos que se preparavam na época e que se concretizaram; conforme se supõe estavam planejados por outras forças nefastas que acabaram por se impor.
Infelizmente a humanidade nem sempre consegue se beneficiar da presença desses mestres e sofre as conseqüências, pois os agitadores profissionais assalariados se utilizam de todos os meios para doutrinar sistematicamente uma minoria ativa capaz de promover o terror sob o pretexto de criar "um mundo novo".
Já dizia Goebbels: - "As massas podem ser manobradas, porque prevalece a lei pela qual o comportamento de uma coletividade desorganizada é sempre caracterizado pelo nível intelectual mais baixo".
E o nível educacional do povo está cada dia mais baixo! Esperar o quê quando o terror tenta se estabelecer, pois ele é o prenúncio de algo grave em vias de acontecer.
Saint-Germain era homem de ciência alquimia. Ele teria mencionado duas grandes invenções: O navio a vapor e a locomotiva. Segundo alguns autores, teria previsto para o fim do século XX perturbações atmosféricas (poluição) e experiências atômicas capazes de alterar gradativamente as estações do ano nas regiões temperadas. Teria dito: - "As estações mudarão gradativamente, a primavera antes, e em seguida o verão. Será a parada gradual do próximo tempo, o presságio para o fim do ciclo". (citação de S. Hustin)
Esse tema não é novo. Conhecer por antecipação os acontecimentos futuros só é possível para quem tem acesso a um plano distinto do que vive a humanidade. É como o viajante que, do alto do topo de uma colina pode ver todo o percurso de uma estrada que está sendo percorrida por pessoas que só tem capacidade de ver um trecho limitado da via.
- Quem é Saint-Germain? - De onde vem? - Para onde volta após suas aparições? A última teria sido durante a guerra dos seis dias no oriente médio... Recursos inesgotáveis permitiriam a ele e a outros personagens misteriosos realizar essas missões junto à humanidade.
Os sonhadores orientados pela fé é que um dia poderão usufruir de um mundo novo quando a paz universal entre os homens realmente acontecer. A poesia mostra as coisas vistas de cima. Como um mestre que mostra o caminho. A materialidade oportunista e imediatista impede ao homem alçar voos maiores. Enquanto isso que sejam bem vindos esses personagens misteriosos.