quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

LIÇÃO NOSSA DE CADA DIA - SIGA A SUA INTUIÇÃO

"Temos que ser mais realistas que o Rei, tão otimistas quanto o Papa e Alegres e sorridentes como o Buda".

A vida nos ensina todos os dias uma lição nova. Na verdade não são novas. Os ensinamentos estão gravados no tempo. Basta consultá-los. Costumávamos dizer que quando se quer saber alguma coisa, basta consultar a "Central Cósmica".

O incrível é que não damos a devida atenção às informações não convencionais que nos chegam e deixamos assim que fatos que poderiam ter sido evitados venham a perturbar nosso dia a dia.

A sabedoria dos mais velhos costuma ecoar seus avisos com frases curtas e simples – à moda das mensagens do Twitter.

Essas 'frases' são pertinentes e muitas delas se aplicam ao pé da letra.

Meu avô era especialista. Entre muitos ditos ele costumava repetir: - "Hay que ser más realista que El Rei!" – ou seja, ficar com os pés no chão, ouvidos atentos e agir com discrição.

Nossa cultura Ocidental está impregnada de costumes repressivos de alta agressividade. Em muitos casos nem palavras de sabedoria, nem leis, nem atos punitivo-restritivos são suficientes para corrigir distorções de conduta. A bandidagem tomou conta de muitos setores da República. Querem porque querem impor suas convicções à revelia, numa visão míope do que seja uma Democracia. É lamentável o desperdício de tempo e de recursos para consertar os estragos produzidos por todas as formas de violência seja física, seja psicológica.

Quando a caça às bruxas é desencadeada, seja lá o motivo que for, todos são suspeitos até prova em contrário. O caso da "Comissão da Verdade" é um exemplo gritante da falta de respeito pela ordem constituída. Só de ver a expressão dos ex-militantes do passado dá para perceber que foi necessária a ação desencadeada para conter sua ação nefasta na época. O tema racismo é outro assunto que motiva atos de repressão por parte dos que se julgam ofendidos. O grau de violência observado no comportamento de grupos em situações as mais diversas, demonstra que o comportamento agressivo e intimidador ganharam uma dimensão intolerável para a vida e para a sociedade. Já voltaram a sanha até para os verbetes de Dicionários! Exemplos e mais exemplos poderiam ser citados.

Ontem, vendo uma reportagem sobre Brasileiros no Mundo em que focalizaram o povo chinês, notamos o contraste gritante em relação á nossa cultura. Lá a expressão do cidadão comum é a do Buda sorridente. Nem a extrema pobreza de alguns lhes sobrecarrega o semblante. Muito diferente de muitos mal humorados e insatisfeitos ocidentais que parece que tem raiva da própria sombra. Uma questão cultural? – Pode ser. Certamente todos também têm seus problemas, dificuldades e anseios, porém sabem enfrentar tudo com outro enfoque mais filosófico e humano.

Sou otimista. Sonho com um mundo bom, bonito, fraterno, onde cada pessoa possa fazer de sua vida um ato de renovação e vivenciar a alegria de um horizonte sempre luminoso. Cada dia tem seu trabalho e seu ensinamento. Mesmo que ele tenha sabor amargo, sempre é tempo de aprender com os erros. Persistir nos erros, fazer a mesma coisa sempre da mesma forma nunca vai trazer resultados diferentes. Se quisermos bons resultados, temos que atender ao que diz o bom senso:

-"Não faças aos outros o que não queres para ti".

Siga sua intuição. Ela é uma boa conselheira.

Desejamos a todos que, apesar das nuvens cinzentas do entardecer tempestuoso, seu Sol brilhe sempre no horizonte de cada nova manhã orvalhada de esperanças.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

TÓXICOS - COMBATER? - DESCRIMINALIZAR? - MUDAR HÁBITOS...

 De volta, outra vez na contramão do bom senso, autoridades e políticos opinam pela descriminalização das drogas. Entre eles o sociólogo e ex-presidente FHC e outros presidentes da América Latina.

Ninguém vai ao cerne da questão: - Usam-se tóxicos porque as pessoas se habituaram a usar tóxicos! – desde os de menor efeito ingeridos como alimentos, até os de maior toxidade, uns permitidos como fármacos e bebidas, e outros proibidos pela alta periculosidade ao ser humano, mas que alimentam o vício ao redor do mundo de forma avassaladora. Quantas vezes já ouvimos pessoas viciadas em analgésicos ou em sonoríferos e miorrelaxantes dizerem que não conseguem livrar-se da dose diária – e tudo com receita médica!

No passado, a partir do século X, o ópio tornou-se o terror do Oriente com a generalização do vício e a sua exploração econômica por países colonizadores.   Uma letargia coletiva dominou a população chinesa e chegou a ameaçar toda a estrutura do império Chinês. Um dos imperadores determinou que todas as culturas de papoula fossem erradicadas. Essa atitude levou à 'guerra do ópio' entre a China e a Grã-Bretanha que se beneficiava com o tráfico. A partir daí o ocidente passou a adotar a moda; políticos, personagens das artes e das letras transformaram o vício em "hábito elegante" que se espalhou por todas as camadas da sociedade. As rotas do Oriente para o Ocidente  tornaram o problema de caráter internacional atingindo todos os países da Europa e da América, inclusive o Brasil. Quantas outras drogas já se tornaram fonte de renda sabe-se lá até para financiar obras sociais(?)

O traficante profissional tornou-se uma figura de alta periculosidade, pois graças ao seu poder econômico corrompe facilmente quem deveria combatê-lo. Já o viciado drogado é um delinqüente comum, pois ajuda a passar a droga em troca de sua dose diária.

A sociedade contemporânea vive à beira do caos, especialmente devido à desagregação da família. A Liberdade ou o livre arbítrio dados aos jovens cada vez mais cedo, vem sendo interpretada como o direito de fazer erros, pois fazer o certo é ser 'careta'. E, para fazer parte da turma, ou por curiosidade, cada dia mais usuários se somam aos consumidores de maconha, crack, e inúmeras outras drogas que: a) bloqueiam as funções mentais; b) excitam as funções sensoriais, criam dependência ou o hábito; c) cria tolerância e cada vez quer doses maiores; d) destrói a personalidade, a vida e as relações familiares, etc.

Segundo o Pe. Emílio Jordan os jovens passam a usar as drogas como uma fuga de problemas mentais ou morais, pela simples curiosidade, e por luxo..., além naturalmente devido a uma dependência física ou psicologia cultivada por hábitos errados.

As causas remotas de tudo isto está na base de um organismo já deturpado pelo uso de todo tipo de alimentos estimulantes e excitantes, uso de medicamentos, etc., e, um dia chega aos mais fortes de efeitos mais rápidos e que custam caro.

Incrível como esse é o detalhe que faz a diferença. A escalada gradativa a que muitas pessoas inconscientemente estão atreladas.

Quando os jovens tiverem um lugar perfeitamente delimitado dentro da sociedade, as drogas deixarão de ser um atrativo, uma necessidade compensatória, pois a tal 'onda', 'moda', 'curtição' em grupo deixará de ter sentido para ele.

A publicidade – aquela mesma de combate – tem adquirido um caráter sensacionalista, o que leva muito jovem a fantasiar sobre o assunto e acaba presa fácil do vício e dos fornecedores de drogas.

Como reverter a situação? – Acreditamos na Educação. Uma educação integral que realmente forme e informe, dentro de uma família bem estruturada inserida   numa sociedade receptiva e cordial, onde os valores da ética e da moralidade não sejam meros verbetes de dicionário.

Uma mudança radical dos hábitos - inclusive os alimentares - limpará as nuvens das cabecinhas, não só dos jovens, mas também dos adultos, em particular dos responsáveis pela gestão dos interesses coletivos de uma Nação.

O Apocalipse não precisa acontecer para se salvarem apenas 144 mil seres humanos, pois pelo andar da carruagem tudo indica que se as coisas não mudarem, esse será o número de humanos livres do vício – o que já é por si só um fim do mundo!

Mais sobre o assunto em – "Tratado Geral dos Tóxicos" – Mário Sanchez e Martina Sanchez.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

HORÁRIO DE VERÃO - A ARTE DE CONTRARIAR

Com a desculpa de economizar energia foi instituido, há tempos, o horário de verão.
Uma tolice arrematada! O pouco que se economiza de energia se desperdiça em dobro em outros setores importantes por incompetência de gestão.
Isso se reflete principalmente na qualidade de vida das pessoas, não só financeiramente como na sua saúde. O relógio biológico humano tem o seu ciclo natural quebrado, contrariando e prejudicando-o para ter que se adaptar a uma exigência de ordem econômica. Mesmo as pessoas que já não tem necessidade de seguir uma rotina de trabalho ou de estudo, são influenciados de forma negativa por essa medida que nada mais é que um ato premeditado de prepotência contra o ser humano. Mais um! Recusamos excluir fatos e desprezas hipóteses sobre as verdadeiras intenções de alguns especialistas na arte de contrariar.
Entendemos que uma coisa é a disciplina como uma forma de melhorar  condutas, outra é a imposição descabida em nome de uma pseudo vantagem coletiva.
Praticar algumas virtudes faz bem ao corpo e à mente. Por exemplo, a prática da paciência, da tolerância e da perseverança, como formas de melhorar a qualidade de vida e criar oportunidades.
Milagres não existem. A humanidade está atrelada a hábitos seculares de alimentação errada e de prática sexual como instrumentos de satisfação física, desrespeitando o próprio corpo. No caso da alimentação e da bebida, o ser humano deveria levar em conta a sua função de produzir um sangue sadio, numa corrente de vida que irrigue o corpo físico. O resultado desse abuso é um desequilíbrio que produz a 'doença'. - 'Se queres uma alma e um espírito sadio vibrando harmoniosamente, cuida para que o corpo físico não se transforme num depósito de escórias da gula'.
Paciência é necessária para obter resultados; não será da noite para o dia que se consertam os estragos de muitos séculos de erros.
A Tolerância é a grande virtude da sabedoria. É através dela que se chega à compreensão e o discernimento das coisas.
Perseverança é a sinceridade do querer. Não desistir do desejo de alcançar a verdade, a integração e a harmonização. Tudo está ao alcance. Basta ir buscar; colocar-se à disposição. É o querer e agir.
Evoluir é uma Lei. Nivelar-se por baixo imitando as condutas infelizes dos brutos só cria conflitos, pois a pessoa perde o respeito por si e pelo próximo, dispende energias preciosas, dissemina doenças, e leva a uma desintegração da família, base da sociedade.
Se o homem é um microcosmo, como fica ele perante o Universo quando usa sua energia de procriação  como meio de obter uns instantes de prazer físico, sem amor, sem respeito?
Perguntarão: - O que é que uma coisa tem a ver com a outra? - Tudo! Em vez da cruz, a Mangedoura.  Além da Mangedoura, a Missão de cada um. E, não é criando regras para contrariar a ordem das coisas que vamos melhorar o mundo.
....................................
Acredite se quiser:
Falando em economizar energia, e em energias alternativas, lá vai uma nota colhida ao acaso, e que segundo profecias não está sendo levada em conta. Trata-se da exploração da energia solar.
Diz a nota: - "O cientistas se acutelem com a extração sem limites da energia solar - a temperatura noturna do planeta pode vir a ser comprometida, resultando que toda a superfície poderá sofrer as baixíssimas temperaturas noturnas dos desertos. Toda energia retirada ou desviada deixará de se fixar na superfície e os danos se manifestarão de muitas formas."
Sem comentários...
 

sábado, 25 de fevereiro de 2012

A MUDANÇA - O AGIR PELO NÃO AGIR

E, em vão lutando contra o metro adverso,
Só lhe saiu este pequeno verso:
'Mudaria o Natal, ou mudei eu?' ( Machado de Assis)
 
- ' Não é fácil conseguir união com o ser superior enquanto o espírito não disciplinar a carne. Mas, quem aprendeu a arte do autodomínio atingirá a meta, contanto que possua força de vontade' (Krishna).
 
- Coracão preparado é o que em tempo infeliz, em esperar concorda e, em tempo afortunado teme mudar de sorte.
 
- O que é o reto agir? Que é o falso agir? - perguntam os Sábios e  os Poetas.
- Escuta e compreende: - "Quem age sem perder o reposuso interno, e quem vê atividade na inatividade - esse é um Sábio; quer esteja ativo ou inativo, sempre realiza o seu dever e age corretamente.
O seu trabalho é livre da maldição do egoísmo; o seu desejo de recompensa foi consumido no fogo do conhecimento sagrado - esse é um Santo, porque Santo é o espírito que o anima."
O reto agir é o agir sem apego. E agir sem apego implica em mudanças comportamentais em relação ao mundo e à própria conduta. Tudo tem que estar em perfeita consonância e em harmonia seja do espírito natalino, seja do espírito de Pácoa, seja com o espírito da Fraternidade que tem muita retórica e pouca prática de mudanças comportamentais.
Mudar, este é o segredo. Toda água que não flui e permanece em estagnação implica em criar lodo; mas, do lodo da vida mal vivida e desperdiçada, se tivermos coragem para mudar, conseguiremos o desabrochar de lindas flores através de nossas realizações - no eterno agir sem apego. 
- "Mudaria a sorte, ou mudei eu dando chance a que a sorte se manifeste?"
 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A FLOR DE LOTUS - O PODER DA VIDA

A Flor de Lótus na filosofia oriental é o símbolo da evolução humana.

É comparada ao corpo humano enquanto, no fundo lodoso do lago em que se acham as raízes da planta. A Mente está nas hastes que emergem através da água até a superfície. A Alma é simbolizada pela flor das pétalas brancas que desabrocham na luz solar, imortalizando-se pela semente.

Consta que foram encontradas, em 1920, sementes dessa flor no leito seco de um lago da Manchúria. O botânico japonês que as encontrou, de nome Ichiro Ohga, após consultar diversos peritos em datação soube que as sementes remontavam a uma idade de 50 mil anos (!) antes de nossa era.

Algumas dessas sementes foram levadas para um laboratório dos Jardins Aquáticos de Kenilworth (EEUU), onde o botânico Dr. Horace V. Wester preparou duas sementes para facilitar sua germinação, pois elas possuem um envoltório muito duro. Após limar cuidadosamente uma das faces das sementes, elas foram colocadas em dois potes de barro com terra, e as submergiu nas águas de um viveiro interno dos Jardins, porque era inverno.

Isso ocorreu em 1951. Em Julho do mesmo ano, já em pleno verão no hemisfério norte, elas foram transferidas para um viveiro ao ar livre, onde em poucos dias começara a germinar. Em junho do ano seguinte desabrochou a primeira flor de lótus muito branca com leves tons rosados.

A flor sagrada da Índia resgatada do passado remoto, que dormira o seu misterioso sono de vida potencial, além do limite da vida humana conhecida na face do planeta, simboliza o poder ilimitado da vida.

Muito temos a aprender sobre o mundo e seus mistérios.

 

Nota recente fala da descoberta de sementes de uma planta da 'Era do Gelo'  possivelmente com uma idade de 30 mil anos, e que foi revivida por cientistas russos. A planta ainda existe, porém dado à antiguidade das sementes encontradas em tocas de esquilos em camadas profundas, juntamente com esqueletos de animais extintos, e o sucesso em reproduzir novas plantas a partir do achado, leva a crer que é possível recuperar muitas espécies consideradas extintas.

Nem tudo o que o homem considera como desaparecido, realmente foi extinto. Também é o caso de animais que 'ressurgem' com algumas características novas indicando uma adaptação da espécie. É o caso da tartaruga gigante das Ilhas Galápagos que havia sido dada como extinta, mas que cientistas dos EEUU após uma análise genética realizada em 1600 quelônios que vivem nas encostas vulcânicas da Ilha Isabela, constataram que eram 'puro sangue'.

Aos pessimistas dizemos: - Não perdes por esperar.  A 'vida' é indestrutível.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

TRANSPORTE URBANO - CALÇADAS ROLANTES - COM OS PÉS NO CHÃO

Transporte urbano - um caos! As cidades sufocam. Todo dia milhares de novos veículos a circular, a poluir, a matar. Parece que todo mundo tem 'bicho carpinteiro' que os obriga a correr daqui para lá, de lá para cá.
Bem, seja por necessidade ou não, o número de pessoas com 'pé na estrada' é tão grande que o planeta Terra mais parece um formigueiro em atividade ininterrupta. Basta ver fotos de satélite para se ter uma idéia em nível mundial do que é esse corre corre, muitas vezes desnecessário, e que costuma provocar muitos acidentes com  fim trágico.
Para grandes distâncias, é um sobe e desce de aviões - e eles não tem a marcha-ré; qualquer problema que ocorra lá em cima, e  precisa fazer uma larga curva para contornar o problema - se der tempo e não cair antes. Isso além de ter que competir com urubus e outros pássaros que não tem radar nem dão marcha-ré...
O Trem Bala! Maravilha da tecnologia moderna ligando em poucos instantes grandes centros urbanos. Mas, se houver algum probleminha, o acidente será inevitável devido a alta velocidade.
Os trens comuns, sem manutenção, todos os dias fazem centenas de vítimas. É incrivel como os responsáveis pelas linhas de estradas de ferro e das outras vias de comunicação se comportam - eles simplesmente ignoram que máquinas, trilhos, pisos com asfalto, pontes, etc, desgastam com o tempo e precisam ser renovados, conservados, etc. Ontem,  mais um trem lá em Buenos Aires por falta de manutenção causou vítimas e estragos irreparáveis...
Dizer o que? Montanhas de sucata se acumulam pelo mundo afora, seja dos veículos acidentados, seja dos que já estão sucateados naturalmente pelo tempo.
É possível reverter o caos  nas cidades, pelo menos em parte.
 - A bicicleta surge como uma opção saudável, econômica e ecologicamente correta. Algumas cidades europeias já as utilizam de forma racional. Lá, as vias são planas; já numa cidade como São Paulo, por exemplo, haja fôlego para pedalar.
- Carros elétricos - não poluem... mas ainda são caros, além de continuar atravancando ruas.
- Carros sem motorista e com controle remoto via GPS - já estão entre os projetos avançados para o futuro transporte (individual) nas grandes cidades.
Em geral as soluções propostas são todas para atender indivíduos de forma isolada. O transporte coletivo é que é o ideal para atender ao cidadão.
Vamos ficar com os pés no chão!
Temos uma sugestão. Há alguns anos imaginei numa ficção um sistema de transporte simples: CALÇADAS ROLANTES.
Já existe a tecnologia que é utilizada para escadas rolantes em grandes lojas, assim como existem as esteiras rolantes para transporte de cargas em grandes galpões e indústrias.
É perfeitamente possível utilizar essa tecnologia para o transporte de pessoas nas áreas centrais de cidades com alta concentração de pessoas circulando.
Onde andam os engenheiros, os urbanistas, os arquitetos e demais interessados na melhoria das condições de vida nas cidades que ainda não fizeram um estudo sério para aplicar o sistema utilizado nas escadas rolantes e instalar um sistema de calçadas rolantes com passarelas e tudo o mais?
Tudo depende de planejamento. A Universidade existe para isso.  Alô Universitários! Que tal começar a trabalhar  na prancheta um projeto que pode resolver o problema do transporte urbano em alguns setores melhorando a qualidade de vida das cidades?
CALÇADAS ROLANTES: - Olha aí um filão que pode dar futuro e render dividendos. Sem tirar os pés do chão, sem poluir, sem estresse. A idéia está posta. Aproveitem a oportunidade de fazer algo diferente.
 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CRUZ NA ESTRADA

No alto de uma colina, ao longo de pequena estrada

Havia uma encruzilhada; era o caminho de nossa jornada...

E, sempre que passava por aquela encruzilhada da cruz na estrada,

Como todo passante, a cruz saudava.

Ou saudava o passante, que um dia ali tombara.

Não sei qual dos dois eu via –

Se o passante, ou a tosca cruz de madeira,

Que de braços abertos, a todos saudava.

 

Pequenina e tosca, quase no mato perdida;

Ficava ali – gigante e majestosa – em sua simplicidade e pobreza.

O coração aos saltos, muito antes de a ela chegar

Eu a via e a olhava, a medo

Tentando o mistério da vida e da morte decifrar.

 

Pequenos arbustos em suas sombras enigmáticas

Pareciam gigantes a velar pelo passante,

Que ali tombara por mãos de um seu semelhante.

A pequenina cruz, sempre envolta em flores silvestres

Ou de papel desbotado que mãos piedosas ali pousaram.

Aos pés, tocos de velas mal queimados.

Era o protesto, a reverência, a fé, o amor por uma vida

Que um dia por ali passara e sua lembrança deixara.

Numa tosca cruz  de madeira na beira da estrada.

 

Cruz na Estrada.

Quebra a noite da alma com sua Luz;

Dia e noite ao passante da encruzilhada fala;

Ela, a triste e muda cruz ali plantada,

Lembra ao passante que ele não está só,

E que na travessia da estrada da vida

Todos carregaram a cruz da sua jornada...

 

(Piraju – Dezembro – 1976)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

MOMENTOS DE REFLEXÃO

-' Não te glories do dia de amanhã, porque não sabes o que trará à luz'. (Prov. 27-1).
Cantar vitória antes de alcançá-la pode significar decepções e humilhação.
 
- 'Não morras, antes de morrer' - ou seja - não exageres teus males. (dito popular).
O poder da imaginação, de fantasiar e inventar é maior do que a realidade.
 
- 'A manhã é mais sábia conselheira do que a noite. Deixa passar uma noite, antes de resolver teus problemas; a noite é boa conselheira'.
A precipitação em tudo é a causa de muitas desgraças; dar tempo ao tempo, e muitas coisas se resolvem por si.
 
- 'Doce é a Luz, e agradável aos olhos ver o Sol. Ainda que o homem viva muitos anos, regozige-se em todos eles; contudo deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos. Tudo quanto sucede é vaidade'. (Ecl. 12- 7,8).
O agradecimento pelo dia de hoje, pelo dia de amanhã e por todos eles é uma tarefa difícil de ser cumprida, pois estamos sempre às voltas com ocupações que nos tomam preciosos momentos sem muitas vezes nos dar nada em troca.
 
- 'Jesus (que a paz esteja com ele) disse: "O mundo é uma ponte. Passe por ela. Mas não se detenha nela! Aquele que espera por uma hora pode esperar pela Eternidade! O mundo é apenas uma hora; passe esse tempo em devoção, pois o resto não é valioso". (inscrição na mesquita da cidade de Fatehpur Sikri).
Sábias palavras. Conhecemos o tempo do mundo, mas  o tempo da eternidade a Deus pertence. A caminhada de travessia pela 'ponte' se for realizada com devoção torna-se mais prazeirosa.
Que o seu dia seja de muita Paz e a Luz ilumine seu caminho.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

BRASIL - PAÍS DO SAMBA E DO CARNAVAL

– De origem incerta, o Carnaval chegou ao Brasil através de uma festa popular portuguesa – 'o entrudo' – que acontecia num período anterior à quaresma.

Evoluiu muito, e das pequenas manifestações de rua com os 'corsos', hoje temos uma imensa variedade de expressões e manifestações com blocos, trios elétricos arrastando multidões e as atuais e gigantescas escolas de samba. A brincadeira, no passado servia para divertir foliões das cidades; eles iam para a rua em cordões formados por carros abertos e depois passou a animar festas grandiosas em salões de clubes onde artistas desfilavam luxuosas fantasias. Hoje é um mega evento que movimenta a economia de algumas regiões através de um turismo que atrai foliões não só nacionais como de outros países. E, assim temos: Brasil, país de Samba e do Carnaval.

Muitas são as músicas – marchinhas que animaram e ainda animam os foliões. Quem não ouviu pelo menos uma vez alguma destas?

– Chiquita Bacana lá da Martinica; Mamãe eu quero; Pierrô Apaixonado; A Jardineira; Cabeleira do Zezé; Saca-rolha; Allah-la Ô; Daqui não saio daqui ninguém me tira...; Ó Abre Alas...; e a clássica da despedida: - 'Está chegando a hora'...

Embora o Carnaval não seja meu divertimento predileto, contribui com a letra para uma escola de samba de minha cidade, lá nos anos 70. Hoje, para sair da rotina, resolvi rimar algumas frases com sabor  de alegria carnavalesca.

 

HOJE É CARNAVAL

Deixa pra lá as tristezas e as mágoas;

Abram alas para a alegria desfilar.

No dia a dia aprendi muitas lições;

Hoje tiro de letra,

Sambo em qualquer situação.

Samba Maria... Samba Ritinha...

Roda a saia rendada, dona Maroquinha.

Canta com alegria

A linda melodia

Que acompanha o cordão da saudade a passar;

Hoje é carnaval! Hora de sambar.

São os tamborins e os reco-recos

Que ao comando de Nhô Neco,

Só amanhã cedo é que vão parar.

Canta a nostalgia dos corsos de outrora;

Confetes e serpentinas pelos ares a se espalhar.

Arlequins e Colombinas brincam na avenida;

Dizem que hoje vão se 'acabar'!

Abram alas, para a alegria passar.

Hoje é carnaval!  É hora da alegria desfilar.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ADAPTAR-SE NÃO SIGNIFICA SUBMISSÃO CEGA

A cobiça leva aos mais fortes prejudicar os mais fracos; porém, se o mal recair sobre alguém mais forte, o cobiçoso pagará pelo mal que fez. Os ambiciosos seduzem muitas vezes os pobres com belas palavras e lisonjas tirando deles até o que é necessário e muitas vezes até a liberdade.
Por isso, o saber adaptar-se às circunstâncias, momentaneamente desvantajosas, é melhor que a rivalidade e a resitência. Todos tem o seu 'calacanhar de Aquiles', e, mais dia menos dia, até o maior dominador é derrotado - e o irônico da situação é que essa derrota muitas vezes se dá pela sua ignorância em relação às regras mínimas do bem viver.
Na vida pública são inúmeros os exemplos onde a cobiça pela riqueza e pela fama torna os ambiciosos, com telhado de vidro, alvos certeiros dos contragolpes da sorte. O tal conjunto da obra de que costumam se gabar, na realidade não passa de factóides infelizes de uma vida vivida na contramão da história. Como eles olham apenas para a versão de sua história, acabam se tornando ridículas figuras.
- Temos que conviver com esse estado de coisas? - Sim e não!
Sim, porque é o que manda o bom senso, para evitar situações de maior constrangimento. NÃO, porque temos liberdade de pensamento e de expressão,  e o direito de pensar e agir diferente.
Essa gana de querer nivelar o povo pela ignorância deve e pode ser combatido de forma persistente usando o opressor ambicioso como o exemplo a não ser seguido, e cultivando o que é correto para assim ressaltar as grandes diferenças entre uns e outros.
Não somos todos iguais, não! Pensamos diferente. Temos ideias e objetivos diferentes. O adaptar-se significa remar a favor e aproveitar as oportunidades que sempre se apresentam de resistir e vencer os que se julgam mais fortes ou mais espertos. Temos que aprender a ler o livro nas suas entrelinhas; uma palavra é a chave que leva à liberdade interior que nenhum opressor será capaz de vencer.
A sabedoria popular diz; - "Os cemitérios estão repletos de pessoas que se julgavam insubstituíveis"... É só dar tempo ao tempo, que ele cumpre com sua função.
Os sítios arqueológicos contam histórias e mais histórias. São memoriais a céu aberto onde jazem os escombros de civilizações e das vaidades humanas. O templo do saber ocupa outros espaços não físicos, e portanto indestrutíveis.
"Bem mais frequentemente, o vento sacoleja o colossal pinheiro; em queda mais pesada, tomba a torre mais alta; e em altissimos montes se chocam os relâmpagos", (Horácio - Ode X) 
Adaptar-se quando não houver outra saída, mas jamais  submeter-se a pobres mortais que se auto promovem a alturas de onde serão arrancados pela violência que eles mesmo cultivaram.
 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

LEMBRETES OPORTUNOS E ILUSTRATIVOS PARA BEM GOVERNAR

A inversão de valores, o despreparo dos governantes e a mediocridade do ensino nos incentivam a procurar ditos, pensamentos e lembretes oportunos, numa espécie de desejo premente de contribuir de alguma forma para que as pessoas pensem, meditem e incorporem conceitos positivos ao seu viver, e, se possível os trasmitam para que outras pessoas possam se beneficiar também.
 
Encontrei em um livro de história. Vale a pena ler e repassar:
-" Todo governante deve primar por uma educação esmerada e por uma vasta cultura" (sic).
Deve-se as déspotas esclarecidos uma mudança comportamental em relação ao povo. É de Frederico II da Prússia o texto que segue:
- "O príncipe é, para a sociedade que governa, o que a cabeça é para o corpo: - deve ver, pensar, agir por toda a Comunidade, a fim de conseguir-lhe todas as vantagens de que que é suscetível (...) deve lembrar-se que é um homem, como o menor de seus súditos; se ele for o primeiro Juiz, o primeiro General, o primeiro Financista, o primeiro Ministro da sociedade não é para representar o papel, e sim para cumprir deveres inerentes a esses cargos (...) É apenas o primeiro servidor do Estado, obrigado a agir com probidade, com sabedoria, totalmente desinteressado, como se a cada momento tivesse que prestar contas de sua administração".
 
 Deve-se aos déspotas esclarecidos, como Frederico II da Prússia, Catarina II da Rússia, Maria Tereza de José II da Áustria, e ao Marquês de Pombal em Portugal - as reformas em vários setores que promoveram um certo progresso significativo para a época. Os setores beneficiados por esses déspotas esclarecidos foram: o aperfeiçoamento do sistema de impostos em benefício das classes menos favorecidas; incentivo à agricultura; realização de obras públicas; estímulo à instrução mediante a abertura de inúmeras escolas; apoio às atividades de academias literárias e científicas.
Que bom seria que os governantes da atualidade se espelhassem em figuras hoje esquecidas cujos ensinamentos seriam valiosos na construção da cidadania, na medida em que eles também se conscientizassem de que são meros servidores a serviço do Nação.
Frases como: -"todos os homens nascem iguais", e tem direito "à Vida, à Liberdade e à busca da Felicidade" seriam transformadas em sistema de conduta própria como exemplo para o povo, e não meras frases de efeito eleitoral.
De José Bonifácio de Andrada - em Discursos Parlamentares:
 - "O amor da Liberdade deve ser, na frase bíblica, invencível como a morte; deve ser como o Apóstolo, ter a sede do infinito; deve ser grande como o Universo que o contém" (...) "Em nosso País (...) Deus estampou o Verbo eterno da Liberdade Criadora na face da Natureza, antes de gravá-lo na consciência do homem!"
 
- "Oh! Não. Se o agora é infausto, não o será no futuro. Apolo, nem sempre entesa o arco."(Horácio - Ode)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O ABORTO E OS DIREITOS HUMANOS

O cientista pode tudo, menos realizar o ato de criação da Vida. Pode ele contribuir criando condições para que a vida se manifeste. Porém, aquele algo mais - o 'sopro da vida' - não está ao seu alcance.
Assusta a facilidade com que se desrespeita o direito à existência de outro ser humano - seja já em vida plena, ou potencialmente em formação ainda no ventre materno.
Os meios de comunicação são os porta vozes dessa insanidade perpetrada contra a humanidade como se as pessoas fossem mais um produto descartável. As estatísticas que o digam.
E essa avalanche repetitiva de informações acaba por confundir as mentes que ficam anestesiadas a ponto de acharem tudo natural. E cometem até a incoerência de, em nome da 'defesa dos direitos humanos', acharem natural a prática do aborto.
Quem está por trás desse hospício?
O tema sobre o aborto voltou com força total com a presença de mais uma figura alçada a cargo na república, justamente num ministério de defesa dos direitos das mulheres!!!
Já perguntei uma vez, mas aproveito a oportunidade para deixar novamente a pergunta às pessoas defensoras do aborto: - "Onde estaria você agora, se sua mãe tivesse  optado pelo aborto em vez de conceder-lhe o direito à vida?"
Os materialistas estão a anos luz do entendimento do que seja Vida Humana;  falta-lhes a religiosidade e só entendem das coisas do corpo físico e não do espiritual. São presas fáceis dos inimigos da humanidade que estão à espreita a rodear o mundo e passear por ele. Essa afirmação pode parecer enigmática, mas a Bíblia é bem clara quando fala do mal que quer dominar no mundo. A parábola do 'Joio e do Trigo' é bem conhecida.
A neurose sobre o tão falado fim do mundo, juízo final, apocalípse, fim de um ciclo e começo de outro... indicam, em nosso entender, que o caos produzido pelas forças do mal está prestes a terminar e eles sabem que o seu domínio está perto do fim.
As Igrejas - não importa a doutrina - representam os valores morais superiores e devem usar sua autoridade para defender a Vida de forma incondicional. Erros, todos tem cometido através da história. Nem por isso os valores espirituais do ser humano são diminuidos.
Quem fala em direitos humanos e defende a prática covarde da eliminação de vidas em formação ou é um ignorante a serviço do mal ou é o próprio mal agindo abertamente.
Aborto é um ato de covardia pois é praticado contra quem ainda não tem condições de se defender do agressor. A prática do Aborto e a defesa dos  Direitos Humanos não combinam. Um representa a morte e o outro a Vida.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O ETERNO RECRIAR

Uma imagem forte, emotiva, das sombras do passado volta à mente;

São imagens de sentimentos – lá do fundo do arquivo do tempo,

Que insistem em voltar.

Na busca da identidade, por longos caminhos

 – tortuosos ou suaves como flor -

Vão flutuando e desfilando qual massa de Luz,

Que num toque de magia recria formas, imagens, ondas-pensamento

Que vão flutuando em todas as direções, na correnteza Universal.

Na busca do Caminho das estrelas, lá longe a cintilar,

Livremente, tudo foge do mundo real, e

Ao sabor do tempo – sem tempo

Navega na melodia da música das esferas...

Será um sonho?

Será o labirinto de mistérios a se bifurcar?

Ficções de Ser Pensante criando e recriando secretos mundos

Em busca do seu eterno renascer...

O templo sagrado, por formas pétreas guardado,

Seu segredo guarda - a sete chaves, bem trancado.

São rostos de todas as formas, de todos os semblantes siderais –

Filhos dos deuses; filhos da Luz, sempre a se renovar.

Parecem dizer: - A eterna imagem da multiplicidade,

Pela Sabedoria milenar criada, percorre todos os quadrantes

rezando as rezas que regem os destinos de todo mortal – imortal!

Não deixes a flauta mágica parar de tocar.

É ela que sustém o mundo do viver.

Se o castelo se esboroa como nuvem passageira

E, pelo vento sem rumo, lá se foi desfeito no ar,

Recria o sonho dourado da vaga da vida

Ganhando mais um degrau da escalada

Do Eterno Recriar.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

NONI - SUPER ALIMENTO OU SUPER MEDICAMENTO? - SAÚDE GARANTIDA

Os antigos tinham costumes saudáveis para tratamentos os mais variados. Na falta de um profissional recorria-se às pessoas conhecedoras de benzimentos e de simpatias. Sempre havia algum especializado em pelo menos uma simpatia. Porém, uma alimentação saudável continua sendo a melhor receita para garantir saúde e boa disposição. Cada região do planeta foi brindado pela natureza com uma variedade de frutos, sementes, grãos, hortaliças, raízes, etc. que são verdadeiras farmácias. E, o melhor laboratório do mundo é sem dúvida a planta que foi regada pela chuva e pelo orvalho, adubada com os sais minerais e elementos trazidos da terra pela raíz, que foram aquecidos pelos raios solares, e dinamizados pelas brisas e ao sabor dos ventos...

As notícias correm mundo quando um novo-velho produto desse imenso laboratório natural é 'descoberto' por algum aficcionado pelas suas qualidades, sejam elas curativas, ou simplesmente alimentares.

Falamos hoje do NONI - considerado um fruto de alto poder medicinal.

Noni  – é uma planta de origem do Sudeste da Ásia. De cultivo fácil tem no Taiti seu maior produtor; atualmente é encontrado na maioria dos países ocidentais. Inclusive no Brasil.

Os frutos, as folhas e partes do tronco e raízes são utilizadas por suas propriedades medicinais. Apesar do forte cheiro os frutos são utilizados como alimento, tanto cozido como cru e em sucos. O suco da fruta adicionado ao suco de uvas representa um complemento nutricional natural de qualidades consideradas não só de reposição de energias como curativo para diversos problemas.

Seus principais benefícios são: - auxilia nas doenças renais, obesidade, infecções em geral, tratamento do diabetes, prevenção de afecções cardíacas, infarto, alergias, gastrite e úlceras, estresse, depressão, insônia, colesterol, alivio de dores, combate ao câncer, etc.

A presença de Omega 6 e óxido nítrico dilata os vasos sanguíneos, melhorando a oxigenação e consequentemente a memória.

Especialistas dizem que a fruta também é rica em betacaroteno, precursor da vitamina A, e ocubina, que agrega propriedades antibióticas. Possui também escopoletina, substancia antibacteriana, antifúngica, e antiinflamatória, o que faria baixar a pressão arterial. Também é rica em vitamina C.

Modo de preparo: - Colocar três frutos no liquidificador e bater; acrescentar dois litros de suco de uva e coar. Conservar em geladeira.

Modo de uso: - tomar 3 vezes ao dia 30ml.

É considerado um alimento medicamento sem contraindicações; porém, como todo alimento e todo medicamento deve ser usado com moderação. 

domingo, 12 de fevereiro de 2012

CONDE SAINT-GERMAIN o PERSONAGEM MISTERIOSO

A história da humanidade registra a presença de alguns personagens reais, porém com um ar de mistério envolvendo suas vidas. Entre eles está o Conde Saint Germain, o Rosacruz imortal.

Uma dessas referências diz: – "Uma sabedoria raramente encontrada entre os homens, clarões de uma força desconhecida pela maioria, alguns trabalhadores sérios – seus discípulos – lutando com todas as forças para dar ao mundo material uma participação na vida espiritual invisível, essas são as características que distinguem Saint-Germain e mostram sua ligação com o grande centro de onde ele chegou." (I. Cooper-Oakley).

Esse personagem aparece e desaparece de tempos em tempos sem que se saiba com certeza de onde vem e para onde vai; os rastros de sua influencia podem ser encontrados em muitas sociedades. Nas cortes da França e da Rússia nos fins do século XVIII esteve envolvido em avisar sobre os acontecimentos trágicos que se preparavam na época e que se concretizaram; conforme se supõe estavam planejados por outras forças nefastas que acabaram por se impor.

Infelizmente a humanidade nem sempre consegue se beneficiar da presença desses mestres e sofre as conseqüências, pois os agitadores profissionais assalariados se utilizam de todos os meios para doutrinar sistematicamente uma minoria ativa capaz de promover o terror sob o pretexto de criar "um mundo novo".

Já dizia Goebbels: - "As massas podem ser manobradas, porque prevalece a lei pela qual o comportamento de uma coletividade desorganizada é sempre caracterizado pelo nível intelectual mais baixo".

– E o nível educacional do povo está cada dia mais baixo! Esperar o quê quando o terror tenta se estabelecer, pois ele é o prenúncio de algo grave em vias de acontecer.

Saint-Germain era homem de ciência – alquimia. Ele teria mencionado duas grandes invenções: O navio a vapor e a locomotiva. Segundo alguns autores, teria previsto para o fim do século XX perturbações atmosféricas (poluição) e experiências atômicas capazes de alterar gradativamente as estações do ano nas regiões temperadas. Teria dito: - "As estações mudarão gradativamente, a primavera antes, e em seguida o verão. Será a parada gradual do próximo tempo, o presságio para o fim do ciclo". (citação de S. Hustin)

Esse tema não é novo. Conhecer por antecipação os acontecimentos futuros só é possível para quem tem acesso a um plano distinto do que vive a humanidade. É como o viajante que, do alto do topo de uma colina pode ver todo o percurso de uma estrada que está sendo percorrida por pessoas que só tem capacidade de ver um trecho limitado da via.

- Quem é Saint-Germain? - De onde vem? - Para onde volta após suas aparições? A última teria sido durante a guerra dos seis dias no oriente médio... Recursos inesgotáveis permitiriam a ele e a outros personagens misteriosos realizar essas missões junto à humanidade.

Os sonhadores orientados pela fé é que um dia poderão usufruir de um mundo novo quando a paz universal entre os homens realmente acontecer. A poesia mostra as coisas vistas de cima. Como um mestre que mostra o caminho. A materialidade oportunista e imediatista impede ao homem alçar voos maiores. Enquanto isso que sejam bem vindos esses personagens misteriosos.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

PROJETO DE VIDA

Afastei a nuvem passageira.

Para que te quero, mágoa passageira?

Vou fazer o que sempre quis,

Pois descobri como ser feliz.

 

Escrevi um poema nas folhas do tempo.

Enviei minha mensagem nas asas do vento.

Recebi a resposta na volta da noite.

Vivi meu dia de festa e de encantamento.

 

Libertei minha fantasia.

Vi Pégaso pelos céus a voar.

Ouvi com muita alegria

Tua voz, serestas entoar.

Expulsei a solidão;

Cantei de felicidade

Vivi uma linda paixão.

Até inventei pequena canção:

-"Brincando de roda nos raios do luar,

Sou menina a gazetear;

Meu projeto de vida estou a realizar".

.......................................................................

-"Prepara na primavera as flores que vão florir no outono e no inverno da vida" (Joaquim Manoel de Macedo).

 

- "Oh! Suave Luz que iluminas a noite escura; ilumina o meu  caminhar; clareia meus olhos; sê meu guia, para que nos caminhos da vida ,sempre mais alguns passos possa dar."

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A EDUCAÇÃO - AS REGRAS E OS SEM LEI

- "Todo homem que não conhece as coisas nele contidas, também não conhecerá as que pertencem aos outros. Não conhecendo as coisas que pertencem aos demais, não pode conhecer as do Estado" (Sócrates).
 
Tudo é uma questão de educação; desde o simples comportamento em família, até o comportamento na sociedade e na profissão. Obedecer regras e Leis faz parte da razão pura e simples, pois é a norma para uma vida ordenada, com disciplina e respeito por si próprio e pelo próximo - consequentemente pelo que é público ou privado.
O que hoje está acontecendo no país, com atos de rebeldia e violência por setores que tem por função manter a ordem e a segurança do povo, soa muito estranha pois está a indicar que houve uma falha seja por parte de quem deveria exercer o mando no topo da hierarquia do Estado, seja por parte dos subordinados que resolveram agir de forma inadequada.
Em nossa visão, pelo que conhecemos dos antecedentes da maior parte dos mandatários atuais, o que está ocorrendo é um espelho refletindo um passado marcado por movimentos que ignoraram a LEI e tentaram burlar a ordem impondo-se pela violência. Cometeram um grave erro e foram anistiados...
Ordem pressupõe disciplina, boa administração, subordinação, acato à hierarquia, respeito pelos direitos dos seus semelhantes, etc. Se um profissional não está satisfeito com sua realidade tem todo o direito de expor sua insatisfação, porém sem quebra dos princípios básicos que são ditados pela razão, pelo bom senso, pelos costumes, pelas Leis, pelas regras de conduta... seja lá que nome se lhe dê.
Educação vai muito além da aquisição de conhecimentos; significa aprender a governar-se a si próprio, pois é dessa forma de cuidado consigo próprio que o cidadão vai construir seu futuro o que naturalmente vai refletir-se na sociedade .
Uma Nação em que a Educação vai mal, pouco se pode esperar dos cidadãos que tomam como regra os exemplos nem sempre nobres de figuras públicas.
Os sem lei por crimes comuns lotam cadeias; os sem lei por crimes de responsabilidade passeiam livremente protegidos pela impunidade; pessoas que burlaram a Lei e a Ordem vigentes, num passado não muito distante, foram anistiadas e hoje querem punir quem tinha o dever institucional de proteger a segurança nacional ignorando que havia Leis e uma ordem institucional a serem respeitadas.
O debate sobre o assunto do que é conduta legal ou conduta ilegal, tem demonstrado que os defensores do que é politicamente correto em seu ponto de vista estão  longe de serem isentos, pois estão ignorando os princípios básicos de uma Democracia - liberdade de opinião e de expressão.
-"A incapacidade para aceitar críticas demonstra falta de cultura Democrática". Uma conduta desrespeitosa deixa de ser governo para ser dominação - ditadura - de indivíduos, de grupos, de governos.
Educar-se implica reconhecer o bem comum, da comunidade, da Nação. Se queremos uma sociedade melhor, comecemos a nos transformar em pessoas melhores. Não serão os discursos ideológicos, e muito menos bravatas, que vão levar a esse mundo novo idealizado por alguns alienados; só quem pratica a educação de si mesmo é que pode criar um mundo melhor. Regras e Leis são indispensáveis para que haja ordem e progresso em todos os sentidos.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

OS BENS E OS MALES - FÁBULA

Desde que o mundo é mundo há bens e males. Os males acontecem com tal frequência que parecem dominar. Estão em todos os lugares aos montes. Dizem que uma tragédia nunca vem sozinha.
Já, os bens, em pequeno número, demoram para se manifestar, o que deixa uma sensação de abandono à própria sorte.
Conta uma fábula que isso ocorre porque os bens sendo mais fracos sempre são perseguidos pelos males. Um dia, para se proteger, os bens subiram aos céus para perguntar a Zeus como deveriam se comportar em relação aos homens para poder cumprir sua função e escapar à agessividade do mal.
Zeus lhes recomendou que, ao se aproximarem dos homens, não deveriam ir todos juntos, mas um de cada vez. Assim, os males que ficaram todos juntos e mais próximos dos homens se apresentam ao mesmo tempo. Enquanto que os bens descendo dos céus, o fazem aos poucos e de forma isolada, cuidadosamente.
- Não há mal que sempre  dure, nem bem que não chegue àquele que é digno de merecimento, mesmo que tardiamente. Talvez é por isso que a esperança se mantém no coração das pessoas por maiores que sejam as atribulaçoes sofridas. Faz parte do ser humano saber por intuição que um dia o BEM chegará.
 
"O Sábio é retilíneo por índole -
Mas, não fere ninguém.
É intangível, mas não é inatingível.
É intransigente, mas não intolerante,
É brilhante, mas não é ofuscante." 
(Tao Te King)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

INVERNO POLAR NA EUROPA!!!

Os polos estão derretendo! O continente Euroasiático está congelando! E, os brincalhões perguntam marotamente: - Todo esse frio é por conta do aquecimento global?
A pergunta deveria ser: - o que está acontecendo com o planeta para que as massas de ar mudem de uma região para outra como temos observado.
Depois de muita neurose midiática misturando a destruição do meio ambiente pelo mau uso, com uma possível mudança climática a nível global para um aquecimento exagerado, assistimos ao oposto - ou seja, o inverno Siberiano chegando até o Atlântico com nevasca inclusive no norte da África em plena faixa de clima temperado.
Na verdade esse fenômeno não é a primeira vez que acontece. O clima é característico de região temperada com forte influencia da continentalidade.  Ou seja - invernos rigorosos e verões extremados. Sempre ouvi meus avós e outros imigrantes europeus se referirem a essas variações como sendo - "seis meses de invierno y seis meses de infierno"; e, quando o frio custava a chegar, o ditado era: "El frio, el lobo no se lo come". Essas referências eram feitas por pessoas que viveram na península Ibérica nos fins do século XIX e começo do século XX quando, em 1910 , migraram para o Brasil. Nessa época mal se iniciara a revolução industrial. Portanto, os extremos climáticos nada tinham a ver com a ação humana em relação ao meio ambiente.
Já falamos sobre os depósitos de sedimentos que comprovam que no passado, inclusive aqui no Brasil houve períodos glaciais. Não é nenhuma novidade que a Antártida já foi região de clima quente.
A vida humana é relativamente curta para abranger períodos longos de mudanças cíclicas e observar o deslocamento das massas de ar, ora dominando numa região, ora em outra. O estudo dos climas apresenta incógnitas e o planeta tem movimentos ainda não bem conhecidos.
Nada de alarmismos e exageros. Basta ir se adaptando às circunstâncias. Para quem vive de olho no espaço em busca de um planeta (a anos luz!) pensando em um dia deixar a Terra, que se prepare bem. Pois o tal paraíso tão sonhado pode ser aqui mesmo, com invernos rigorosos e verões escaldantes!
É como dizem: - 'não há clima inconveniente; as roupas é que são inadequadas'. Novos hábitos e mais ordem nos usos e costumes são regras de bom senso. Não somos meros turistas passeando pelo planeta Terra.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O MEDROSO E O PODER DE UMA SOMBRA

Uma diversão de infância era a de brincar com a própria sombra alongada, ao amanhacer, enquanto caminhavamos para a escola, ou buscá-la ao meio dia com o sol a pino. Fazer figuras na parede, projetando sombras com as mãos em movimento, era diversão garantida e muita algazarra com disputa para ver quem conseguia 'engolir' a figura feita pelo outro.
Aprendi a andar no escuro, pois não havia energia elétrica na chácara onde movávamos. A iluminação era na base do 'candil' de querosene e velas no lampião. Caminhei muitas vezes à noite, às cegas, porém com segurança e sabendo por intuição onde podia ou não pisar. Não me preocupava e me dizia: 'se um cego caminha no escuro, eu também posso'... Continuo andando no escuro mesmo agora com a comodidade da luz elétrica.
Mas, voltando às sombras, lembrei de um conto ou fábula:
- Um medroso caminhava por uma rua escura quando percebeu que uma figura caminhava ao seu lado. Apressou o passo. A figura também o acompanhou. Apavorado, desandou a correr e acabou tropeçando e caindo. Fechou os olhos e a sombra sumiu. Respirou aliviado e se levantou. Para sua surpresa, a danada da sombra também se levantou e o acompanhou. Só aí é que ele se deu conta que estivera fugindo da própria sombra".
Na vida não é diferente. Sombras sempre existirão se lhes dermos vida. E elas serão do tamanho de nossa fantasia alimentada pelo medo do desconhecido;  ou simples figuras projetadas na parede como  nas brincadeiras de infância.
A ameaça de três dias de escuridão de que falam as previsões para um possível 'fim do mundo' me remetem à pergunta: - 'se os cegos andam no escuro, por que devemos temer a escuridão prevista'? - Pense nisso quando sombras o perseguirem. Feche os olhos e veja a outra luz mais brilhante que serve a todos porque usam o olho interno para ver.
Espante as sombras que o perseguem...

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

IDENTIFICAÇÃO - POESIA E PENSAMENTOS

Janela dos olhos; janela da alma;
Sem grades, sem traves...
Abertura natural para o Universo
- interno e externo - Tudo tão real!
Abertura sem receios. É universal!
Todos podem penetrar e morar.
Tudo é Um. Lá fora, cá dentro,
liberto do mundo material.
Vida real do Eu na Luz,
Plena identificação com o Criador
Sempre a nos abençoar.
(SP - 15/05/1978)
......................................................................
 
Pensamentos:
- "O Universo doa em abundância quando adotamos uma atitude de gratidão".
 
- Amigo é aquele que sabe tudo a seu respeito e, mesmo assim, ainda gosta de você". (Kim Hubbar)
 
-"Que Deus está com você é indiscutível; todavia, se você não estiver com Deus, ninguém pode prever até onde descerá seu espírito, nos domínios da intranquilidade e da sombra". (André Luiz).
 
- "O valor de qualquer ato externo depende essecialmente da intensidade da atitude interna".
 
-"Poderossíssimo é aquele que tem a si próprio em seu poder". (Sêneca).

domingo, 5 de fevereiro de 2012

DITADURAS - DIREITOS HUMANOS E LIBERDADE

A história mundial está repleta de movimentos revolucionários que levaram a períodos mais ou menos longos de estados ditatoriais; cada revolução e seus seguidores tem objetivos e metas diferentes - enquanto uns visam manter ou restabelecer a ordem democrática, outros  impõe ideologias contrárias às liberdades individuais. Naturalmente os resultados serão totalmente diferentes de um país para outro.
Liberdade de pensamento. Liberdade de ir e vir. Liberdade de expressão... são os anseios de muitas pessoas que, por uma ironia da vida, se tornaram refens de ditaduras, cujos mandatários se sentem no direito de tolher os direitos de seus semelhantes, como o de ir e vir, de pensar diferente, etc.
 Por exemplo, a imprensa acaba de noticiar que a blogueira cubana Yoani Sánchez, mais uma vez foi proibida de sair de seu país, desta vez para vir ao Brasil. Iludiu-se ela de que a presença da presidente do Brasil em visita de negócios lhe servisse de aval para obter um visto de saída da ilha prisão. Ela é jovem. Certamente conhece apenas uma parte da história vivida no Brasil durante o regime militar contada conforme a visão dos mandatários de seu país. Deve ignorar que a 'ditadura' brasileira foi para combater os que queriam implantar aqui o regime comunista (socialista) semelhante ao que ela enfrenta lá, e que, tanto a atual presidente como o ex-presidente, são amigos pessoais e admiradores dos governantes que mandam em Cuba há 52 anos(!) Portanto, a visita de negócios não comportava tratar de direitos humanos, mesmo os mais simples como o direito de ir e vir.
Lembramos de que a liberdade de ir e vir para os cidadãos de bem, aqui no Brasil, durante os governos militares, não foi atingida. A ordem e o respeito à Lei foram mantidas. O progresso promovido na época, levou o país à ser a Nação que é hoje, graças aos programas de desenvolvimento regional implantados para romper as barreiras do subdesenvolvimento em todos os setores, buscando dar autonomia e estabilidade econômica  do país. Tudo muito diferente do que foi feito após a revolução em Cuba que parou no tempo, à sombra dos países comunistas e em guarda contra um possível ataque ianque, enquanto a população permaneceu  parada perdendo preciosas horas ouvindo discurseiras em praça pública.
Se aqui no Brasil não estamos melhor hoje, é porque nos últimos trinta anos de abertura política os governantes só se aproveitaram do que foi implantado na época dos governos militares e quase nada foi preservado ou melhorado. Além do mais, a corrupção e as políticas interesseiras tem corroído o capital que deveria ser utilizado na manutenção e ampliação de novos projetos na infraestrutura.
- Projetos há. Muitos! No papel!!!
As ditaduras radicais de ideologias obsoletas que já fracassaram deverão ser suprimidas mais dia menos dia. Essa é a esperança que devemos reforçar para aqueles que hoje estão sofrendo restrições em seus direitos de se expressar livremente com responsabilidade.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

A ORDEM E A LIBERDADE

Liberdade! - uma escolha para ser escravo, ser um anarquista, ou para ter uma vida ordenada?
Em uma sociedade justa subsiste uma tensão saudável entre as exigências da Ordem e os anseios da Liberdade.
Liberdade é o normal para a humanidade. E no caso, 'normal' significa um 'padrão duradouro', ou seja, onde haja uma regra permanente, coerente, justa, benéfica para todos, e que deve conter os princípios da ordem social. Essa ordem deve ter como alicerce uma doutrina de fé religiosa, por exemplo, que estabeleça uma hierarquia de valores e fronteiras para as vaidades do ego humano.
A liberdade, através dos tempos passsou por muitos estágios até atingir o atual. Porém, a liberdade como muitos a interpretam na atualidade, perdeu os parâmetros do que é ordem e está caindo para o oposto. Em nome da liberdade  estão sendo esquecidos os deveres ditados pela consciência de respeito perante algo ou alguém superior - no caso da fé em um Deus - que norteia a vida das pessoas. Sem esses princípios que ordenam as condutas individuais, a liberdade dificilmente sobrevive.
Uma mente capaz de abranger o significado da importância da fé como base para a ordem, pode salvar do caos a sociedade mundana, materilaista, praticante da amoralidade em todos os sentidos, onde o desrespeito já atinge o próprio indivíduo que está se tornando incapaz de discernir valores:
- Aborto? Drogas? Violência? Mentira? Corrupção? Opressão? Licenciosidade? Cerceamento das liberdades por atos praticados por mentes doentias? Escravidão subserviente a ideologias destrutivas das crenças e da fé - únicos esteios capazes de sustentar a ordem na alma e na sociedade através do conhecimento, começam a dominar em certos setores da vida afetando principalmente a juventude.
No Brasil, hoje assistimos a um desfile de denúncias, as mais variadas, em todos os setores. Desde a polêmica das milionárias construções de estádios para a Copa (das Confederações e mundial de Futebol) e as Olimpíadas, enquanto milhões de cidadãos vivem sem um teto, prédios desabam, bueiros explodem, greves por melhores condições de trabalho são realizadas para forçar governantes a olhar para a realidade vigente, - até mais um escândalo ministerial... Todo dia, mais um!
Liberdade demais corrompe, leva ao caos  e à autodestruição. Ordem de menos mata!
O normal de uma conduta com ordem e liberdade deve conter 'um padrão duradouro, baseado na ética, na moral e na Verdade.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

DIREITOS HUMANOS PARA OS HUMANOS

Já surgiram tantos organismos defendendo tudo quanto é espécie que vive no
planeta que estão se esquecendo dos Humanos, e que, Direitos dos Humanos quer dizer: os direitos que um ser humano tem como mais uma espécie que vive no planeta. Certo? - Certo!
A palavra 'humano' significa: uma pessoa bondosa, justa, recíproca, respeitosa, digna, íntegra, decente, altruísta, verdadeira, etc.
No seu mais amplo sentido significa: 'uma criatura feita à imagem e semelhança de seu Criador'. Portanto, um ser digno de ser tratado com bondade, respeito, justiça, dignidade, se preconceitos de qualquer espécie.
Porém, ao contrário da lógica, o ser humano vem sendo tratado de forma desrespeitosa onde a inveja, a ganância pelo poder e pelas riquezas, com cerceamento das liberdades de expressão, pela exploração e opressão dos indivíduos mais fracos é a regra praticada inclusive por grupos que se auto-intitulam 'seus defensores'.
Muitos dos que se alçaram ao poder pisando em cadáveres e ainda hoje se sentem injustiçados, e pior, se sentem no direito de serem indenizados e reverenciados, tem, sim, telhado de vidro. E, são eles os que fazem vistas grossas aos direitos humanos e usam a opressão contra a sociedade. Os demais lhes seguem o exemplo quase que automaticamente, inebriados por falsos valores.
Citar exemplos? - Não há necessidade. Todos conhecem muitos exemplos, seja em nível de indivíduos, seja em nível de Nações.
Brasil, Brasil que te quero livre dos escândalos, da corrupção, da mentira, da extorsão de quem trabalha, da falta de respeito pela verdade e pelo bem e a ética. Brasil, Brasil do trabalho, da oportunidade, da esperança, da reciprocidade e do respeito mútuo, da religiosidade, da individualidade - tudo em nome da LEI, da Paz, e da Harmonia - te quero livre. E, principalmente respeitoso para com a VIDA do ser humano - uma dádiva divina que ninguém tem o direito de burlar.
Somos Humanos. Temos direito à VIDA. Uma vida digna, de oportunidades, sem cerceamento ao crescimento individual, com respeito e reciprocidade em tudo.
O "Não Faças ao outro o que não queres para ti" - não deve ser apenas uma frase de efeito. Mas, uma regra para ser cumprida ao pé da letra por todos. TODOS!
Direitos Humanos para os Humanos, já!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O QUE HÁ DE MELHOR E O QUE HÁ DE PIOR?

Entre as muitas narrativas sobre a vida do fabulista Esopo no convívio na casa de Xanto, há como sempre uma lição do sábio.
Em atendimento ao pedido do amo para que servisse aos seus convidados em um banquete o que havia de melhor, Esopo serviu uma variedade de pratos exclusivamente feitos com 'língua'.
Os convivas estranharam, porém saborearam e elogiaram o estranho banquete. O seu amo, no entanto, não gostou da atitude do criado e o repreendeu, e lhe pediu uma explicação.
Esopo respondeu que simplesmente atendera ao pedido para servir o que havia de melhor.
Explicou: - a língua é o que há de melhor porque ela é: o laço da vida civil; a chave da ciência; o órgão da verdade e da razão; com ela construímos cidades e as policiamos; com elas persuadimos; reinamos nas Assembléias; cumprimos o primeiro dos deveres que é o de louvar os deuses.
No dia seguinte Xanto o encarregou de servir outro banquete e lhe pediu que servisse o que havia de pior. E, para sua surpresa, Esopo serviu novamente outra variedade de pratos feitos com 'língua'!
Sob o protesto de Xanto, novamente ele se explicou:
- A língua é o pior que há pois ela é a mãe de todas as disputas, a nutriz de processos, fonte de divisões e de guerras; e, se bem que é o órgão da Verdade, também é a do erro e da calúnia. Com ela se dostroem cidades e se praticam maldades. Se louva deuses, também produz blasfêmias contra eles.
- O que há de melhor e o que há de pior?
- Sem dúvida é o bom ou mau uso que fazemos dos dons que possuímos. A falta de uma formação ética e de respeito pela ordem constituída tem levado a desgraça a muitas Nações.
Assistimos a mais uma guerra de 'linguas' entre os povos e as Nações a se digladiarem prenunciando um final pouco feliz. Moderação em tudo. Tanto nos elogios, como nas condenações. Que a história da humanidade tenha muitos mais relatos louváveis do que tristezas a contabilizar.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SÃO PAULO - PIONEIRISMO - TRABALHO PRODUTIVO - CAPACIDADE CRIATIVA

São Paulo, não só a cidade, mas também o Estado tem tido a boa sorte de contar com pioneiros que abriram as portas ao progresso e ao crescimento econômico nacional. Talvez seja pela multiplicidade de migrantes que lá se estabeleceram, e, que troxeram consigo a força de trabalho produtivo, que aliado à capacidade criativa, fizeram  a diferença.
Ouvi muitas vezes meus avós e pais repetirem: - "mãos e mente ocupada não deixam lugar para tonterias" - incentivando-nos a sempre aprender e colocar em prática os conhecimentos. Os exemplos de pessoas que ocuparam seu tempo e capacidade criativa e os puseram em prática são muitos.
Vimos ontem a notícia sobre o lançamento pelo governo paulista do projeto das carretas (viarápida) com salas para a profissionalização de jovens e adultos em várias áreas, com cursos grátis de solda, corte e costura, cabelereiras, etc., e que devem circular pelo interior do Estado de S. Paulo atendendo à população.
Esse tipo de iniciativa corresponde a abertura de novos horizontes na vida das pessoas, pois  cria oportunidades para crescerem profissionalmente; ações como essa devem se multiplicar. Assim, de polo de atração, a cidade passa a polo de irradiação de aportunidades de aprendizado sem a necessidade da migração das pessoas para a cidade.
Por ocasião das festividades de aniversário da cidade vimos um projeto que visa  reorganizar o espaço urbano para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos. Esperamos que saia do papel e se torne realidade. Assim como um antigo projeto de navegação do rio Tietê com um porto flivial onde hoje funciona o Ceagesp.
Entre os exemplos de sucesso graças à capacidade criativa, do trabalho produtivo e de pioneirismo, na década de 1960 quando residia na cidade de São Paulo ficou registrado em nossa memória uma inusitada visita que fizemos com uma amiga, a uma família de seu relacionamento, no bairro do Tatuapé.
Enquanto tomavamos um cafezinho na confortável sala, tudo foi dominado por intenso cheiro de borracha vindo de um forno de vulcanização instalado na garagem da casa. Momentos depois, o dono da casa, com pedidos de desculpas, apareceu na sala com um par de chinelos gigantes, de borracha preta. Ante o protesto da mulher, ele exibiu sua criação: era uma sandália havaina de borracha recém saída do forno - literalmente!
Ele trabalhava na vulcanização de calçados masculinos e teve a idéia de utilizar a sola dos sapatos com talas para fabricar um chinelo no estilo dos chinelos de palha havaianos. As pessoas presentes deram seus palpites e ele, que de imediato só pensara em fazer um par de chinelos para uso próprio, resolveu aperfeiçoar a idéia.
Passadas algumas semanas e lá estavam à venda nas feiras livres e em algumas vendas do bairro as primeiras sandálias em tamanho menor e já nas cores preta, azul e vermelho; vieram depois as amarelas, as verdes...
Quando vejo as atuais - elegantes e decorativas sandálias de dedo - relembro a cena. Não guardei o nome daquele tímido senhor; mas graças a sua capacidade criativa, a sandália recém saída do forno está aí servindo milhões de pessoas.
Não basta ter idéias. É preciso colocá-las em prática. E para que isso ocorra, as pessoas tem que ter oportunidade de aprender e apoio para realizar projetos, pois o mundo atual é bem diferente de cinquenta anos atrás. Não podemos nos intimidar com crises fabricadas e propagas aos quatro ventos.
Aliás, a palavra crise = a oportunidade!