quinta-feira, 14 de julho de 2011

A ORAÇÃO COMO MODO DE MUDAR O FOCO

Sempre estamos às voltas com alguma preocupação e desgaste por conta das exigências diárias. Aí o melhor para sair do círculo vicioso em que caímos, ou que nos levam as exigências da convivência do dia a dia, o melhor é mudar de foco. Sair pela porta da oração ainda é uma das melhores opçãos. Lembrei de um dia, em que ao entrar na sala de aula de nível colegial para completar o ano letivo do curso de religião, substituindo o professor da matéria, ouvi um aluno dizer meio contrariado: -“E agora vamos rezar Três Ave Maria”.
Não pude deixar de rir. Era aula de religião e não catecismo... Na época eu ainda não sabia o porquê do número três em muitas situações. Inclusive na oração. Com o tempo descobri.
Fui buscar o significado do número três no Alfabeto Cósmico e sua simbologia. O número três é a expressão de um e dois. O Um é o princípio ou fonte de onde se parte. É o começo de onde tem início o movimento. É o símbolo do Sol e do Pai. É um ponto só, independente. O número dois representa a dualidade: sim-não; claro-escuro; direito-esquerda, etc., indicando a necessidade de uma escolha, de determinar um caminho, uma tomada de decisão. Simboliza a Mãe. O três é a Trindade ou o Filho que completa a expressão de um e dois. Enquanto o um é um ponto fixo, o dois indica os caminhos, o três alça o vôo saindo da materialidade rumo a espiritualidade. Assim, quando alguém fizer sua oração, na 1ª vez está dando a partida para a comunicação, mas ainda está ligado ao mundo físico das necessidades materiais. Na 2ª vez que repete a oração, ele já está caminhando em busca de algo mais. Na 3ª, alça vôo para além do mundo material. O triângulo simboliza visualmente este significado.
No esoterismo temos: Pai-Filho-Espírito Santo.
Num sentido mais amplo temos: 1- Yod – princípio ativo – gera o movimento. 2- Hê princípio passivo – a voz do coração. 3- Vô – elo de união entre o ativo e o passivo. 4- Hê – transição para um novo começo.
Uma sequência de três orações permite à pessoa tranqüilizar-se e penetrar num mundo mais elevado – objetivo de uma oração.
É o que ensinam as Religiões: Re = ligar novamente com o princípio Criador. A Oração é o método mais simples e direto de criar uma nova perspectiva em relação à mesmice do dia a dia. Tudo com muita paz e satisfação íntima, coisa que dificilmente se consegue no agito da vida moderna.
http://pt.shvoog.com/writers/samnys