quinta-feira, 21 de julho de 2011

CUIDADO COM A POLUIÇÃO DENTRO DE CASA

Cuidado! O interior de sua casa é bem ventilado? Previna-se para não sofrer as consequências do ambiente onde muitas vezes passamos a maior parte do nosso tempo.
A poluição atmosférica nas áreas urbanas não se limita à fumaça e aos vapores emitidos pelas descargas dos automóveis. A poluição atmosférica em recintos fechados nos países em desenvolvimento se agrava com o uso de combustíveis tradicionais (lenha, carvão, esterco, resíduos agrícolas) usados no fogão para preparo de alimentos, e para aquecimento, devido à fuligem, às partículas de carbono e outras substâncias tóxicas (gás e querosene).
Porém, os países desenvolvidos que não tem esse impacto graças às modernas tecnologias, não está livre de poluição nos recintos fechados.
As “Fábricas Verdes” ecologicamente corretas não ajudam a melhorar a qualidade de ar em recintos fechados. A ventilação é imprescindível para que os poluentes naturais que se acumulam por processos múltiplos de decomposição no subsolo fiquem concentrados em ambientes fechados (ex. radônio), mas que se desintegram na presença de ar fresco em circulação.
Há outros poluentes nocivos que são provenientes dos materiais de construção utilizados em chapas de fibras isolantes (asbestos), ou as madeiras prensadas (formaldeídos), etc. Isto acrescido aos efeitos nocivos do cigarro, torna os ambientes fechados e sem ventilação adequada para a dispersão dos poluentes, num foco perigoso para a saúde humana: - Câncer de pulmão, infecções respiratórias, asma, pneumonias, etc.
Aí, entre as modernas tecnologias encontramos o Ar Condicionado. Eu não gosto do ar condicionado. Não é pelo gasto de energia. No verão, o suficiente para refrescar o ambiente é manter a temperatura 5 graus abaixo da temperatura exterior, mas em geral costumam exagerar e colocar a regulagem no máximo. Isso incomoda. Também já provocou muitas vítimas, seja pelo choque térmico, seja pela contaminação do ambiente por bactérias.
E tem mais. Agora já se sabe: - Ar Condicionado também aquece! Aquece o exterior do ambiente, pois joga para fora da sala o calor que vai se somar ao do lado de fora.
Em “Ecolaboratório Ambiental” (Clemente Álvarez- El País) encontramos algumas explicações sobre o assunto. Segundo tese de doutorado realizada por um investigador do Centro de Investigações Energéticas e Meioambientais (Ciemat) em uma cidade como Madrid, os aparelhos de ar condicionado podem aumentar a temperatura no verão entre 1,5 e 2 graus centígrados em determinadas horas, pois ao mesmo tempo em que refrescam o interior jogam para fora o calor.
Para resolver um problema, arrumam-se outros! Como sempre! Hábitos saudáveis são a melhor forma de resolver muitos problemas ambientais. Desde a higiene do ambiente às novas práticas comportamentais fugindo dos ambientes fechados, muitas vezes mais poluentes do que a tão temida poluição das ruas. Cuide-se.
http://pt.shvoong.com/writers/sanmys