quinta-feira, 7 de julho de 2011

CORTINA REFRESCANTE ECOLOGICAMENTE CORRETA

No texto publicado ontem chamamos a atenção para a falta de adequação do ambiente às temperaturas externas , sejam para enfrentar os verões tropicais, seja para suportar as ondas de frio, como as que estão se verificando no sul e sudeste do país.  A arquitetura moderna deixa muito a desejar em relação à sua adequação climática. Temos contestado ambientes, por exemplo, que num país tropical com luz solar o ano todo haja espaços onde mesmo durante o dia precise ter luz artificial e ventilação à base de ventiladores ou ar condicionado.
Mas quando se faz necessário, a criatividade humana é fantástica. Não estou falando em altas tecnologias. Estou falando numa alternativa para refrescar o ambiente interior de uma residência e até mesmo de prédios com vários andares. Trata-se da “Cortina Verde”. Já vimos várias opções de telhados com cobertura vegetal ( gramados, com jardins, pomar, etc.). Agora a cortina que protege as paredes dos inclementes raios solares. O modelo apresentado foi iniciativa de um governante no Japão que enfrenta racionamento de energia após o grave acidente de Fukushima. Trata-se de uma cortina feita com o cultivo de pepinos. Vários vasos enfileirados na calçada com mudas de pepinos que cresceram apoiados em uma grade-guia apoiada à parede do prédio formando uma cortina verde já produzindo seus frutos... O projeto bem sucedido está sendo espalhado entre a população linteressada em refrescar o ambiente doméstico - lá no Japão.
Uma iniciativa simples, prática, a baixo custo, que além de produzir frescor fornece alimentos... O mesmo pode ser feito com outros tipos de plantas como o Chuchu, o Maracujá, a Videira, plantas decorativas que antigamente eram usadas para fazer caramanchões acolhedores no meio de jardins... Ou seja, o homem deve falar menos de “meio ambiente” e aprender a usar mais o que ele lhe oferece de bom.