quarta-feira, 6 de julho de 2011

É O FRIO! UMA NOVA "PEQUENA IDADE DO GELO" VAI CHEGAR?


É O FRIO! Nos últimos tempos só se tem falado em “aquecimento global”. E o frio como fica? – O frio, o lobo não o come! Ele sempre chega.
Eu já esperava por essas mudanças mais freqüentes em relação ao frio por aqui. Em 1958, numa aula de campo, de geologia, visitamos a região de Itu/Salto onde há uma jazida de “varvitos”. O depósito de “varvitos” se formou na região há milhares de anos. Consta de uma “pilha” de lâminas finas, umas de cor clara e outras de cor escura, intercaladas. O professor Aziz, ao explicar como se havia formado aquela estrutura sedimentar, chamou a atenção de que as lâminas de cor clara correspondiam aos depósitos de sedimentos glaciais (claros) durante um período frio, seguidos de um período de calor o que deu origem às camadas de sedimentos do carbonífero (escuras), assim sucessivamente. Lembrou que no presente a região e o país passam por um período quente (carbonífero) portanto o próximo período será de frio. E disse: “dentro de cem anos deverá começar a cair neve novamente na região”(sic). Já se passaram mais de cinquenta anos. Portanto é esperar para ver a chegada de ondas de frio cada vez mais intensas.
É como diz Bjorn: _ Calma! É só ir se adaptando ao novo “ótimo” que gradativamente deverá se instalar no Sul, Sudeste e Centro Oeste.  Qual é a temperatura “ótima” para nossa região? – Atualmente é de 24ºC. Pode se reduzir para 15ºC sem problemas, desde que adotemos medidas adequadas. Por falta de estudos e de informações corretas abrangendo espaços de tempo maiores, as pessoas se esquecem em primeiro lugar que uma das características do clima é a sua permanente variação. Não existem temperaturas inconvenientes; o que falta são hábitos  adequados às diferentes situações climáticas.
As grandes variações climáticas observadas no passado são maiores e mais importantes do que o que está sendo anunciado pelo “aquecimento global” confundindo alterações climáticas e ação predadora/poluidora do homem, colocando tudo na mesma temática.
Uma nova “pequena idade do gelo?” Ela pode se instalar num espaço de tempo mais ou menos rápido, em termos de tempo cósmico. É só ir procurando se adaptar às novas condições, pois a vida é dinâmica.
Postamos no Shvoong um pequeno resumo do livro: -  “CALMA! – Uma Visão Revolucionária Sobre o Meio Ambiente” (Bjorn Lomborg) onde o autor faz uma análise sobre tudo o que se tem discutido em relação ao tratado de Quioto e o aquecimento global.
http://pt.shvoong.com/writers/sanmys,
E o inverno chegou forte no hemisfério sul. O Brasil se agita na região Sul, Sudeste e Centro Oeste: - Geadas, neve, temperaturas abaixo de zero, muito frio para alegria de  turistas e para quem vive da venda de produtos próprios para enfrentar a onda de frio.