segunda-feira, 18 de maio de 2015

TRÊS ANIMAIS SÓCIOS (FÁBULA)


 Um Macaco, um Gato e uma Cabra fizeram uma sociedade com o Leão. Ficaram satisfeitos e felizes, pois com um sócio forte e poderoso iam ter comida farta! Feita a sociedade saíram para caçar. Corre daqui, cerca dali e com a ajuda do Leão pegaram um Cervo de carnes macias e saborosas. Todos já estavam com água na boca.

O Leão falou: - Somos quatro e vamos dividir a caça em quatro porções iguais. A primeira porção é minha, pois fui eu quem abati o cervo.

Os três sócios aplaudiram, concordando com a decisão do Leão. E ele separou sua parte. – Agora, disse ele, a segunda porção também é minha porque sou maior e mais forte e vocês são menores; para me manter forte fico com a segunda porção.

Novamente os três concordaram após se entreolharem. Afinal ele era muito maior, portanto precisava comer mais.

O Leão continuou: - A terceira porção também é minha porque vocês três já concordaram como foi decidido sobre as duas primeiras partes.

E, lá pegou a terceira porção para ele. Quando os três se preparavam para pegar a quarta e última porção, o Leão finalizou com autoridade: - A última porção eu concordo em que a coma quem a disputar comigo.


Moral – No mundo vigora a lei do mais forte. Espelho do mundo real >  a expressão “contrato Leonino” e “a parte do leão” ilustram bem essa fábula de La Fontaine.