segunda-feira, 4 de maio de 2015

CRACOLÂNDIA - COMO NÃO RESOLVER O PROBLEMA DAS DROGAS. - TÓXICOS - UM DESAFIO A SER ENFRENTADO DE FORMA RESPONSÁVEL.

O problema do uso de drogas é tão antigo como a humanidade. As causas são conhecidas. As consequências estão expostas no cenário macabro da cracolandia paulistana sob o patrocínio da Prefeitura da maior cidade do país. A consequente deterioração ocorrida dos espaços públicos é o espelho de uma administração municipal  ignorante e sem planejamento que atenda todos os cidadãos de forma digna e respeitosa. A favelização do centro da capital paulista com  a presença de marginais e traficantes de drogas junto com usuários/viciados em crack  é de uma irresponsabilidade extrema,  um caso de policia. Não resolve o problema e afeta diretamente os moradores da região e denigre a imagem da cidade como um todo.


Soluções para cuidar de viciados em drogas existem e estão sendo postas em prática em muitos outros locais do país com bons resultados - Para se obter sucesso no tratamento é preciso sim o isolamento dos viciados em ambiente apropriado  com cuidados especiais após uma triagem, pois cada caso é um caso.


Não sou dona da verdade. Mas como cidadã e educadora tenho dedicado meu tempo a estudar o assunto desde que o problema começou a ganhar destaque nos anos 60/70 do século passado. Entre os estudos realizados selecionei dois textos. “Tratado Geral dos Tóxicos’ e ‘Motivações da Toxicomania’.

O primeiro:

 

1 - “TRATADO GERAL DOS TÓXICOS”

            Qualquer trabalho expositivo sobre tóxicos fica sempre incompleto; qualquer lei que queira impedí-los fica sempre falha. Repressão e tratamento são anulados pela insídia e poder dos agentes tóxicos, sejam ilegais ou os considerados "legais".
Só venceremos a batalha revertendo a escalada a que os tóxicos nos levaram. O livro "Tratado Geral dos Tóxicos" (Mário Sanchez -  ed. IMERY), por exemplo, faz uma abordagem ampla do assunto, partindo de suas origens secretas, especificando os tóxicos maiores e os intermediários; fala das plantas alucinógenas e faz um alerta ao abordar os "Falsos Alimentos" - a que denominam de Tóxicos Menores.
 Oferece ao leitor uma visão da realidade humana através da história, desde o "fruto proibido" que ao ser experimentado provocou as mesmas características que as drogas e entorpecentes em geral provocam nos indivíduos.
O primeiro e grande erro vem da alimentação errada, pois o homem é frugívoro por natureza e qualquer desvio na conduta alimentar gera efeitos tóxicos que vão subindo na escalada criando os vícios. Todas as fases dessa escalada são devidamente explicadas demonstrando como se chegou ao estágio atual a partir da desobediência ao projeto genético humano.
O prejuízo é pessoal e é social, pois o ser humano vai sendo destruído gradativamente através do uso e do abuso de todo tipo de drogas incluindo os analgésicos, as drogas para levantar o moral, etc. Ópio, Morfina, Heroína, Cocaína, Haxixe, mescalina, alucinógenos e todos os produtos químicos sintéticos, etc., mesmo os utilizados sob controle; e mais o álcool, a nicotina, a cafeína que também estão ligados a outros fatores desagregantes da sociedade, principalmente das famílias.
 A exposição sobre os Falsos Alimentos demonstra de forma clara e detalhada, com a explicação científica, de como certos produtos considerados indispensáveis a uma alimentação saudável, agem de forma negativa no organismo humano - daí serem chamados de tóxicos menores que passaram da fase de aceitação para o de "obrigação" - entre elas estão os produtos de origem animal, a sacarina, o sal, etc.
Afinal: - usamos os tóxicos porque não conseguimos deixar de usá-los? - Todos estão bloqueados, entorpecidos, intoxicados!  Qual a motivação?

“- ... em sua angústia e insegurança,o indivíduo tenta adaptar-se às mudanças rápidas tanto da sociedade como de seu próprio desenvolvimento físico-psicológico, e busca um lenitivo nos psicotrópicos. E o pior é que essa fuga está na moda e, como já anunciava o Don Juan de Molière "tous les vices à la mode passent por vertus". (Realidade dos Tóxicos – Maria C. V. Santarcangelo)

Qual  a solução para o problema?   - "Todos os tóxicos perdem seu lugar junto ao homem se mudarmos nossa alimentação para o Natural - Frutas, Jejuns - Ar/água/luz".  O tratamento deve começar por aí.
TÓXICOS  - um desafio a ser enfrentado de forma responsável por todos, a começar pelas autoridades.


Nota – o próximo texto:  2- ‘Motivações  da Toxicomania ‘