segunda-feira, 25 de maio de 2015

EDUCAÇÃO É APRENDER A GOVERNAR-SE > UM HOMEM DE ESTADO DEVE APRIMORAR-SE PARA SABER CUIDAR DOS DEMAIS.


Pressupõe-se que quem governa tem qualificações que lhe permitem servir de modelo onde os cidadãos possam mirar-se. Porém o que se pode observar é que na educação foram esquecidas as técnicas da formação da própria pessoa, ou seja, dos procedimentos que contribuem na formação pessoal para que sejamos quem somos.

– ‘Educar-se é governar-se’. Quando se fala do cuidado com a educação e do próprio aprimoramento, está se falando de  uma forma de educação que afeta toda a existência e contribui na formação individual. Corresponde ao aprendizado do cuidado consigo e com os demais’. É  por esse motivo  que a Educação da pessoa que governa,  que o seu aprimoramento são de suma importância, pois ela diz respeito não só a si como cidadão, mas afeta a sociedade como um todo.

- Como aprender? – O aprendizado entende algo mais de  como nos constituímos a nós próprios como indivíduos, até chegar a ser artesãos, artífices, da beleza e dignidade de nossa própria vida. Trata-se, principalmente de cuidar-nos de nossas condutas e de nossas relações conosco e com os outros, e até na  procura de uma atividade recreativa.
Tudo isso tem um alcance político, que inclui a coragem da curiosidade de pensar se seremos capazes de chegar a ser outra pessoa. Corresponde a práticas que produzem verdadeiras transformações pessoais. Transformações que por sua vez são transformações da sociedade. Pois bem, educar-se não é apenas ocupar-se individualmente do que nos afeta e ignorar os outros, nem esquecer-se do comum, da comunidade, da comunicação; é sentir-se vinculado a uma tarefa que precisa de nossa máxima dedicação, a da transformação. O cuidado de cada um, a dedicação, a cultura que isso requer, é determinante, inclusive para garantir e legitimar nossa relação com os demais.

Diálogo ilustrativo: 
- “Sócrates – Todo homem que não conhece as coisas que estão nele, também não conhecerá as que pertencem aos outros.
Alcebíades – Isso é verdade.
Sócrates – Não conhecendo as coisas pertencentes aos demais, não pode conhecer as do Estado.
Alcebíades – É uma consequência necessária.
Sócrates – semelhante homem pode ser alguma vez um bom homem de Estado?
Alcebíades – “Não”. (Platão, Alcebíades, 131 a-b)
Alcebíades pergunta a Sócrates sobre como preparar-se para a ação pública. A resposta se concentra no cuidado de si próprio. “Se uma pessoa não é capaz de governar-se a si próprio, como vai governar a cidade?
Alcebíades é chamado a procurar a justiça e a sabedoria, e para isso, se lhe diz: tem que “administrar e cuidar de si e de seus assuntos, como também da cidade e das coisas da cidade” – e isto também é economia, mas com educação.

Conclusões – o ‘Conhece-te a ti mesmo’, cuidar da própria educação em primeiro lugar, deve ser o objetivo de toda a educação, inclusive de quem governa, pois o que o governante é se refletirá no coletivo, na sociedade. A educação é assim uma tarefa coletiva. Sem esta convicção, o que chamamos de governo, resulta de olhar curto, desejo de dominação e de controle dos indivíduos.


Nota: Ilusão é acreditar que o individualismo humano deva ser absorvido na unidade simbólica do coletivo. Cada um é diferenciado desde o dia da Criação exatamente para firmar sua individualidade.