quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

PARA NÃO ESQUECER O ESCÂNDALO NA PETROBRÁS – UM POEIRÃO QUE VAI DEMORAR PARA PASSAR.


Fim da leitura, fim do carnaval, é hora de voltar das belezas, mistérios e singularidades das calotas polares à realidade tropical de um país mergulhado num poeirão só que vai demorar a baixar. Pelas noticias atualizadas, os estragos feitos pelo Petrolão envolvendo o público e o privado serão para marcar a história do país para sempre.

Algumas frases dão a extensão e a gravidade dos fatos envolvendo políticos, autoridades e empreiteiras:  

- ‘Nenhum partido dá apoio político só pelos belos olhos daquela pessoa ou pela sua capacidade técnica’... ‘- As pessoas sabiam o que estava acontecendo e comentavam que tinham alguns partidos cobrando propina. Não se chega a diretor da Petrobrás sem apoio político’. (Paulo Roberto Costa  em depoimento ao Juiz Federal Sérgio Moro – Operação Lava Jato – 13/02/2015). ...’os partidos políticos que indicaram dirigentes para a estatal (Petrobrás) ‘sempre’ exigiam benefícios em troca de apoio’. .... ’ % das propinas exigidas pelas diretorias da Petrobrás: 1% para a diretoria de Refino de Abastecimento; 2% para a de serviços, controlada por Renato Duque – indicação do mensaleiro José Dirceu’.

- O sistema corrupto que montou o esquema para financiar as campanhas políticas vem de 1987 (!) – logo após o fim do regime militar e antes da Constituinte. Todos os governos desde José Sarney estão envolvidos.
-‘Precisamos de instituições fortes e não de pessoas fortes. ’ (Janot.)

- ‘Nós, brasileiros honestos, temos o direito e o dever de exigir que a presidente Dilma demita imediatamente o ministro José Eduardo Cardozo’. (ex-ministro do STF Joaquim Barbosa – 14/02/2015). Mensagem no twitter em referencia ao encontro do ministro da Justiça Eduardo Cardozo com advogados das empreiteiras prometendo que depois do carnaval tudo ‘se acalma’! – ou que haverá uma ‘reviravolta’ nas investigações sobre o Petrolão; até Lula entraria na ‘jogada’ (sic).

-‘O Brasil precisa de banho de ética’. (Ministro Marco Aurélio Mello - entrevista à revista Veja) – o Petrolão é o aperfeiçoamento do que começou com o mensalão, porém com uma dimensão incalculável. O desgaste político da imagem do país vai muito além do que se imagina...


Chegamos à Quarta feira de Cinzas. Agora vai!. É como dizem: -  no Brasil o ano só começa depois do carnaval. Por enquanto só a ‘Vai-Vai’ paulistana tem o que comemorar: é a campeã do carnaval 2015 com um tema bem nosso – a ‘pimentinha’ Elis Regina. Parabéns!