sábado, 21 de fevereiro de 2015

A ASSEMBLÉIA DOS RATOS – (TEMA DO FOLCLORE NACIONAL)


No sótão de rica mansão vivia uma alegre e ativa comunidade de ratos e ratazanas, que quando não estavam desgastando os aguçados dentes roendo, roendo, roendo... , estavam repondo as energias comendo, comendo, comendo...

A visita diária à dispensa era uma festa entre queijos e uma variedade de quitutes saborosos cujos odores atingiam todos os recantos da vivenda. A qualquer hora, fartos banquetes eram saboreados com tranquilidade pelos gulosos moradores do sótão.

Um dia, mudou-se para a mansão um gato malhado de fino faro,  salto ágil e certeiro. O pânico se estabeleceu entre a rataria. Todos os dias algum membro caia nas garras do bichano. Depois de satisfeito, ele costumava subir ao telhado para repousar e tomar sol até que a fome o despertasse, induzindo-o a nova caçada.

Num desses intervalos, os ratos convocaram uma reunião para discutir o problema:
- Como livrar-se do intruso?

 O velho e experiente Dr. Ratão, instalou e presidiu a concorrida  Assembléia dos ratos.
Após muitos debates chegaram à conclusão de que, diante de um inimigo mais ágil e forte, o melhor era usar uma estratégia – amarrar um sino ao pescoço do gato; assim, quando ele se aproximasse, o sino faria ruído e eles teriam tempo para se esconder.

Sob aplausos, a proposta foi aprovada pela maioria dos presentes. Teve inicio a segunda parte do plano. Primeiro conseguir um sino. Rapidamente alguns ratos mais fortes conseguiram trazer até a mesa da Assembléia um reluzente sino encontrado na mesa da sala de jantar da vivenda. Resolvida esta parte, o Dr. Ratão procedeu à inscrição de voluntários para executar a tarefa.

Como ninguém se apresentou para executar a segunda parte do plano – amarrar o sino no pescoço do bichano -, o Dr. Ratão deu inicio à chamada dos presentes.
- Sr Fulano...
- Desculpe, mas sou muito jovem; isso é tarefa para alguém mais experiente.
- Sr. Ciclano...
- Desculpe! Eu tenho uma ninhada de filhotes para criar.
- Sr. Beltrano...
- Já estou muito velho e sofro de dores reumáticas... Desculpem.
Um a um ia dando sua desculpa e se retirando da sala. A sala começava a ficar vazia.

O ronronar e o miado do bichano se espreguiçando no alto do telhado provocaram a debandada geral. Até o Dr. Ratão saiu correndo perdendo os óculos.
A Assembléia dos ratos estava encerrada por falta de quorum.

Moral da história:
 - Na hora do perigo cada um pensa primeiro em salvar a própria pele.

###############

Nota: este texto já estava pronto quando a presidente Dilma falou aos jornalistas sobre o Petrolão e o engavetamento de CPIs culpando o governo FHC pela corrupção na empresa. Francamente, o PT está no poder há 12 anos e não fez nada para impedir? – não venha dizer que não sabiam de nada, pois pelo que já veio a público o PT e seus aliados foram amplamente beneficiados com recursos da Petrobrás em conluio com as empreiteiras.  A fala foi de uma irresponsabilidade sem limites, um verdadeiro jogo para acabar com os valores éticos e democráticos.