quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

ASSUNTOS RELEVANTES DA SEMANA: - POLÍTICA – PETROBRÁS – FALTA DE CHUVAS...


1-    Petrobrás está falida, mas a propaganda do pré-sal continua como se extrair o produto fosse simples como pegar água da chuva...  Com os preços do petróleo abaixo de 50 dólares e sem perspectivas de aumento no mercado internacional, falar em pré-sal é chamar de palhaços aos brasileiros que esperam que a educação vá melhorar com os royalties do petróleo quando e se for extraído lá do fundo do mar.

2-    Impeachment da presidenta? –tudo é possível. Li a integra do parecer do advogado Ives Gandra Martins, e o que eu já desconfiava, está claro: há sim crime de responsabilidade na gestão da Petrobrás sob o governo da presidenta, por ação ou omissão.

3-    Graça Forster se demite junto com a diretoria da Petrobrás. A situação insustentável só podia ter esse desfecho; apenas que demorou muito. Quem vai querer assumir a direção da empresa em situação periclitante? O melhor para todos é privatizar antes que o que já está ruim piore. A empresa não pode ficar mais dominada pela classe política como a operação Lava Jato está demonstrando.

4-    Reforma política feita pelo Congresso só se houver a participação da sociedade para dizer com todas as palavras aos senhores representantes do povo que eles não são a corte do rei Artur. Deixar nas mãos dos políticos para eles fazer reformas que só vão beneficiar a si próprios é o mesmo que deixar os cuidados da horta a coelhos famintos.  

5-    Racionamento de energia – falta de chuvas. Nem a dança da chuva vai resolver. Quanto ao ‘Cobra Coral’ (do Paraná) – esse, dizem, já funcionou – para o bem e para o mal, incluindo aí a Guerra nas Malvinas...

6-     ZACS – A TERRA BALANÇA! – pouco se sabe sobre os mecanismos que comandam a movimentação das massas de ar sobre o planeta Terra. Sabe-se que essa área de convergência de ventos (ZACS) mantém regularidade na atração e dispersão dos ventos úmidos, ora se deslocando mais para o norte, ora permanecendo mais ao sul. Isso naturalmente produz alterações na distribuição da umidade, como está a ocorrer na região Sudeste com prolongadas secas e atrasando as chuvas de verão – que finalmente chegaram.

Anote: o clima não funciona conforme modelos criados em laboratório. A Terra balança, os continentes flutuam, os oceanos são aquecidos pelo sol e por massas de magma que circulam sob a crosta terrestre, o Sol tem seus picos de tempestades que atingem a Terra, as massas de ar ninguém controla, os polos são dispersores de massas de ar frio, El Niño e La Niña ora um, ora o outro perturbam os climas...

Nota: - Todos olham para cima de onde vem a chuva e se atém à superfície visível – o que está debaixo do nariz – e se esquecem de olhar o que se passa no subsolo – a bacia de São Paulo contém uma estrutura geológica com falhas por onde pode estar escoando a pouca água que chega à Cantareira. Geologicamente esse é um fenômeno bastante comum; considerando que nada é estático – há uma dinâmica constante – rios surgem, rios desaparecem e nascentes surgem em outros pontos. A fuga da água pelas falhas  também pode estar agravando a situação na região da Cantareira, por exemplo.