segunda-feira, 22 de setembro de 2014

UM FIM DE SEMANA COM ESPORTE ; A CAMPANHA POLITICA CONTINUA


Esporte – F1 – Felipe Massa não vence há 100 corridas. Porém terminou em quinto lugar – nada mau.
Vôlei – um vice- lugar para a seleção brasileira. Nem sempre se ganha todas...
Futebol – os clássicos de sempre. Dunga inaugurou uma nova era, dizem.

Protestos, vandalismo, ciclovias, passeios ciclísticos e caos urbano, mais as campanhas eleitorais marcam o dia a dia da nação – E o IBGE, entre uma revisão e outras dos seus dados,  anuncia que o Brasil ainda tem 13 milhões de analfabetos com mais de 15 anos! Acabaram com o MOBRAL. Cadê o Projeto Rondon que levava jovens universitários para conhecer a realidade e atender comunidades pelo interior do país? Eram programas dos governos cívico-militares, como tantas outras realizações depreciadas pelos governos que se sucederam após a anistia e a volta às eleições diretas.  A Saúde vai de mal a pior, a educação e os programas de governo não passam de intenções no papel. E, nas campanhas dos atuais candidatos, as promessas são fartas.

Faltam poucos dias para saber se tudo continuará  na mesma ou se haverá uma real possibilidade de mudar os rumos da política. O que vemos é uma campanha desorganizada, sem método e sem um planejamento coerente, com os candidatos correndo a esmo pelo país, sinalizando de que teremos continuidade – mais do mesmo. Muita coisa pode acontecer até o dia 05/ 10. Vamos aguardar.

Só as denuncias de falcatruas praticadas por ONGs associadas a partidos políticos  e companheiros, não param de crescer. Todos os dias há novas e graves informações sobre a roubalheira praticada por políticos e seus apadrinhados com os quais têm afinidades – Petrobrás em destaque.

Nada de pessimismos. É que temos que ser realistas (mais do que El Rei!)  e não tem Manual de Auto ajuda que vá mudar a realidade.  
Oscilando entre a utopia da candidata Marina e a postura da campanha do ‘pense positivo’ - Dilma de ‘cola’ na mão - ,  mais a cara assustada do candidato Aécio, eu continuo defendendo o fim do político profissional com seu séquito de assessores parasitários dos cofres públicos. Com uma presidenta usando o Palácio para entrevistas políticas, acentuou-se a diferença de visibilidade para os demais candidatos. Ela naturalmente usará a fala na abertura dos trabalhos da ONU para se promover. Muita água ainda vai rolar por baixo da ponte até o dia da eleição. 
Quanto à Marina, a candidata ambientalista, deixará de comparecer ao encontro sobre mudanças climáticas, nos EEUU nesta terça feira. A floresta Amazônica continuará no centro das atenções, como se fosse a única floresta do mundo!

A Primavera dá seus sinais. Desaposentei minhas agulhas de tricô, otimista por dias melhores. Amanhã será um novo dia...