segunda-feira, 8 de setembro de 2014

NOTICIAS DE PRIMEIRA PÁGINA


1-    O avião  cai e morre o ex-presidenciável Eduardo Campos mais seis passageiros. Os ventos na corrida eleitoral mudam, a vice da chapa do PSD- Marina Silva -  assume a vaga e dispara nas pesquisas.
Uma pergunta ainda não foi respondida: - Foi apenas o efeito do imponderável? -  Diz a sabedoria popular que onde há fumaça há fogo; e, para aqueles que duvidam, por trás do acaso também pode haver um tambor tocando...

2-    Pesquisas sobre a corrida presidencial aparecem com gráficos coloridos ocupando  espaços na imprensa, distraindo o eleitor, e agitando os candidatos envolvidos na disputa à Presidência da República.
Outra pergunta (mera curiosidade): - Até que ponto as pesquisas refletem a verdadeira opinião do eleitorado de forma imparcial? – comentei em outro texto de uma pesquisa de boca de urna com cartas marcadas. Ainda vai rolar muita água até o dia das eleições.

3-     Delação premiada - bomba sobre o escândalo da Petrobrás: três governadores; seis senadores; um ministro; um ex-ministro; 25 deputados; o ex-tesoureiro do PT, mais os partidos políticos: PP, PMDB, PT. – ‘o Petrolão’ ou Mensalão 2 teve inicio no governo Lula. Dilma era pessoa chave do governo...
Mensalão 1 foi  um esquema para financiar o caixa 2 do PT e partidos aliados. O Mensalão 2 – agora em pauta - parece ter uma estrutura muito mais ampla e predatória por envolver a Petrobrás, a maior empresa e símbolo do país.

4-    Eleições limpas! – querem os donos do poder fazer uma reforma política, e decidir quem financia as campanhas (deles) para evitar corrupção (!)
Pergunta: - quem deve financiar as campanhas político-eleitorais? – que tal o próprio candidato assumir a responsabilidade pela campanha sem padrinhos abonados?

 - Só para refrescar a memória, os primeiros governantes da então colônia, eram nomeados pelo rei e tinham que arcar com os custos das benfeitorias necessárias na colônia, por exemplo, além de defender a terra dos ataques dos piratas. Atualmente os assaltantes às riquezas nacionais deixam no chinelo os piratas do século XV/XVI... Aqueles eram estrangeiros competindo com Espanha e Portugal; hoje  são cidadãos brasileiros que se apropriam de empresas como a Petrobrás, dos cofres públicos, do INSS, do BNDS, dos impostos cobrados do trabalhador honesto.
Limpar os quadros políticos  desses predadores é a principal mudança a fazer urgentemente.

O contexto político tem assunto  para noticias de primeira página por um largo tempo. Como dizia Allan Hyneck: ‘a noticia que aguardo deverá sair na primeira página’.