terça-feira, 16 de setembro de 2014

AS BOAS NOTICIAS TAMBÉM TEM VEZ: HORTAS & JARDINS


HORTAS & JARDINS – em São Paulo. A maior cidade do Brasil tem um povo trabalhador que não deixa a peteca cair. Aquele cidadão que tem no sangue o lema: São Paulo não pode parar, e, ‘Conduzo não sou conduzido’ (ou vice-versa) – consegue superar o caos urbano com ações surpreendentes: Jardins e Hortas são disseminados pela cidade, ocupando espaços abandonados pelo poder publico – que, diga-se de passagem – não sabe administrar.

Eu já sabia que há esse tipo de ação em muitas cidades. São muito  oportunas as reportagens exibidas por um jornalismo de olhar atento à ocupação positiva dos espaços urbanos: hortas e jardins no teto de prédios, em pequenas áreas, até em grandes e movimentadas avenidas, ou sob a rede de transmissão de energia onde as construções são proibidas. 
Há também anônimos plantadores de árvores e cidadãos realizando a transformação  de espaços públicos abandonados em verdadeiros parques – como o que fica ao lado do aeroporto de Congonhas (SP) – obra e arte de um vizinho ao local que, diariamente, dedicou seu tempo livre para cuidar e ajardinar o espaço. Conta com passeios – trilhas, preservação de espécies e até um mirante para observar o pouso e decolagem de aviões a pequena distancia.

É como diz a sabedoria popular: ‘Se há coisas feitas, é porque alguém as fez!’

No texto de ontem encerramos com o conceito considerado politicamente correto do ‘saber pensar espaços’ – para saberem se organizar, para saber combater, na defesa de seus interesses quanto ao espaço – que é a  postura de confronto dos movimentos (MST/MTST)  - invadindo, ocupando espaços numa mobilização permanente. Hoje queremos mostrar que há outros conceitos positivos de ocupação dos espaços.

O PAPEL DA BOA MÚSICA – um ambiente organizado de forma harmoniosa fica completo com um complemento indispensável à vida humana – a Música. A musica clássica, em particular, aquela que encanta todas as formas de vida, elevando a alma que move o mundo. O Brasil tem grandes compositores, com Villa Lobos com sinfonias que traduzem esse  espírito de integração, como a magistral ‘Madú-Çarará’ que tive a oportunidade de ouvir pela primeira vez numa apresentação da Orquestra Sinfônica de São Paulo, sob a regência do maestro Isaac Karabskchev. E, dizer que musica foi uma das disciplinas abolidas numa das reformas do ensino no Brasil.

Conclusões: - Mais harmonia e menos dissonâncias comportamentais para reverter comportamentos de confronto que vem sendo cultivados por ideologias de picaretas acomodados em postos de mando a se beneficiar dos efeitos nocivos das provocações que  geram conflitos sociais. A exploração das reações psicológicas das pessoas, através de provocações,  funciona como arma para atingir a sociedade em cada grupo que a constitui, traduzido no racismo, na discriminação, no ‘boulling’ , no ideologismo, etc.  

Cada um tem que cultivar seu jardim e extirpar as ervas daninhas que sempre procurarão um espaço para se desenvolver.