sábado, 22 de outubro de 2011

SENTA QUE LÁ VEM MINISTÉRIO!

A função dos Ministérios é: elaborar normas, acompanhar e avaliar os programas federais, formular e implementar as políticas para os setores que representam. São encarregados, ainda, de estabelecer estratégias, diretrizes e prioridades na aplicação dos recursos públicos. Muita responsabilidade!
Como só me recordava dos antigos: Justiça, Defesa, Educação, Saúde, Fazenda, Agricultura, Indústria e Comércio, Transportes e Comunicações, Fazenda, Relações Internacionais, Minas e Energia e no momento falam em 39 Ministérios com mais um a ser criado até o final do ano, e que já tem titular na “sala de espera”, e que além dos Ministérios ainda há as Secretarias e Órgãos Ligados à Presidência da República com status de Ministérios procurei saber quais eram os outros. Criatividade é o que não falta. Lá vai a relação:
MINISTÉRIOS própriamente ditos – 1- Agricultura, Pecuária e Abastecimento; 2- Cidades; 3- Ciência e Tecnologia; 4- Comunicação; 5- Cultura; 6- Defesa; 7- Desenvolvimento Agrário; 8- Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior; 9- Desenvolvimento Social e Combate à Fome; 10- Educação; 11- Esporte; 12- Fazenda; 13- Integração Nacional; 14- Justiça; 15- Meio Ambiente; 16- Minas e Energia; 17- Pesca e Aquicultura; 18- Planejamento, Orçamento e Gestão; 19- Previdencia Social; 20- Relações Exteriores; 21- Saúde; 22- Trabalho e Emprego; 23- Transportes; 24- Turismo.
SECRETARIAS COM STATUS DE MINISTÉRIOS: 1- Secretaria de Assuntos Estratégicos; 2- Secretaria de Comunicação Social; 3- Secretaria Especial dos Direitos Humanos; 4- Secretaria Especial de Politicas de Promoção da Igualdade Racial; 5- Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; 6- Secretaria de Portos; 7- Secretaria Geral da Presidência; 8- Secretaria de Relações Institucionais; 9- Secretaria de Aviação Civil.
ÓRGÃOS LIGADOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, COM STATUS DE MINISTÉRIO: 1- Advocacia Geral da União; 2- Banco Central; 3- Casa Civil; 4- Controladoria Geral da União; 5- Defensoria Pública da União; 6- Gabinete de Segurança Institucional.
- Somos um país gigante pela própria natureza, nada mais justo que um governo grande! – é o que devem pensar os contemplados pelos cargos. Porém, o país está no piloto automático já há algum tempo. Para começar não há prédios em Brasilia suficientes para abrigar tantos Ministérios, Secretarias e demais Órgãos. Despacham onde? Em segundo lugar os respectivos titulares das diferentes pastas pouco, ou quase nada entendem do assunto que gerenciam. O desdobramento de antigos ministérios criando outros só para acompanhar o progresso e as tecnologias modernas na verdade nada de novo trouxe aos setores. Já pensaram uma reunião Ministerial com todos os titulares presentes para uma avaliação séria e de resultados? – Simplesmente inviavel.
Se ainda navegamos com certa tranquilidade na “marola” é porque certos ministérios inexistem na realidade; apenas cumprem a função de agradar à base do governo, deixando todos satisfeitos sem atrapalhar muito. Quando algum sai da linha, troca-se o ministro, apaga-se a fogueira e todos continuam felizes no reino da maravilhas que é o país de todos e de alguns muito em particular com o privilégio de gerenciar os recursos públicos – BILHÕES de Reais, muito reais!!!
E, como pertencem ao setor politico, logo se sentem tão importantes que passam a se comportar como uma classe privilegiada. É como dizia minha avó: -“Gente orgulhosa que acha que são de ‘outra classe’...”
Senta! Que lá vem Ministério ajudar aos amigos do Rei ou da Rainha. Até quando?