segunda-feira, 24 de outubro de 2011

HORA DE DESPERTAR CONSCIÊNCIAS

A Democracia na América corre sérios riscos. Denúncias não faltam. Os desmandos estão em toda parte expondo a chaga que corroi a sociedade como um todo. Os partidos políticos estão sendo usados para garantir cargos elegendo cidadãos que não trabalharão pela Nação, mas a favor e a serviço do projeto partidário, especialmente os ditos partidos ‘socialistas – comunistas’.
O Brasil sofre as conseqüências desse avanço desrespeitoso sobre a coisa pública por parte de verdadeiros cleptomaníacos que já não se escondem mais. Comportam-se como ‘pais’ do povo que proporcionam tudo gratuitamente: saúde, educação, serviços, etc., mas, que na verdade oferecem migalhas, enquanto eles se beneficiam do trabalho alheio; e o pior que está a ocorrer é a deterioração e o sucateamento do que foi feito por governos que eles combateram, não porque desejassem o bem do povo, mas para serem eles os donos do poder. Se não for sustada essa corrupção que permeia todo o sistema governamental, o custo Brasil inviabilizará a administração do país. Caminhamos para uma situação semelhante ao que já ocorre na União Européia. Hoje no Brasil são 120 milhões de cidadãos vivendo exclusivamente de vencimentos pagos pela União, Estados e Municípios, ou seja, 60,60% da população. Quantos já deixaram o país em busca de novas oportunidades nos EEUU, na Europa, na Austrália, na China?
Enquanto houver alguém produzindo no país, mesmo que seja à revelia, haverá esperança.
Um retrato pouco animador já era feito por Alexis de Tocqueville em sua obra “A Democracia na América” – citação de Leonardo Bruno em M. sem Máscara (22-10-2011) sob o título “A Mentalidade da Servidão”:

- “Após ter agarrado cada membro da comunidade e tê-los moldado conforme a sua vontade, o poder supremo estende seus braços por sobre toda comunidade. Ele cobre a superfície da sociedade com uma teia de normas complicadas, diminutas e uniformes, através das quais as mentes mais brilhantes e as personalidades mais fortes não podem penetrar, para sobressaírem no meio da multidão. A vontade do homem não é destruída, mas amolecida, dobrada e guiada; os homens raramente são forçados a agir, mas constantemente impedidos de atuar; tal poder não destrói, mas previne a existência; ela não tiraniza, mas comprime, enerva, ofusca e estupefaz um povo, até que cada nação seja reduzida a nada além de um rebanho de animais tímidos e trabalhadores, cujo pastor é o governo”. (Alexis de Tocqueville).
Nas palavras de Benjamin Franklin temos a síntese: - “Aqueles que se dispõem a renunciar a liberdade essencial em troca de uma pequena segurança temporária não merecem liberdade nem segurança”.

A origem da História é a Consciência humana. A História é constituída pela Consciência. Desperte a sua enquanto é tempo.
- O filósofo deve ser um ser humano desejoso de ouvir toda sugestão, mas determinado a decidir por si mesmo. Não deve deixar-se influenciar pelas aparências, nem ter preferências por nenhuma teoria, nem ser de qualquer escola, e nem mestre em doutrina. A verdade deve ser seu objetivo primordial.