sábado, 29 de outubro de 2011

MEDIUNISMO E CLARIVIDÊNCIA

O assunto Mediunismo e Clarividência são objeto de curiosidade pelas pessoas que tentam entender fenômenos paranormais classificados como mediúnicos, e ou de clarividência. Vejamos o que os diferencia:
A Clarividência espiritual é tão diferente da psíquica, como uma estrela o é de um vaga-lume.
O Médium não pode subjugar voluntariamente seus corpos, mental e físico, mas necessita da alheia ou estranha intervenção de uma entidade desencarnada, de um hipnotizador terreno ou de algo que o obrigue a entrar em transe, enquanto que aos Adeptos e Yogues, basta um rápido instante de concentração e isolamento.
Entre os meios artificiais para entrar em transe, havia: as colunas de bronze do Templo de Salomão, as campainhas e as granadas de ouro de Aarão e dos Sumos Pontífices hebreus; os sinos sonoros suspensos em torno da estátua de Júpiter Capitólio; as Taças de bronze usadas nos Mistérios durante o Kora, etc. As Sacerdotisas agiam sob a influencia dos Hierofantes enquanto se concentravam no marulhar das ondas ou da correnteza de um rio (onde em geral emanavam vapores tóxicos), para profetizar.
O Adepto não precisa desses artifícios, pois basta-lhe a sua posição volitiva.
O grau de intensidade do desejo é que determina o sucesso da realização e esta vidência depende por sua vez da pureza interior. Cada um atrai para si os elementos ou entidades com os quais tem afinidade. Essa falta de força interior positiva cria enfermidades físicas e tem ação limitada.
Já o Adepto pode expandir-se em todas as direções conforme sua vontade e agir com equilíbrio físico harmoniosamente de forma plena.
Segundo o próprio Alan Kardec, em cem manifestações espíritas, 99 são falsas. Nelas há desde sombras a Elementais e presença psíquica de vivos criando uma anarquia espiritual através de uma rede de ilusões e mentiras. Certas “presenças” que se apresentam como almas de além túmulo, iludindo os homens sempre existiram. Muitas vezes apenas se divertem à custa dos homens e outras vezes agem como vampiros e larvas parasitárias sugando energias. Cuidado, pois.
Quem não entende os fenômenos logo os classifica como alucinações, as quais se manifestam em todos os níveis da atividade sensorial. Elas podem ser visuais, auditivas, de gosto e olfato, etc. O assunto é vasto e complexo. Existe vasta literatura a respeito que enfocam o estudo dos Fenômenos Paranormais através da Parapsicologia, da Projeciologia, Psicanálise, Espiritismo, etc.