domingo, 23 de outubro de 2011

RIO SEM FIM

ELE está em mim, eu estou Nele.
Eu sou o rio sem fim.
Rio que murmura a filosofar,
Rindo dos homens-crianças a se digladiar.
- Mil Filosofias; mil sabedorias querem ensinar;
E, os segredos da vida não conseguem desvendar.
Da janela do infinito, sou aluno-professor.
Aprendi a sentir o azul mais bonito,
Ver a luz onde parece só haver tristeza e dor.
Sou o rio pequenino, mas que passa, passa sem parar
Repetindo o eco das vozes do mundo
Em cada pequeno ruído da natureza que estou a irrigar.
Na hora da hora, vou mudando, vou chegando, vou passando, vou ficando...
Na bruma que vai para o céu; na chuva que vira fonte,
Que beira monte, que transforma o rio em mar.
Passa-passa, rio meu.
Tu e eu somos correnteza milenar.
Somos luz da mesma estrela
Que do infinito a todos está a abençoar.
Eu sou o rio sem fim.
ELE é eternamente meu mestre ensinando-me a caminhar.
(GO-04-09-1990)