sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PROBLEMAS PSICOLÓGICOS SE RESOLVEM NO DIVÃ – CORRUPÇÃO, ABUSO DE PODER, DESRESPEITO À ORDEM DEMOCRÁTICA, NA JUSTIÇA.


       
O país passa por grave crise econômica e política em decorrência da corrupção, do abuso do poder, do desrespeito à ordem democrática, da manipulação dos fatos históricos, com constantes manifestações neuróticas de pessoas que ocupam cargos na República.

A recente fala de um psiquiatra em relação ao comportamento de representantes do governo no constante discurso do ódio, do confronto, da desconstrução do outro, da lamentação pelos sofrimentos na infância, no exílio,  durante a ditadura, etc., chamou minha atenção. Disse ele que certos problemas comportamentais se resolvem num divã.
- Seria o caso de começar a encaminhar aqueles que sofrem de alguma forma de perturbação do ID, do Ego, do Superego (as três partes da personalidade humana) para uma terapia? - (ID >  (primitivo, inconsciente) -  energia psicológica que visa a satisfação das necessidades básicas biológicas (fome, sede, sexo) vivem em conflito com o EGO (lado racional)  reprimido e o Superego ou consciência)
Parece que enquanto o ID, o Ego e o SUPEREGO  dos personagens em questão, continuarem em crise e não se entenderem, ficaremos com uma agenda ensaiada de pantomimas / e memes de personagens  em crise existencial perene...  

 - ‘Manha’ – a arte de ser infeliz tem cura? – A Sofrologia foi uma das terapias alternativas dos anos 60 para tratar dos problemas psicológicos liberando tensões, stress, dores físicas com a finalidade de equilibrar o sistema nervoso conseguindo assim a harmonia entre a mente e o corpo. Ou, o estudo da consciência em equilíbrio através da mente onde todos os sofrimentos reais e imaginários são exaustivamente trabalhados até esgotá-los.

Estudei psicologia educacional como disciplina indispensável para exercer a profissão de professora. Conhecer a si próprio deve ser o principal objetivo deste estudo, para depois poder avaliar o comportamento alheio. Cansei de ver ‘encenações’ não só de crianças, mas também de adultos que, para fugir de responsabilidades e ou não sair de sua zona de conforto,  apelavam para ‘crises’ as mais variadas, desde as existenciais, às de fuga da realidade, passando por chiliques, choro e desmaios. Em alguns casos era verdadeiro meio de vida – pura ‘manha’  premeditada desavergonhadamente, ou  artimanhas  onde o ataque ao  outro era usado como uma forma de  defesa mesmo que não tivesse sofrido agressão.

Nos anos 80 estudei os movimentos alternativos onde a New Age tentava ditar uma agenda comportamental dentro de um novo conceito de vida e  o materialismo moderno deveria ser substituído por valores espirituais – abrangia o conhecimento e a prática de religiões orientais, psicologia, astrologia, ocultismo, questões ambientais, medicinas alternativas, vida junto à natureza, ufologia,  etc.

Havia de tudo nesse meio alternativo incluindo os ‘coitadinhos’ oportunistas prontos a usufruir das benesses do coletivo sem ter que assumir  compromissos. Ou seja, não é exclusividade dos dias de  hoje a  existência dos tais grupos sociais praticando a arte de serem infelizes  cobrando da sociedade direitos sem oferecer uma contrapartida de benefícios para o coletivo.

Que mal pergunte - qual é mesmo a contrapartida oferecida pelos ditos movimentos sociais que vivem à sombra de governos populistas, como todos aqueles que ontem se apresentaram nas ruas em defesa da corrupção?


O DIVÃ  NÃO CURA TUDO > Somos uma espécie cujas origens e evolução conhecida tem raízes num passado remoto que deixou seus registros no DNA -  incluindo aquele que foi doado no momento da Criação - e no inconsciente coletivo ( parte da mente cujos pensamentos e processos não são conhecidos pela mente consciente). O inconsciente coletivo conteria a memória ancestral comum a todas as pessoas.

A ciência médica tem muitos caminhos para resolver conflitos de ordem psicológica, porém há os matreiros de plantão que driblam a vigilância e abusam do direito de questionar situações em beneficio próprio.

 Os comportamentos ‘ditos normais’  incluem atos falhos, pequenas manias, distorção dos fatos, mentirinhas, encenações teatrais, criancices, manhas, etc., que não causam danos a ninguém. Porém, o que ocorre atualmente no país, já extrapolou os limites e  pode esconder uma esquizofrenia, uma neurose maníaco-depressiva, uma psicose, um desequilíbrio mental por traumas e/ ou uso de álcool, drogas e outros vícios que podem comprometer não só a saúde do individuo em questão, como  a vida familiar, social e até política da Nação. Neste caso cabe à  Justiça cumprir seu papel para coibir a prática abusiva  da mentira, da corrupção, da intimidação, da violência que podem comprometer a ordem e a segurança nacional.
Não podemos nos intimidar com a prática da projeção no outro dos medos, problemas e neuroses que eles vivenciam.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 

Nota: - A seguir, destaque para três eminentes personalidades que estudaram  o comportamento humano:

Freud, S.  > (1856 – 1939) > influente neurologista vienense, fundador da Psicanálise. Após praticar medicina geral interessou-se pela saúde mental e investigou a mente subconsciente através da hipnose, da análise dos sonhos, das recordações de infância  e da Livre Associação dando ênfase à sexualidade. - ‘O falso é às vezes a verdade de cabeça para baixo’ (S. Freud).

JUNG, C. G, > (1875 – 1961) – psicólogo suíço desenvolveu teorias próprias, rejeitando a ênfase dada por Freud na sexualidade  como motor humano fundamental. Ele procurava entender a mente inconsciente pela análise do profundo  simbolismo das experiências religiosas, dos mitos, dos sonhos,. Muitos desses símbolos são originários do Inconsciente coletivo humano que ele acreditava ser composto por Arquétipos (idéias e valores inconscientes herdados). Classificou as pessoas segundo a personalidade em introvertidos e extrovertidos e identificou a existência de um traço feminino  nos homens (anima) e um traço masculino nas mulheres (animus).
Uma parte da psicoterapia de Jung que tentou dar um sentido de harmonia entre paciente e a raça humana influenciou muitos grupos da New Age.


Skinner, B.F > (1904 – 1990) – psicólogo americano que concluiu que a maioria do comportamento humano e animal é aprendido através do processo de tentativas e erros. Sua teoria sobre os ‘Condicionamentos operantes’ afirma que os homens e os animais repetem as ações que lhes trazem recompensas – ‘reforço positivo’ – e evitam práticas pelas quais são punidos – ‘reforço negativo’. Ele sugeriu que esses métodos poderiam ser usados para modificar comportamentos e, controversamente, para resolver os problemas sociais e políticos.