A “Bossa Nova” foi um movimento musical
que ocorreu no Brasil no final da década de 1950 e começo dos anos de 1960.
Caracterizou-se por um novo enfoque do tema musical, o samba, em que a sua
interpretação adquiriu uma sofisticação na harmonia e na melodia. O novo samba
passou a incorporar influências do jazz cool* e das harmonizações da música
impressionista francesa. O festival promovido no Carnigie Hall deu à Bossa Nova
uma visibilidade internacional. Três personagens se destacaram no novo conceito
musical brasileiro: o compositor Antonio Carlos (Tom) Jobim; o cantor e
violonista João Gilberto cujas apresentações eram intimistas, próprias do
intérprete; e, Vinicius de Morais, o principal letrista do movimento.
João
Gilberto teve um papel de destaque na Bossa Nova pela interpretação sofisticada
e inovadora do samba, com acompanhamento sincopado ao violão bastante diferente
do usual. Extremamente exigente com as condições acústicas dos locais de
apresentação, chega a cancelar o show por não aceitar tocar e cantar onde não
houver um padrão adequado para que os temas programados sejam executados.
A gravação em 1958 do disco “Chega de Saudade” deu-lhe fama e destaque no
estilo ‘bossa nova’.
Tom Jobim
(1927-1994) – compositor popular brasileiro tornou-se conhecido
internacionalmente como arranjador, regente e pianista. Foi ele que introduziu
a sofisticação musical do jazz e do impressionismo francês no samba brasileiro
em sua nova forma musical. Composições de destaque: “Samba de uma nota só” em
parceria com N. Mendonça; “Desafinado” – uma espécie de hino ao movimento
musical da bossa nova. Seu principal parceiro foi Vinícius de Moraes em
composições como: “Se Todos Fossem Iguais a Você” escrito para o musical “Orfeu
da Conceição” apresentado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. “Garota de
Ipanema”- outra composição sua, a qual lhe rendeu um convite de Frank
Sinatra para se apresentarem juntos nos EEUU dando início à sua carreira
internacional. Este tema é um dos mais gravados de todos os tempos; de início
“Garota de Ipanema”, que era apenas mais uma música para elogios às belezas da
vida à beira das praias cariocas, tornou-se a canção emblema da bossa nova,
pois refletia o caráter do movimento musical que celebrava o viver com alegria
e sem preocupações. Deixou um acervo musical de importância, cuja interpretação
ficou a cargo de diversos artistas entre eles um grupo formado pelo seu
filho Paulo Jobim (violão), Jacques Morelembaum (violoncelista) Danilo Caymmi
(flautista) e um grupo de vozes femininas incluindo sua esposa Ana Jobim.
*Jazz Cool – Jazz é um estilo musical criado pelos negros
americanos em nova Orleans no início do século XX. O “cool jazz” é um movimento
mais ligeiro que foi lançado por Mile Davis, na época.
A JOVEM GUARDA > surgiu no embalo do ‘ie...ie...ie’ introduzindo a guitarra
barulhenta em contraponto com o piano e o violão da ‘bossa nova’, nos anos de
1960 e 1970. Um grupo de jovens cantores liderados pela dupla Roberto Carlos (O
Rei ) e Erasmo Carlos (o Tremendão) deu um novo impulso a musica brasileira que
conquistou milhares de fãs graças ao seu espírito juvenil e bem humorado. Entre
o sério romântico e o bem humorado e alegre ritmo musical apresentavam seus shows em clubes, em rádios
para auditórios lotados e em apresentações na nascente televisão. A revista do
rádio promovia concursos para eleger o ‘Rei’ e a ‘Rainha’ entre os alegres
jovens cantores. Além do Roberto Carlos e Erasmo Carlos muitos outros nomes
como Vanderleia, Vanusa, Antonio Marcos,
Jerry Adriani, Ronie Von, Vanderlei Cardoso, Martinha, etc. se destacaram e marcaram
uma época musical, revolucionaram o estilo e conquistaram um público que ainda
hoje canta suas músicas meio século após. O grupo foi considerado alienado por
não se envolver em temas políticos ideológicos; faziam música pela alegria de
cantar.
Bons tempos quando a música falava do lado
bonito da nossa juventude com as belas melodias da Bossa Nova e com a alegria
da Jovem Guarda.
Outros movimentos musicais
da época: MPB, Tropicália, Novos Baianos.