quinta-feira, 13 de agosto de 2015

CURSO DE PULSOLOGIA CHINESA –TIBETANA – AYURVEDICA E COREANA - (M. Sanchez )


Precisamos mesmo de tantas máquinas e tecnologia para saber como vai a saúde de uma pessoa? É o que vamos descobrir ao conhecer a técnica utilizada pela milenar ciência chinesa da ‘leitura pelo pulso’, através do estudo realizado pelo autor do livro “Curso de Pulsologia Chinesa – Tibetana, Ayurvédica e Coreana” (Mário Sanchez). O texto é acompanhado de ilustrações.
Com o objetivo de Saber, Informar divulgando, saber como é de fato, sem diplomas ou títulos, o autor, no prefácio da 1ª Ed. relata sua experiência e aprendizado por mais de 20 anos de uso, testando e descobrindo informações sobre os pontos utilizados pelo método chinês, ayuriveda e tibetano. Faz uma homenagem ao prof., doutor e Acupunturista Friedrich J. Spaeth cujos estudos de Pulso vieram a ter às suas mãos, contribuindo assim para fundamentar os conhecimentos divulgados nesta obra.
Conhecendo Anatomia, Fisiologia, Citologia e Patologia Clínica, o autor utiliza a Pulsologia apenas para Diagnosticar, traduzindo o toque sensorial dos pulsos em termos de diagnose médica. Informa que seu trabalho de Diagnose é de pesquisa e desafio, não como clínica médica.
Prossegue explicando sobre a relação entre os elementos (Terra, Fogo, Água, Ar (metal) e Madeira) e os diferentes meridianos e respectivos órgãos, conforme a antiga ciência oriental (Yin-yang).  Através dos pontos diagnósticos, os Pulsos Periféricos e os Pulsos Reveladores de pulsação era possível a prescrição e o tratamento adequado. Fala do Dr. Wu Wang, da linha coreana e das terapias Ayuriveda, o moxabustão, Do-IN, Shiatsu e Acupuntura.
Conclui que  Pulsologia  (ler os pulsos) é o diagnóstico mais seguro para qualquer médico... A velocidade e a objetividade do Diagnóstico asseguram providências mais rápidas e acertadas. No item 4 por exemplo, apresenta um depoimento em que ele e o amigo acupunturista Daniel Berestinas atendem a um caso diagnosticado como câncer e que a análise pelo pulso acusa uma hepatite residual de 25 anos.
No item 4.2 tem início o curso de treinamento em 12 lições detalhadas para quem quiser começar um treinamento de diagnóstico pelo pulso. Acompanham ilustrações e quadros sobre os pulsos radiais. No item 5 apresenta diversos diagnósticos realizados durante um Curso de Alimentação e Diagnóstico natural para médicos; incluem arritmia cardíaca, pedras no rim, hepatite B residual, úlcera, gastrite, lesão cerebral, diabetes, etc.Cita outros autores e seus trabalhos na área.
 No capitulo “Ensaio sobre os Pulsos” de H. Fouquet apresenta as sete regras para tocar os pulsos. No texto sobre “L’Acuponture Chinoise” de George S. Morant fala das muitas acupunturas para o diagnóstico e tratamento, estabelecendo um histórico sobre a evolução das teorias iniciadas na China e difundidas para o Japão e Europa.
Citações diversas em “O Diagnóstico pelos Pulsos Radiais” ilustram a complexidade do assunto que exige um observador atento e disposto a um treinamento prático de alguns anos compensados por um resultado preciso que poderá servir pelo menos como um complemento de Diagnóstico.
No item 9 apresenta o trabalho de Encarnación Alvarez licenciada em Medicina e Cirurgia que se dedicou à Acupuntura pois a Medicina alopática não solucionara seu problema de saúde - uma anemia, curada com a Acupuntura. "Queria nada mais, nada menos do que encontrar uma explicação fisiológica para tão surpreendentes resultados."

Na sinopse reafirma a importância da prática no toque dos pulsos para conferir na prática a teoria da circulação energética entre os órgãos. Lança um convite a estudiosos para observarem e aprenderem a conhecer antes que as doenças ocorram. Diagnóstico pelo pulso como prevenção, esta seria a verdadeira medicina, pois o pulso sempre será o PULSO.