quarta-feira, 26 de agosto de 2015

JANELA DO MUNDO: O HOMEM, ESSE DESCONHECIDO, SE DEBRUÇA NA JANELA do Mundo E PROCURA SABEDORIA.

 

Se Freud, Jung e Adler* não resolverem seus problemas existenciais, não desanime. Você não é o único em busca de explicações sobre o porquê do por que... Talvez o subconsciente coletivo possa ter projetado na tela do mundo as respostas que você tanto busca.

- Já teve a curiosidade de perguntar às estrelas como é a vida lá nos espaços siderais? – Não se acanhe. Abra a janela do mundo e viaje no pensamento livre das peias e dos limites mundanos que lhe impuseram. Você é livre com asas para voar pelo desconhecido. Não precisa de chips ou de qualquer tipo de tecnologia.

A janela do mundo pode ser um painel negro com algumas luzes, ou lhe mostrar muitas luzes coloridas com um fundo escuro para realçar as belezas.

A moldura dessa gigantesca janela,  que nem sempre costumamos apreciar,  pode nos dar os limites da dimensão de nosso mundo ou representar uma aura de paz e harmonia que nos envolve e quase nunca a percebemos.

 

*Adler > (1870 – 1937) – médico e psicólogo, após romper com as teorias de Freud que dava muita ênfase à sexualidade, propôs a psicologia do desenvolvimento individual. Observa que, para alcançar os objetivos que incluem sucesso, notoriedade, sede de poder, o individuo ao se sentir inferiorizado, pode desenvolver psicoses e neuroses.

 O egoísmo e o individualismo são os maiores males que atingem uma sociedade. É preciso reagir de forma positiva, buscar novos valores, mudar os pontos de vista sobre conceitos arraigados, ser corajoso (a) e renunciar a  ideologias toscas, praticar de verdade e com devoção tudo aquilo em que diz acreditar, como por exemplo – ser Zen à moda Budista > implica em renúncia, devoção, superação de todos os desejos, crescimento espiritual, ter disciplina, etc.-  tudo seguindo o Agir pelo Não Agir – tal qual age o Universo.

A experiência em  vislumbrar novos horizontes é individual e intransferível.

Cultive o seu lado bom de ser.

Nota: - Cada povo tem sua forma de expressar sentimentos e crenças. No próximo texto apresentamos um resumo que fez parte do Shvoong.com (2011) sobre  Gnose, Sufismo, Taoísmo >  três áreas de expressão cultural de diferentes povos que procuram explicar como o homem entende sua relação com o divino, ou seja, o que descortinaram através da ‘janela do mundo’.