sexta-feira, 28 de agosto de 2015

IDÉIAS – CRENÇAS E RELIGIÕES – (São Tomás de Aquino, Aristóteles, Platão e Sócrates).


Enquanto os teólogos debatem verdades religiosas, os grandes filósofos tentam compreender o nosso mundo físico, baseando na lógica a sua procura de conhecimento e certeza.

SÃO TOMÁS DE AQUINO – (1225 / 1274) – Filósofo e teólogo da Idade Média.  Foi ele quem compilou um sumário completo de todas as idéias importantes de sua época. Sofreu a influência de Aristóteles, cujas teorias adaptou à teologia cristã, argumentando que razão e fé são compatíveis. O resultado foi um conjunto coerente de crenças que ainda hoje são a base da filosofia católica.
-‘Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é negá-la’.

ARISTÓTELES – (384 / 322 A.C.) Por sua vez foi discípulo de Platão, mas desenvolveu suas idéias de maneira mais metódica e científica. Ele concebeu um sistema de pensamento que abrange a lógica, a ética, estética, metafísica, política e ciência que atualmente ainda  fazem parte do ensino filosófico. Seu método era analítico e sistemático questionando tudo, ao mesmo tempo em que procurava os princípios essenciais de cada área do conhecimento. Aristóteles foi preceptor de Alexandre o Grande, tornando-se personagem de prestígio político no mundo grego.

PLATÃO - (428 / 348 A.C.) -  considerado uma das figuras mais importantes da filosofia Ocidental, foi discípulo de Sócrates. Os escritos de Platão têm a forma de diálogos em que Sócrates conduz discussões e outros pensadores sobre assuntos como a Política, o Conhecimento e a  Metafísica. Platão é mais conhecido por sua teoria onde fala de abstrações (“formas” e “idéias”) como a Verdade e o Bem existentes num reino à parte do mundo físico. Ao contrário dos objetos materiais individuais que são percebidos com os sentidos, as “formas” e as “idéias” só podem ser apreendidos pela razão. Em sua “República”, Platão sugeriu que o Estado ideal seria aquele dirigido por um rei-filósofo.
-‘A punição que os bons sofrem quando se recusam a agir, é viver sob o governo dos maus. ’

SÓCRATES – (469 / 399 AC) – É considerado o pai da Filosofia Ocidental. Ele afirmou que a Virtude é o mesmo que o Conhecimento, e o Vício é o resultado da ignorância. Foi opositor à tirania política. Seus estudos -  especulações – correspondem aos diálogos (Dialética). Teve muitos discípulos.
-‘As pessoas precisam de três coisas: prudência no ânimo, silencio na língua e vergonha na cara’.


Filosofia – estudo que se caracteriza pela intenção de ampliar cada vez mais a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la em sua totalidade, seja pela busca da realidade capaz de abranger todas as outras (a Realidade Suprema, o Absoluto, a Causa, etc.), quer pela definição do pensamento capaz de responder à todas as perguntas – ( o que é a razão? – o conhecimento? – a consciência?, etc.) tornando o homem no tema de discussão. É o conjunto de doutrinas de uma determinada época ou país.