‘Soit –
dissant’ ‘ (segundo se diz) - Comer como um estudante’ - já indica que um
estudante além de alimentação adequada
ao seu desenvolvimento físico, necessita também de um cardápio à altura de sua
‘fome’ de saber, de aprendizado, o qual deve ir além do trivial insosso que se
lhe está oferecendo.
Nossa dica é que
restabeleçam o ensino de todos os temas que fazem parte da vida dos cidadãos
desde o berço. A saber:
RELIGIÃO > o estado é laico. A nação não! – a
grande maioria da população brasileira é cristã e quase que a totalidade dos
outros não cristãos tem um credo, uma fé, uma religião – e, para evitar
preconceitos e radicalismos tolos, os jovens têm o direito de conhecer através
de um estudo imparcial que os informe DE
FORMA RESPEITOSA e clara o significado
da religião e da religiosidade de cada povo, cultura, nação sem impor este ou
aquele modo de expressar sua fé, sua religião.
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA > Brasil é uma jovem República Federativa Democrática,
com mais de 200 milhões de cidadãos -
brasileiros e estrangeiros aqui
radicados – de variadas origens étnico –
cultural o que exige uma visão de conjunto acima dos regionalismos. Isso se
consegue através de uma formação ética, moral e cívica de caráter nacional
apartidária, apolítica, plural, sem deixar de ser universal que represente a Nação Brasileira em seus valores.
OUTROS ITENS A CONSIDERAR COMO PARTE
DO CURRÍCULO:
1-
MÚSICA
> Expressão máxima da vida no Universo, elemento (vibração) que harmoniza o
individuo consigo e com o mundo. Até os animais entendem sua linguagem. O
educando não pode ser privado desse conhecimento. O sucesso que maestros já
conseguiram motivando crianças e jovens
de todas classes sociais é uma prova de que a escola não pode prescindir da
música em seu currículo escolar. A escola dever ser um ponto musical de
harmonização valendo-se desde o canto de roda nos folguedos aos corais de
salão.
2-TRABALHOS
MANUAIS > desenvolver
habilidades motoras, de criatividade, úteis tanto como realização pessoal como
profissional é tão importante como aprender a ler e escrever. Não é porque hoje
a indústria manufatura e distribui a granel muitos objetos, que o artesanato
deixou de ter validade. Muito pelo contrário. Os jovens podem se iniciar em
profissões altamente rendosas usando a sua criatividade e as mãos. No passado,
todo jovem aprendia uma profissão além dos estudos convencionais escolares.
Mãos e mente ocupadas mantém longe maus comportamentos. O que hoje é
apresentado no jardim de infância como recreação deve ser ensinado nas classes
mais adiantadas de forma prática, como uma opção de uma atividade profissional.
3- EDUCAÇÃO
FÍSICA > ‘Mente sã em corpo sadio’ > não perdeu a validade. Educação física
melhora a atenção, a disciplina, a disposição física, além de ensinar a
respeitar seus semelhantes e a ter respeito por si próprio. Lembremos que os
jovens estão em fase de crescimento e tem que aprender a lidar com seu corpo em
transformação; as atividades físicas ajudam nesse equilíbrio físico-mental.
4-DESENHO
> ARTISTICO / GEOMÉTRICO > ajuda a desenvolver a criatividade, e oferece
momentos de lazer, reequilíbrio emocional, e de satisfação pessoal com os
resultados, além do preparo para estudos mais avançados e para a vida
profissional em muitas áreas.
5-LATIM
& DICIONÁRIO E OUTROS IDIOMAS> o ensino do latim e o uso do dicionário são indispensáveis para o bom
entendimento da língua pátria. Quanto ao ensino de outros idiomas: Francês,
inglês, alemão, castelhano, grego, etc. têm sua validade no mundo atual, pois
as diferentes disciplinas têm uma linguagem própria e se utiliza de muitos
vocábulos desses idiomas. A falta de compreensão do significado das palavras
acaba desmotivando o aluno que acha
difícil o estudo. Falo por experiência própria.
A
AVALIAÇÃO deve ser Constante > age como motivadora
para rever os temas estudados reforçando
os conhecimentos.
SUGESTÃO FINAL > Diante da incapacidade do Estado
oferecer educação de qualidade para todos – da creche à Universidade – e, considerando que o Estado não é proprietário das pessoas,
sugerimos que seja liberada a educação em casa como muitos pais
reivindicam; hoje eles são criminalizados alegando abandono
intelectual (sic). Na verdade o ensino em casa já se demonstrou ser muito mais eficaz do que a educação oferecida
pelo ensino oficial.
CONCLUSÕES:
O Estado é Laico, a Nação NÃO!
Não será porque
alguns governantes no poder não gostam / ou não tiveram facilidade com algum
dos temas curriculares que tem o direito de privar a grande maioria dos alunos
de receberem ensinamentos abrangentes na escola pública ou privada. E muito
menos incluir temas ideológicos.
Reconheço que a
tecnologia e as modernidades são um bem que pode ser agregado para melhorar o
ensino; porém não substitui o que é básico na formação integral do estudante:
‘corpo, mente, intelecto, alma, espírito... ’, pois as necessidades humanas são
sempre as mesmas através dos tempos.
Ninguém aprende por simbiose. Tem que
suar, queimar pestanas, virar noites, ler, ler, ler... Muito!
Se
quisermos um ensino classe ‘A’ para todos, devemos atender ao TODO, não a uma
parte – aquela que, por preguiça mental, se comporta como se fosse um ‘monigote’ amoral – em prejuízo da
maioria.
“QUEM AMA, EDUCA” > Içami Tiba