quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O MEC QUER SUGESTÕES PARA MELHORAR O CURRICULO ESCOLAR


Soit – dissant’ ‘ (segundo se diz) - Comer como um estudante’ - já indica que um estudante  além de alimentação adequada ao seu desenvolvimento físico, necessita também de um cardápio à altura de sua ‘fome’ de saber, de aprendizado, o qual deve ir além do trivial insosso que se lhe está oferecendo.
Nossa dica é que restabeleçam o ensino de todos os temas que fazem parte da vida dos cidadãos desde o berço. A saber:
RELIGIÃO > o estado é laico. A nação não! – a grande maioria da população brasileira é cristã e quase que a totalidade dos outros não cristãos tem um credo, uma fé, uma religião – e, para evitar preconceitos e radicalismos tolos, os jovens têm o direito de conhecer através de um estudo imparcial que os informe  DE FORMA RESPEITOSA  e clara o significado da religião e da religiosidade de cada povo, cultura, nação sem impor este ou aquele modo de expressar sua fé, sua religião.
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA > Brasil é  uma jovem República Federativa Democrática, com mais de 200 milhões de cidadãos  - brasileiros  e estrangeiros aqui radicados – de variadas origens  étnico – cultural o que exige uma visão de conjunto acima dos regionalismos. Isso se consegue através de uma formação ética, moral e cívica de caráter nacional apartidária, apolítica, plural, sem deixar de ser universal que represente  a Nação Brasileira em seus valores.

OUTROS ITENS A CONSIDERAR COMO PARTE DO CURRÍCULO:
1- MÚSICA > Expressão máxima da vida no Universo, elemento (vibração) que harmoniza o individuo consigo e com o mundo. Até os animais entendem sua linguagem. O educando não pode ser privado desse conhecimento. O sucesso que maestros já conseguiram motivando crianças e  jovens de todas classes sociais é uma prova de que a escola não pode prescindir da música em seu currículo escolar. A escola dever ser um ponto musical de harmonização valendo-se desde o canto de roda nos folguedos aos corais de salão.
2-TRABALHOS MANUAIS > desenvolver habilidades motoras, de criatividade, úteis tanto como realização pessoal como profissional é tão importante como aprender a ler e escrever. Não é porque hoje a indústria manufatura e distribui a granel muitos objetos, que o artesanato deixou de ter validade. Muito pelo contrário. Os jovens podem se iniciar em profissões altamente rendosas usando a sua criatividade e as mãos. No passado, todo jovem aprendia uma profissão além dos estudos convencionais escolares. Mãos e mente ocupadas mantém longe maus comportamentos. O que hoje é apresentado no jardim de infância como recreação deve ser ensinado nas classes mais adiantadas de forma prática, como uma opção de uma atividade profissional.
3- EDUCAÇÃO FÍSICA > ‘Mente sã em corpo sadio’ > não perdeu a validade. Educação física melhora a atenção, a disciplina, a disposição física, além de ensinar a respeitar seus semelhantes e a ter respeito por si próprio. Lembremos que os jovens estão em fase de crescimento e tem que aprender a lidar com seu corpo em transformação; as atividades físicas ajudam nesse equilíbrio físico-mental.
4-DESENHO > ARTISTICO / GEOMÉTRICO > ajuda a desenvolver a criatividade, e oferece momentos de lazer, reequilíbrio emocional, e de satisfação pessoal com os resultados, além do preparo para estudos mais avançados e para a vida profissional em muitas áreas.
5-LATIM & DICIONÁRIO E OUTROS IDIOMAS> o ensino do latim e o uso do dicionário são indispensáveis para o bom entendimento da língua pátria. Quanto ao ensino de outros idiomas: Francês, inglês, alemão, castelhano, grego, etc. têm sua validade no mundo atual, pois as diferentes disciplinas têm uma linguagem própria e se utiliza de muitos vocábulos desses idiomas. A falta de compreensão do significado das palavras acaba  desmotivando o aluno que acha difícil o estudo. Falo por experiência própria.
A AVALIAÇÃO deve ser  Constante > age como motivadora para rever os temas  estudados reforçando os conhecimentos.
SUGESTÃO  FINAL > Diante da incapacidade do Estado oferecer educação de qualidade para todos – da creche à Universidade –  e, considerando  que o Estado não é proprietário das pessoas, sugerimos que seja liberada a educação em casa como muitos pais reivindicam;  hoje  eles são criminalizados alegando abandono intelectual (sic). Na verdade o ensino em casa já se demonstrou ser  muito mais eficaz do que a educação oferecida pelo ensino oficial.
CONCLUSÕES:
O  Estado é Laico, a Nação NÃO!
Não será porque alguns governantes no poder não gostam / ou não tiveram facilidade com algum dos temas curriculares que tem o direito de privar a grande maioria dos alunos de receberem ensinamentos abrangentes na escola pública ou privada. E muito menos incluir temas ideológicos.
Reconheço que a tecnologia e as modernidades são um bem que pode ser agregado para melhorar o ensino; porém não substitui o que é básico na formação integral do estudante: ‘corpo, mente, intelecto, alma, espírito... ’, pois as necessidades humanas são sempre as mesmas através dos tempos.
            Ninguém aprende por simbiose. Tem que suar, queimar pestanas, virar noites, ler, ler, ler... Muito!
            Se quisermos um ensino classe ‘A’ para todos, devemos atender ao TODO, não a uma parte – aquela que, por preguiça mental, se comporta como se fosse um ‘monigote’ amoral – em prejuízo da maioria.

QUEM AMA, EDUCA” > Içami Tiba