segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O ANO DE 2014 VAI SE DESPEDINDO - ANTES UMA PEQUENA RETROSPECTIVA

Muitos foram os acontecimentos. Destacamos apenas alguns de repercussão maior.

Esportes - destaques: - Vitória do surfista brasileiro Gabriel Medina na competição mundial de surf realizada no Havaí. - Brasil > 7X1 na Copa Mundial de Futebol. - O ano teve muitos esportistas brasileiros fazendo bonito em várias modalidades. Nem sempre se ganha. O espírito esportivo – o fair play - é que deve prevalecer. Parabéns a todos...

O ano político: - O Brasil conseguiu a pior colocação no ranking mundial – a corrupção enlameou boa parte da classe política, empresarial e administrativa que se aproveitou em beneficio próprio, da empresa orgulho nacional – a Petrobrás. Já começou a limpeza na maior estatal; a operação deve se estender por meses e talvez anos. Com a palavra a Justiça (brasileira e internacional) que deve ser cega e surda e jamais se calar ou ser omissa. E, por conta de tanta corrupção, a presidente eleita achou que podia consultar o MP sobre a idoneidade dos ministeriáveis... - é o fim do mundo! – Atenções ministeriáveis! Apresentem seu prontuário... A ficha corrida na policia...
Petrolão: ‘Os fatos são chocantes. Há uma cleptocracia instalada’. (Ministro Gilmar Mendes)

Eleições: - uma eleição pouco ética e menos confiável em seus resultados finais. Não é ofensa à Democracia nem às Autoridades responsáveis pela realização das Eleições, solicitar esclarecimentos sobre o sigilo na apuração dos resultados do segundo turno. As eleições são secretas. A apuração NÃO!
O ano político-eleitoral também registrou: - uma campanha de baixo nível onde o terrorismo verbal predominou; - acidente ainda não esclarecido que vitimou um dos candidatos (Eduardo Campos) à Presidência.

Congresso: - Continua o não debate sobre tudo: - CPI, Comissão da Verdade, legalização da maconha, demarcação de terras, orçamento do governo, aumento dos próprios salários, lei de responsabilidade fiscal, Petrolão, etc. E o bate-boca, num linguajar de baixo calão (res de Chaussé), exibe o comportamento de quem quer brigar e atropela a Verdade. A espada de Dâmocles pende sobre a cabeça de muitos parlamentares...
Comissão da Verdade –  relegou ao gênero ‘Apócrifo’ os fatos ocorridos que não lhe convém sejam relatados oficialmente – ao que parece, reescrever a história ao gosto, acalma consciências.
Fala do Papa: - o discurso foi para o Clero, mas se aplica ao mundo laico, em gênero, número e grau: exibicionismo, o sentir-se imortal e indispensável, terrorismo de boatos, endurecimento mental, ‘esquizofrenia assistencial’, ‘laboriosidade excessiva’, ‘Alzheimer espiritual’... As verdades contundentes são necessárias de serem ditas.

CUBA X EEUU > Fim de uma Odisseia? - A surpresa do ano foi o acordo para reatar relações diplomáticas entre Cuba e EEUU – 17/12/2014 – começou com uma troca formal de prisioneiros. Não nos iludamos. O jogo está começando a ser jogado. A imagem que nos fica é que: ‘O Urso siberiano, após tantas trapalhadas, vai hibernar, enquanto que a Água americana lança o olhar para o Caribe... ’
Dizem que, com a derrocada dos preços do petróleo que derrubou o poderio Russo e o Venezuelano, Cuba preferiu ignorar o ‘inimigo’ e acompanhar as mudanças econômicas mundiais conforme seus interesses imediatos. Tornar-se uma economia comunista capitalista (sic). O bom estrategista sabe que às vezes para avançar, primeiro é preciso recuar. O governo cubano garante que vai continuar comunista.
E o embargo? – Brasil exporta para Cuba há tempos entre outros produtos, Milho e frango. Fidel, em visita ao ainda sindicalista Lula, foi brindado com um almoço onde foi servido o trivial prato domingueiro ‘Polenta com Frango’ muito comum no interior caipira; – o ‘acepipe saboroso’- novidade para o cubano, foi incluído nos costumes lá da ilha!

UNASUL – aí começa outra história a partir do ‘meio do mundo’. Os ditos países bolivarianos agora terão que pensar o futuro com Cuba voltada para o inimigo do passado. Na última reunião acordaram em dois pontos: Educação e Forças Armadas. Temo pelas próximas gerações.

Futuras gerações! – as do passado como a do Papa Francisco e a minha ainda sabem dançar um tango romântico como nos velhos tempos. A palavra empenhada tinha valor de documento... Hoje se rasga a Lei e ignora-se o que está escrito na Carta Magna.

Nos velhos tempos, não tão velhos assim, havia tempo para ouvir, falar, comemorar, sonhar, ser romântico. O progresso materialista ainda não havia transformado as pessoas em robôs ambulantes conectados a celulares e outros eletrônicos... Vive-se uma farsa de que tudo está bem se, se tem em mãos o último invento que  rouba o tempo e provoca neuroses quando deixa de funcionar. Tudo passou a ser urgente. Isso é gravíssimo! Para que tanta pressa?
Estamos no século XXI – Ano Domini 2014/2015! Como será o futuro?

-“O aspecto mais triste da vida de hoje é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria”. (Isaac Asimov)