quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

ILHA DE VERA CRUZ – TERRA DA SANTA CRUZ – BRASIL – UMA NAÇÃO ENVERGONHADA.

Perguntam se o Brasil tem jeito. Claro que tem. Não é porque os escândalos se sucedem no país, que devemos perder as esperanças.
É verdade que o panorama é preocupante:
- Educação? – Os pais, primeiros educadores foram desautorizados pelo sistema que deseja apropriar-se das mentes dos indivíduos desde a primeira infância, para que todos pensem ‘politicamente correto’.
- Os professores também foram cooptados para que cumpram agendas de interesse do Estado e não currículos com conhecimentos de interesse dos estudantes.
- As Igrejas, em sua maioria se transformaram em empresas...
- As empresas foram desestruturadas – as que não fecharam perderam sua função econômico-social que deveria atender aos interesses da coletividade.
- Os políticos em sua maioria perderam os parâmetros entre o público e privado. . E, ainda temos que ouvir de alguns que: ‘A Lei sou eu!’; ...’a nossa ética...’; ‘nossos valores democráticos’; e, quando o que a Lei diz, contradiz suas posturas, não se vexam em querer mudar as Leis e sua aplicação: - A lei, ora a lei!...
- A Justiça navega por mares revoltos oscilando entre punir a corrupção que transborda, ou desculpar hipocritamente os desvios de conduta de autoridades e servidores sem ética. Segundo os depoimentos do Sr. Paulo Roberto Costa à CPI, a roubalheira é generalizada dentro do governo desde o Governo Sarney e que, a roubalheira que ora está sendo exposta dentro dos quadros da Petrobrás, vigora em todos os setores do governo. Faz sentido que algumas dezenas de políticos estejam envolvidos – só falta declinar os nomes, pois os nomes de seus superiores já não são mistério.

Já falam em DNA da corrupção na política brasileira. Citei no título deste texto os nomes que o Brasil teve: Ilha de Vera Cruz e Terra da Santa Cruz, e finalmente Brasil.
Historicamente sabe-se que a denominação ‘brasileiro’ era aplicada aos contrabandistas de pau-brasil.
Verbete do dicionário “Aurélio’ diz: Brasileiro> adj. 1- de, ou pertencente ou relativo a Brasil. S. m. 2- O natural (indígena) ou habitante do Brasil. Sin.: (nestas opções: brasiliano, brasiliense, brasílico, brasílio). 3- Alcunha com que os portugueses designavam seus compatriotas que voltavam ricos do Brasil.

Corrupção, não há duvidas de que é histórica.
É só lembrar que já na primeira República, Rui Barbosa, o então Ministro da Fazenda dizia: “Cortemos energicamente as despesas. Eliminemos as repartições inúteis. Estreitemos o âmbito ao funcionalismo, reduzindo o pessoal e remunerando-lhes melhor o serviço. Moralizemos a administração, norteando escrupulosamente o provimento de cargos do Estado pela competência, pelo merecimento”. (Sic).

A constante distorção da história nacional, procurando generalizar o tal ‘jeitinho brasileiro’ como uma característica do povo brasileiro está contribuindo para que uma descrença se estabeleça entre as pessoas. Enquanto não houver limites para a ação de indivíduos que se ocupam em depreciar seus semelhantes, seu trabalho, seus sentimentos, seus valores, o país continuará dominado pela corrupção e por gestores  incompetentes. Não basta mudar os titulares dos ministérios (39), se eles terão que cumprir uma agenda pré estabelecida que não lhes dá margem de realizar reais mudanças.

Mudanças! - Há pessoas que mudam de nome para melhorar suas vidas.
 – “Ilha de Vera Cruz”, “Terra da Santa Cruz”, ou Brasil? – qual é o melhor nome para a identidade nacional?

– Mas, o melhor ainda será mudar o curso desta história de corrupção. As pessoas agem correto porque sabem o que é correto, e não porque os outros estão olhando. A isso se dá o nome de caráter.