domingo, 7 de dezembro de 2014

MEIO AMBIENTE – ALGUNS MITOS & REALIDADES SOBRE SUPERPOPULAÇÃO.


O lado ‘oculto’ da natureza é  o outro lado da moeda que cada um interpreta segundo sua medida.
- ‘Uma árvore é derrubada na Amazônia, não chove em São Paulo... ’ – frase de efeito para alertar sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Noticiários afirmam constantemente que o planeta não comporta mais população e que faltarão alimentos. Manchetes anunciam que precisaríamos de três planetas iguais a Terra para atender as necessidades da população crescente.
 A verdade é que: O mundo não está superpovoado. Mais de 97% da Terra está vazia! E, ela tem capacidade para muito mais pessoas viverem confortavelmente.
Todos os dias o mundo se transforma como a borboleta que, ao sair do casulo, e abre e fecha suas asas aquecidas pela luz solar, irradia vibrações e faz com o Universo não seja mais o mesmo!

1- Mito > A população cresce e a cada ano acrescenta grande número de pessoas ao pequeno planeta:
Realidade > - Paul Ehrlich e outros estimaram que os seres humanos ocupem apenas 1/3 da superfície do planeta. Se forem atribuídos 12 m² a cada pessoa, a população atual da Terra caberia no estado do Texas. Além do mais, o crescimento populacional está diminuindo, sendo que 79 países que tem 40% da população mundial, estão com taxas negativas de crescimento. Estatísticas demonstram que os índices estão abaixo do ideal para repor a população em uma geração que é de 2,1. Inclusive as previsões da ONU que eram de 10 bilhões de habitantes para 2.050, já foi reduzido para 9 bilhões na previsão de 1996.
Observação: são os grandes aglomerados urbanos que criam essa imagem de superpovoamento do planeta.
2- Mito > A Superpopulação seria a causa do aquecimento global –
Realidade: No máximo, as aglomerações urbanas criam ilhas de aquecimento. Exemplo que contradiz a afirmativa: > a  Alemanha é um dos países mais bonitos e com o meio ambiente bem conservado, cuja densidade demográfica é de 600 hab / 2,6 km².
3- Mito x Realidade > Redução da Camada de Ozônio - culpa da população – Realidade > acredita-se que toda essa campanha visa favorecer novas indústrias químicas que produzem os substitutos do CFC. Há outro fator ignorado: - os testes nucleares realizados no século passado na atmosfera sobre o Pacifico Sul.
4- Mito > As florestas estão desaparecendo.
Realidade > – A FAO estima em 4 milhões de hectares de florestas cobrindo 30% da superfície terrestre o que equivale ao que havia nos anos 50. Nos EEUU a área florestal é três vezes maior que a que existia em 1920 e continua crescendo graças ao reflorestamento com madeiras para indústria. No Brasil a FAO estima que 0,2% da área florestal está sendo destruída; porém sua densidade demográfica por 25 km² é bem inferior à média mundial que é de 101 hab/km². Assim mesmo, ambientalistas continuam insistindo que é preciso limitar os espaços ocupados pelo homem.
5- Mito > Aumento da poluição do ar e chuvas ácidas.
Realidade > - Os níveis de poluição do ar e das águas dos rios e lagos só têm aumentado nos países do leste europeu e na China, porém em áreas pouco povoadas; em contrapartida nos países como nos EEUU a poluição está sendo reduzida.
6-  Mito >  plantas e animais estão desaparecendo por culpa da ocupação humana. Realidade > Na verdade algumas espécies estão aumentando sua população; e os cientistas ainda não sabem explicar como e porque algumas espécies desaparecem,  outras permanecem e outras ainda desconhecidas são encontradas.
7- Mito >  Faltarão alimentos!
Realidade> Segundo a FAO o fornecimento de alimentos excede as necessidades em todas as áreas do mundo. Globalmente a produção duplicou nos últimos 40 anos entre 1961-1991, além de não haver obstáculos para que a produção atenda a demanda. Apenas metade das áreas agricultáveis é usada.
8- Mito > A superpopulação seria a causa da pobreza.
Realidade >  Esta pobreza é uma decorrência de ordem política onde os governos preferem produzir para exportar ao invés de atender as necessidades da população. Por exemplo, a má administração com gastos excessivos com a máquina pública, altos impostos, inflação, restrições comerciais, estatizações, burocracia e excesso de regulamentações da iniciativa privada, etc. é que transformaram países africanos, Etiópia, por ex. em redutos de miséria e fome. A África tem um potencial agrícola para alimentar o dobro da população mundial atual! Países da Ásia também tem grandes desequilíbrios econômicos pela intervenção estatal (Bangladesh) provocando a migração para as cidades e um empobrecimento geral da população mesmo quando esta diminui.
9- Mito x Realidade > Controle de natalidade não é um desejo das famílias como tem sido alegado. Muito pelo contrário, é uma exigência de governos (incluso EEUU) que tem incentivado e até exigido o uso de métodos anticoncepcionais como condição de ajuda aos países pobres; as agências de planejamento familiar alegam que os custos da assistência social são altos e é preciso reduzir o número de nascimentos.
10- Mito > A superpopulação causa a guerra e as revoluções.
Realidade > - Muito pelo contrário. A África tem sido palco da maior parte dos conflitos e é uma das áreas menos povoada do planeta. O problema está nos governos dos respectivos países. Os egoísmos ditatoriais é que destroem recursos e pessoas.

Mensagem: - Faça você também parte da humanidade que tem capacidade de autocrítica positiva. A consciência  da própria inferioridade é que leva à pratica da agressividade e  desvalorização do outro. Todos os dias o mundo se transforma como a borboleta que, ao sair do casulo, e abre e fecha suas asas aquecidas pela luz solar, irradia vibrações e faz com que o Universo não seja mais o mesmo!