FLORES - O SIMBOLISMO QUE TRADUZ O BELO E A BELEZA DA VIDA
Considerações do dia:
O BELO & A BELEZA = Está nas cores de um ramalhete de flores. No sorriso puro de uma criança. Num gesto de solidariedade. Na palavra sincera que brota do coração. Na capacidade de superação e, em saber perdoar.
Perdoar é saber esquecer e dar-se uma nova oportunidade.
– ‘Lembre-se de esquecer’. (Kant).
VERDADE = é o ato de transparência em todos os momentos de nossas vidas. Qualquer afirmação que se faça desconsiderando o conjunto da informação que envolve uma linha de tempo é meia verdade. Ou seja, é uma visão míope e seletiva dos acontecimentos > uma meia verdade. A Verdade é delicada como a pétala de uma flor que esconde o duro espinho que não queremos ver.
ÉTICA E CARÁTER = Ética é o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. É o agir com elegância!
Caráter é o conjunto de coisas que fazemos quando ninguém está olhando. É o agir com responsabilidade.
RESPONSABILIDADE = cada um é responsável pelo que faz ou deixa de fazer por si, pelo próximo, pela sociedade, pela humanidade. Ao defender os direitos individuais de alguns, em vez de educá-los, nos esquecemos que fazemos parte de um organismo maior – a sociedade civil – que, como um ramalhete de flores de diferentes formas, colorações e perfumes, se harmonizam entre si resultando num conjunto cuja beleza transcende o individual, apesar dos espinhos.
É tempo de paz. É tempo de saber perdoar. É tempo de cultivar amizades. É tempo de respeitar para ser respeitado. É tempo de dar tempo ao tempo para que os destinos se cumpram em paz e harmonia.
Como dizia o poeta: -“Cultivo flores brancas para quem me estende a mão amiga; cultivo flores brancas para a mão que me agride”...