sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

BRASIL - A ANISTIA E A COMISSÃO DA (MEIA) VERDADE.


A Comissão da (meia) verdade  apresentou o resultado de sua investigação sobre o período da ditadura militar.  Insistem em ignorar a  lei da Anistia (6.683 de 1979) que foi negociada por ambas as partes para permitir a pacificação e a volta à Democracia, sem revanches. Anistia quer dizer amnésia > esquecimento. A Comissão esquece a parte de culpa que cabe aos grupos armados, treinados no exterior e que agiam no país já em 1959/60/61, o que motivou a ação militar em 1964 amplamente apoiada pela sociedade civil. Aliás, a Comissão já perde a credibilidade quando nem o texto legal que a criou foi respeitado.
Para que a verdade predomine, a Comissão tem que fazer um ‘mea culpa’, com honestidade, ou seja, reconhecer o que os grupos terroristas que se dizem vítimas da ditadura fizeram para que as FFAA cumprissem sua função institucional em defesa da Nação, e, o país, não mergulhasse na escuridão da ideologia comunista que eles queriam impor. A guerrilha do Araguaia foi uma guerra contra grupos de guerrilheiros fortemente armados e treinados no exterior cujo objetivo era tomar o poder pela força.

Causa estranheza que pessoas com bom nível de escolaridade façam comentários deturpando ou omitindo fatos da história. A história é uma sucessão de fatos com antecedentes e consequentes. Talvez você nem tivesse nascido naquela época e conhece apenas a parte da história como vem sendo contada nas ultimas décadas. Havia grupos que queriam se impor pela força, porém a grande maioria da população – milhões de brasileiros -  trabalhava, produzia, gerava riquezas, estudava, se divertia, viajava... As pessoas podiam pensar livremente, pois não havia a pratica do ‘politicamente correto’ nem a manipulação da informação. Hoje vigora a ditadura da violência, da mentira, da corrupção. Quantos brasileiros morrem diariamente e quantos outros já deixaram o país neste período de ‘democracia’ – a deles?

– Acabar com a Lei de Segurança Nacional? - Jamais! Foi graças a ela que o Brasil teve a proteção das FFAA contra guerrilheiros que nada tinham de patriotas.

Com o devido respeito pelos mortos e suas famílias, a verdade tem que ser dita por inteiro. A comissão perdeu uma oportunidade de demonstrar que tem sensibilidade e sentimentos de respeito por todas as vitimas e seus familiares, e reconhecer sua parte de responsabilidade nos fatos que levaram ao regime de exceção de 1964/1985. Memória seletiva não traduz a verdade. Quantos aos desaparecidos, já procuraram no exterior? – alguns podem ter deixado o país. As fronteiras são imensas.

Fica a pergunta: - Como seria o Brasil hoje, se os grupos armados que queriam imitar a revolução cubana tivessem  assumido o poder? - Em Cuba,  quem se opôs ao regime imposto pela  revolução, foram reprimidos violentamente; os que não foram fuzilados em ‘el paredón’, fugiram do país, ou estão presos. Lá esse regime começou em 1956 com os irmãos Castro e ainda continua. Isto é história.

De minha parte não tenho nada contra quem quer quiser ser comunista, desde que não queira impor `Nação brasileira sua ideologia pela violência das armas ou por constrangimentos psicológicos. O respeito tem mão dupla. Não façam o mundo mais pesado do que ele é.