terça-feira, 16 de dezembro de 2014

CRIME DE RESPONSABILIDADE NA GESTÃO PÚBLICA

  
“Os chamados crimes de responsabilidade correspondem às infrações político-administrativas cometidas no desempenho da função presidencial, desde que definidas por lei federal. Estabelece a Constituição Federal como crimes de responsabilidade condutas que atentam contra a Constituição e, especialmente, contra a existência da União, o livre exercício dos Poderes do Estado, a segurança interna do País, a probidade da Administração, a lei orçamentária, o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais e o cumprimento das leis e das decisões judiciais (CF, art. 85)”.

Mensalão... Petrolão... – os escândalos se sucedem atingindo setores políticos e empresariais. O ‘eu não sabia de nada’ só acredita quem quiser. Já perdeu a validade. O leque de pessoas envolvidas não permite mais que os responsáveis pelo governo, nestes últimos 12 anos, ignorem o que se passou no país. Ou foi omisso ou foi conivente.

Nomes se sucedem. Ainda falta a lista dos políticos envolvidos no gigantesco rombo contra a Petrobrás. Eles conseguiram destruir a maior Empresa brasileira; ela valia R$737 bilhões e agora só vale R$127 bilhões.

O  PT e a presidente, tentando criar uma cortina de fumaça e escapar das responsabilidades,  afirmam que nunca se investigou tanto como agora. A verdade é que nunca se roubou tanto, por isso é que não deu mais para esconder que o PT fazia caixa 1 + caixa 2 + caixa três.

A Petrobrás é apenas uma das fontes de abastecimento dos corruptos. Outras empresas estatais também fazem parte do esquema. Quem investiga os fatos escabrosos é a PF, MP e o CGU.

Para a presidente não incorrer no crime de responsabilidade fiscal o Congresso aprovou a mudança da LDO/2014 (Lei de diretrizes orçamentárias). Sancionada pela presidente e publicada no Diário Oficial da União, entra em vigor hoje (16/12). Cabe ao Congresso aplicar a lei, não a de atender a manobras contábeis para  livrar a presidente de uma punição.  Já se sabe qual o preço dos políticos da base aliada. O Natal vai ser gordo!

E as contas da campanha eleitoral da presidente Dilma não foram nem aprovadas nem rejeitadas. Deverão ser aprofundadas as investigações... A Lei é igual para todos! Aliás, ainda faltam muitos esclarecimentos sobre as ultimas eleições, incluindo urnas e a falta de transparência na apuração secreta do resultado final (!)

Ainda teremos mais números ($$$$) a serem analisados > a  lista do doleiro Youssef aponta obras realizadas no exterior, como o porto Mariel em Cuba ( empreiteira Odebrecht); o gasoduto na Argentina na província de Córdoba (BNDES); outras no Uruguai, Bolívia, Equador, Colômbia...

A sociedade civil está mobilizada em prol da moralização da política. A prática de distorcer fatos, ironizar e depreciar o cidadão acusando a oposição de golpe são atitudes que revelam o caráter antidemocrático dos famintos pelo poder.

 Eleição não é sinônimo de democracia; é apenas um detalhe do processo. O senso de responsabilidade deve caracterizar qualquer gestor publico no exercício de sua administração. A Lei existe para ser cumprida, e não adaptada aos interesses particulares de partidos políticos ou grupos que exerçam funções que envolvem recursos públicos.