quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Fábula: - O MACAQUINHO E O ESQUILO


Fábulas são lições  ministradas de forma recreativa através de exemplos simples e práticos. Esopo, La Fontaine e outros nos deixaram um legado muito instrutivo não só para crianças e jovens como também para adultos. Elas ajudam a aguçar o senso crítico do observador desde a infância.  
A fábula "O Macaquinho e o Esquilo" se aplica muito bem aos nossos dias, em especial àqueles que se supõem mais espertos que os outros, e procuram tirar proveito do trabalho alheio.

Conta o fabulista que:

"- Na árvore grande, à  beira de um rio de águas cristalinas, vivia um Esquilo. Trabalhador e previdente, o pequeno Esquilo  passava o dia colhendo nozes e guardando, colhendo e guardando, sempre correndo, atento ao seu trabalho. Era tempo de colheita!
Na árvore também morava um Macaquinho muito folgado. Tranquilo, lá do alto da árvore, comodamente instalado em um galho, ficava a observar o Esquilo no corre-corre, carrega-carrega, guarda-guarda... Eram nozes e mais nozes que o pequeno morador do andar inferior ia armazenando.
Um dia o macaquinho teve uma ideia marota. Agarrado a um cipó desceu da árvore, se escondeu atrás de uma moita e esperou o Esquilo começar seu trabalho.
Enquanto o Esquilo corria para pegar mais nozes, o Macaquinho, sorrateiramente pegava tudo o que podia pegar. Comia as nozes que conseguia quebrar e as mais duras ele jogava na cabeça dos outros animais. Os animais pensavam que as nozes caiam da árvore e comiam.
Era uma festa!. Todos se divertiam muito. Menos o Esquilo que continuava a correr colhendo, carregando, guardando, nozes e mais nozes sem perceber que estava sendo assaltado por um vizinho. Quando a colheita acabou e o Esquilo foi conferir o produto de seu trabalho descobriu que suas nozes haviam sumido.
O Macaquinho que jogava fora tudo o que não comia, também ficou sem nada. Os dois saíram no prejuízo. O Esquilo por não cuidar do que conseguia com seu trabalho e o Macaquinho que jogava fora tudo o que não comia.

 Moral da história: -  Este é o retrato de muitas pessoas que esperam que os outros produzam, enquanto eles usufruem das riquezas alheias. Um dia a festa acaba e todos ficam no prejuízo: - Quem trabalha e não cuida, e quem joga fora o que consegue sem fazer esforço.


... Enquanto aguardamos o desenrolar dos acontecimentos nacionais, La Fontaine, Esopo, os clássicos Contos de Fadas entre outros, nos oferecem boas lições ilustrativas do que se passa no país das maravilhas: - A Cigarra e a Formiga, Cinderela, Os Três Porquinhos, A Raposa e as Uvas, O Lobo e o Cordeiro, O Leão e a Rã, Lobo em pele de Cordeiro, e muitas outras que retratam a torpe conduta atual da política adotada pelos que mandam neste país. Sem esquecer Pedro Malasarte e Macunaíma, naturalmente.