sábado, 13 de dezembro de 2014

MITOS CLIMÁTICOS - OS ALARMISTAS DEVERIAM FICAR ALARMADOS

- “Mitos Climáticos – Os Alarmistas deveriam ficar Alarmados” – é o titulo de um artigo sobre uma reunião da imprensa convocada pela NASA (23-09-2008) para anunciar que  - ‘o Sol, nosso astro rei , está tendo um comportamento fora do normal’.
 Nas palavras do texto o Sol está "a ficar muito sossegadinho"!

O que isso quer dizer?

- Segundo o artigo  baseado em observações e medições realizadas pelo satélite "Ulysses", a ejeção do plasma do vento solar está em seu mínimo desde há 50 anos, e diz mais - que esse período poderá se estender por mais tempo do que se pode imaginar. O autor observa que um comunicado desse teor feito pela NASA é um acontecimento raro, motivo que o leva a concluir que a NASA estaria querendo antecipar o anúncio do fim da histeria que tem dominado o mundo sobre o aquecimento global que ele considera de interesse apenas dos alarmistas. Segundo o informe da NASA, há uma calmaria do vento solar que produz uma bolha protetora (a heliosfera) ao sistema solar como um todo. Ou seja, a pressão global do vento solar é das mais baixas desde o início da era espacial. Cita o estudioso Ed Smith de "Jet Propulsion Laboratory" que acredita que a diminuição da intensidade do vento solar que é de um milhão de milhas/hora, possivelmente levará a reduzir a resistência da heliosfera permitindo que os raios cósmicos atinjam diretamente o nosso sistema solar.

O plasma do vento solar é importante por interagir com todos os planetas e determinar a fronteira entre o nosso sistema solar e o espaço interestelar. Foi detectado que o atual ciclo solar (nº24) apresenta um campo magnético 20% menor que o observado no ciclo anterior. Fala também dos estudos realizados na Dinamarca por Henrik Svensmark relacionando as nuvens nas baixas altitudes com as atividades dos raios cósmicos, que estariam levando a um esfriamento do planeta - na contramão dos alarmistas do aquecimento global. O aumento de 1% na cobertura das nuvens equivale a apenas 0,07º C na temperatura global. Além do mais a própria NASA já avisou que nos próximos tempos, durante longo período podemos esperar mais frio do que calor devido a essa menor atividade solar.  

Os cientistas se desdobram em observações do comportamento solar. Qual a verdadeira duração dos ciclos solares? Serão eles parte de um ciclo maior? O atraso ocorrido nos picos é normal – o ‘despertar, ou fim do ciclo de 11 anos’  atual teve um atraso se estendendo até 2012.

A ‘Pequena Idade do Gelo’ que ocorreu na segunda metade do século XVII na Europa e na América do Norte, com invernos muito mais rigorosos do que o normal, coincidiu com o Mínimo de Maunder.


Especulações as mais variadas são feitas à granel sobre mudanças climáticas. A verdade é que não se tem certeza de nada. Talvez os astecas que faziam sacrifícios aos deuses quando ocorriam secas catastróficas estejam mais próximos da verdade. Há um relato sumério que fala do ‘fechamento das águas dos céus’ para punir dois deuses (Nana/Sin e sua esposa Nin.Gal – ‘a grande Senhora’ ) que teriam usurpado o poder de Anu e Enlil e se  instalado na próspera Ur,  convivendo com os humanos... Tudo é possível!