segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O ANO DE 2014 VAI SE DESPEDINDO - ANTES UMA PEQUENA RETROSPECTIVA

Muitos foram os acontecimentos. Destacamos apenas alguns de repercussão maior.

Esportes - destaques: - Vitória do surfista brasileiro Gabriel Medina na competição mundial de surf realizada no Havaí. - Brasil > 7X1 na Copa Mundial de Futebol. - O ano teve muitos esportistas brasileiros fazendo bonito em várias modalidades. Nem sempre se ganha. O espírito esportivo – o fair play - é que deve prevalecer. Parabéns a todos...

O ano político: - O Brasil conseguiu a pior colocação no ranking mundial – a corrupção enlameou boa parte da classe política, empresarial e administrativa que se aproveitou em beneficio próprio, da empresa orgulho nacional – a Petrobrás. Já começou a limpeza na maior estatal; a operação deve se estender por meses e talvez anos. Com a palavra a Justiça (brasileira e internacional) que deve ser cega e surda e jamais se calar ou ser omissa. E, por conta de tanta corrupção, a presidente eleita achou que podia consultar o MP sobre a idoneidade dos ministeriáveis... - é o fim do mundo! – Atenções ministeriáveis! Apresentem seu prontuário... A ficha corrida na policia...
Petrolão: ‘Os fatos são chocantes. Há uma cleptocracia instalada’. (Ministro Gilmar Mendes)

Eleições: - uma eleição pouco ética e menos confiável em seus resultados finais. Não é ofensa à Democracia nem às Autoridades responsáveis pela realização das Eleições, solicitar esclarecimentos sobre o sigilo na apuração dos resultados do segundo turno. As eleições são secretas. A apuração NÃO!
O ano político-eleitoral também registrou: - uma campanha de baixo nível onde o terrorismo verbal predominou; - acidente ainda não esclarecido que vitimou um dos candidatos (Eduardo Campos) à Presidência.

Congresso: - Continua o não debate sobre tudo: - CPI, Comissão da Verdade, legalização da maconha, demarcação de terras, orçamento do governo, aumento dos próprios salários, lei de responsabilidade fiscal, Petrolão, etc. E o bate-boca, num linguajar de baixo calão (res de Chaussé), exibe o comportamento de quem quer brigar e atropela a Verdade. A espada de Dâmocles pende sobre a cabeça de muitos parlamentares...
Comissão da Verdade –  relegou ao gênero ‘Apócrifo’ os fatos ocorridos que não lhe convém sejam relatados oficialmente – ao que parece, reescrever a história ao gosto, acalma consciências.
Fala do Papa: - o discurso foi para o Clero, mas se aplica ao mundo laico, em gênero, número e grau: exibicionismo, o sentir-se imortal e indispensável, terrorismo de boatos, endurecimento mental, ‘esquizofrenia assistencial’, ‘laboriosidade excessiva’, ‘Alzheimer espiritual’... As verdades contundentes são necessárias de serem ditas.

CUBA X EEUU > Fim de uma Odisseia? - A surpresa do ano foi o acordo para reatar relações diplomáticas entre Cuba e EEUU – 17/12/2014 – começou com uma troca formal de prisioneiros. Não nos iludamos. O jogo está começando a ser jogado. A imagem que nos fica é que: ‘O Urso siberiano, após tantas trapalhadas, vai hibernar, enquanto que a Água americana lança o olhar para o Caribe... ’
Dizem que, com a derrocada dos preços do petróleo que derrubou o poderio Russo e o Venezuelano, Cuba preferiu ignorar o ‘inimigo’ e acompanhar as mudanças econômicas mundiais conforme seus interesses imediatos. Tornar-se uma economia comunista capitalista (sic). O bom estrategista sabe que às vezes para avançar, primeiro é preciso recuar. O governo cubano garante que vai continuar comunista.
E o embargo? – Brasil exporta para Cuba há tempos entre outros produtos, Milho e frango. Fidel, em visita ao ainda sindicalista Lula, foi brindado com um almoço onde foi servido o trivial prato domingueiro ‘Polenta com Frango’ muito comum no interior caipira; – o ‘acepipe saboroso’- novidade para o cubano, foi incluído nos costumes lá da ilha!

UNASUL – aí começa outra história a partir do ‘meio do mundo’. Os ditos países bolivarianos agora terão que pensar o futuro com Cuba voltada para o inimigo do passado. Na última reunião acordaram em dois pontos: Educação e Forças Armadas. Temo pelas próximas gerações.

Futuras gerações! – as do passado como a do Papa Francisco e a minha ainda sabem dançar um tango romântico como nos velhos tempos. A palavra empenhada tinha valor de documento... Hoje se rasga a Lei e ignora-se o que está escrito na Carta Magna.

Nos velhos tempos, não tão velhos assim, havia tempo para ouvir, falar, comemorar, sonhar, ser romântico. O progresso materialista ainda não havia transformado as pessoas em robôs ambulantes conectados a celulares e outros eletrônicos... Vive-se uma farsa de que tudo está bem se, se tem em mãos o último invento que  rouba o tempo e provoca neuroses quando deixa de funcionar. Tudo passou a ser urgente. Isso é gravíssimo! Para que tanta pressa?
Estamos no século XXI – Ano Domini 2014/2015! Como será o futuro?

-“O aspecto mais triste da vida de hoje é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria”. (Isaac Asimov) 

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

ADEUS 2014... UM FELIZ ANO NOVO. SALVE 2015!

 

- ADEUS 2014...

- TCHAU! - BYE-BYE! - AU REVOIR!  -ARRIVEDERCI!  -ADIÓS!

 

Grata pelas coisas boas e pelas lições de vida deixadas. Grata pelo carinho e manifestações de amizade no transcorrer do Ano.

Obrigada. Thank You! Merci! Grazie! Gracias!

 

 

       2015! – SEJA MUITO BEM VINDO!

       HOLA! – CIAO! – SALUT! – HELLO! –WELCOME! SOYEZ LE BIENVENU! – FELICIDADES! – BOA SORTE!

        

      Seja muito bem vindo! Com votos de um ano de Justiça > Ordem > Respeito > Harmonia e Paz em todos os Lares e Nações.

     

      A Boa Vontade Faz Milagres!

 

                FELIZ ANO NOVO DE 2015!

                                                                                                                                                        

 

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

DISCURSOS DIPLOMÁTICOS DE CHEFES DE ESTADO E A REALIDADE DE UM POVO - (CUBA x EEUU). O JOGO ESTÁ JOGADO!


- Enquanto o ‘Urso Siberiano’ vai hibernar após muitas trapalhadas, a ‘Águia Americana’ faz seu voo rumo ao Caribe. Todo estrategista sabe que para vencer uma batalha, primeiro é preciso recuar.
Foi o espírito natalino e de confraternização cristã, ou mais um ato político entre duas nações? 
- O discurso da aproximação diplomática (17/12/2014) entre Cuba e EEUU, apanhou o mundo de surpresa, mas soou orquestrado. Muitas perguntas ficam no ar. Uma delas é se terá efeito dominó na América Latina, como uma espécie de ‘queda do muro do Caribe’, desarticulando o movimento bolivariano liderado pela Venezuela.

Sem dúvida o fato histórico  marcará um novo tempo para o sofrido povo cubano. Mas que ninguém se iluda de que o progresso e a antiga prosperidade da ilha cubana vão voltar como num passe de mágica após mais de meio século de dominação. Cuba foi uma ilha privilegiada no contexto das nações da América Latina aonde, o progresso e todas as inovações do fim do século XIX e primeira metade do século XX, chegaram primeiro.  E, de contra peso, sempre haverá os que se acomodaram ao sistema e continuarão com a filosofia do ‘da me pan y llamame de tonto’. São três gerações que nasceram na ilha sob o regime comunista onde produzir, comercializar o que produz e ter uma atividade econômica que lhes dê independência do Estado é crime. Cabe ao povo cubano, após tantos anos de repressão e proibições, onde o Estado é o senhor de tudo, mostrar que está em condições de caminhar com os próprios pés.

A noticia, em Cuba, não teve comemorações. Opiniões e comentários publicados no Jornal virtual ’14 Y Medio’ – da blogueira cubana Yoani Sánchez - sobre as reações do povo cubano na ilha ao anuncio dos presidentes (Obama e Raul Castro) sobre o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, vão da esperança por um novo tempo, ao descrédito e indiferença de um povo sofrido e desiludido. Chamou a atenção o contundente desabafo de cidadãos que denunciam os irmãos Castro por mentirem tanto tempo sobre ‘o inimigo’ que nunca existiu; e acusando que, o inimigo contra o qual eles promovem guerra continuada, é o cidadão cubano. Uma pergunta que os analistas políticos fazem é como Cuba vai conseguir viver sem um inimigo para justificar seus fracassos. O que tem ocorrido é ‘BATALHA DE IDÉIAS’ imposta pelo regime cubano que já se estendeu à Venezuela com o intuito de dominar a América Latina. Lembremos do Foro de São Paulo e da UNASUL.
Patrocinadores é que não faltarão. Não existe almoço grátis, senhores...

 Raul Castro já disse que o sistema político comunista não muda! Portanto, o ato de reatar relações diplomáticas não significa fim de uma ditadura de 54 anos. Muito pelo contrário – poderá até fortalecê-la, como alguns exilados cubanos disseram em suas manifestações em Miami, pois, para eles, o gesto de Obama representou o reconhecimento do regime em vigor na ilha.
Por enquanto fica a impressão de que foi um gesto diplomático com ares humanitários com troca de prisioneiros. Se houver independência econômica dos trabalhadores, estes naturalmente pleitearão independência política e isso não interessa ao Estado Totalitário Castrista, caso contrário já teria feito a abertura do debate, permitindo a real participação popular no governo com alternância de poder. Os instrumentos de dominação continuarão. O endurecimento mental é uma realidade incontestável.
O mundo de hoje não é mais o de meio século atrás. O salto a fazer é grande, especialmente reformular conceitos em relação ao ‘inimigo’ de tantos anos; por enquanto a maior parte da população da ilha ainda está mantida à margem dos acontecimentos sem acesso à informação, liberdade plena de ir e vir, de escolher seus dirigentes...

E o Papa Francisco, que foi um dos articuladores para que EEUU e Cuba voltassem a se comunicar, fez um ‘Responso’ em regra ao alto clero. Responso merecido e que se aplica em gênero, numero e grau aos desmandos que corroem a política nacional, e aos donos do poder que se julgam insubstituíveis, se outorgando o direito de ‘dirigir’ a vida das pessoas e o destino das Nações. Ele (o Papa) pode não entender de política, mas entende de comportamento humano. Sua fala traduz bem o momento. A escravidão se perpetua através dos tempos – só muda o nome dos dominadores, o local, a data do calendário e a forma de aplicá-la.


Que o brilho das luzes natalinas ilumine o caminho dos povos e que os cânticos abrandem os corações e desarmem os espíritos embrutecidos pelas vaidades do poder. Ninguém é eterno ou insubstituível!  O jogo está jogado e está apenas começando.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

BONS PENSAMENTOS PARA FAZER NOSSO DIA MELHOR

BONS PENSAMENTOS PARA FAZER NOSSO DIA MELHOR

Comecemos com a regra de ouro maior:

- ‘Não faças aos outros o que não queres que te façam’. (Jesus Cristo – Confúcio).

- ‘Divergência de opiniões não deve jamais ser motivo para hostilidade’. (Mahatma Gandhi)

- ‘Deus perscruta corações... ELE é puríssima ‘essência’. Para os que têm fé nELE, Deus simplesmente é’. (idem)

- ‘O mais forte é aquele que sabe dominar-se na hora da cólera’. (Maomé).

 - ‘Perdoe o seu inimigo, mas não o confunda com um amigo’. (Paulo Coelho).

- ‘Um único minuto de reconciliação vale mais do que toda uma vida de amizade’. (G. Garcia Márquez).

- O Número ‘10’ encerra as dez graças espirituais do cristianismo: “Amor, Alegria, Paz, Resignação no sofrimento, Brandura, Fé, Prudência, Mansidão, e Esperança”. (Dr. G. Oliver).

- ‘Trabalhemos intensamente e renunciemos aos resultados. É assim que age a planta, a criança e o Sábio’. (Baghavad Gîta)

- ‘O Sábio alcança a meta sem esforço, conhece o mundo sem sair de casa, termina sua viagem sem viajar.’ (L. Tsé)


- ‘ A verdadeira grandeza é receptividade, compreensão e auxílio mútuo’ . (Lao Tsé)

domingo, 21 de dezembro de 2014

MENSAGEM - CIDADÃO DO MUNDO!

Sou. Sou cidadão do mundo - fazendo meu futuro acontecer.

Caminhando, faço meu caminho. Esse é o meu jeito de ser.

Bebi na fonte da vida sem fim. Maravilhado assisti à Criação....

......................................................................................................................

Sou. Sou um cidadão a vagar pelo mundo, ao sabor do agora e eterno caminhar...

Toda caminhada começa com o primeiro passo.

-  Lá vou eu....

Cidadão do mundo,

.... sonhos a realizar!

E MAIS UM FELIZ NATAL COMEMORAR...

 

 

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A MENSAGEM DE NATAL É QUE BONS VENTOS COMEÇAM A SOPRAR...


E, tem um Papa no meio do caminho.
São tantas as noticias tristes que, ao ouvir as noticias de ontem, não pude deixar de anotar que no meio da escuridão sempre há uma luz que jamais se apagará.

- Será o espírito natalino? Será apenas um gesto político entre adversários figadais? Será o despertar de consciências?  - Não importa. O que importa é que a mão foi estendida e o mundo não será mais o mesmo, pois Tio Sam dos Estados Unidos e el Comandante de Cuba entenderam que os erros cometidos no passado, não podem continuar punindo um povo. É o resultado de anos de conversações, onde o Papa Francisco exerceu seu papel humanitário com chefe de Estado que é.

Lindo de se ver a comemoração do aniversário do papa Francisco com direito a dança na Praça de São Pedro! Centenas de casais dançando tango em homenagem ao aniversariante: Parabéns, e muitos anos de vida.
Parabéns a todas as pessoas de boa vontade que sabem transformar simples gestos em belas demonstrações de fraternidade e de paz.

Papai Noel sempre chega na noite de Natal, mesmo para os peraltas e traquinas que burlaram as recomendações para se comportarem bem durante o ano. O bom velhinho sempre perdoa tudo.
É com esse espírito Natalino do perdão e da confraternização que o ano vai chegando ao fim.

É hora de renovar promessas, boas intenções, desejos de felicidade, de ganhos, de paz... - Paz de espírito, pela consciência do dever cumprido.
A palavra amiga, o afeto sincero da amizade verdadeira não tem preço nem valor de troca. Devemos viver o dia a dia como se todos eles fossem dia de Noel.

A vida é uma fábula, um conto, uma lenda, um mito, um encadear de fatos e realizações. Nós somos o personagem principal dessa história escrita nas estrelas. É esse Natal do renascimento diário que devemos cultivar em nossos corações onde a Verdade prevaleça e o Bem seja a regra geral.

É tempo de dizer a nós mesmos o quanto nos respeitamos como seres humanos, e refletir sobre nossa maneira de ser como exemplo para nossos semelhantes. A perfeição é a meta. O caminho é longo e com muitos obstáculos. Os obstáculos são oportunidades de parar, corrigir os erros, tomar alento e prosseguir.

Feliz Natal todos os dias de nossas vidas! É o desejo de quem vê a festa como um momento de reflexão para renovar e desarmar os espíritos. Que os bons ventos continuem a soprar! É tempo de festa.

                UM FELIZ NATAL PARA TODOS!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Fábula: - O MACAQUINHO E O ESQUILO


Fábulas são lições  ministradas de forma recreativa através de exemplos simples e práticos. Esopo, La Fontaine e outros nos deixaram um legado muito instrutivo não só para crianças e jovens como também para adultos. Elas ajudam a aguçar o senso crítico do observador desde a infância.  
A fábula "O Macaquinho e o Esquilo" se aplica muito bem aos nossos dias, em especial àqueles que se supõem mais espertos que os outros, e procuram tirar proveito do trabalho alheio.

Conta o fabulista que:

"- Na árvore grande, à  beira de um rio de águas cristalinas, vivia um Esquilo. Trabalhador e previdente, o pequeno Esquilo  passava o dia colhendo nozes e guardando, colhendo e guardando, sempre correndo, atento ao seu trabalho. Era tempo de colheita!
Na árvore também morava um Macaquinho muito folgado. Tranquilo, lá do alto da árvore, comodamente instalado em um galho, ficava a observar o Esquilo no corre-corre, carrega-carrega, guarda-guarda... Eram nozes e mais nozes que o pequeno morador do andar inferior ia armazenando.
Um dia o macaquinho teve uma ideia marota. Agarrado a um cipó desceu da árvore, se escondeu atrás de uma moita e esperou o Esquilo começar seu trabalho.
Enquanto o Esquilo corria para pegar mais nozes, o Macaquinho, sorrateiramente pegava tudo o que podia pegar. Comia as nozes que conseguia quebrar e as mais duras ele jogava na cabeça dos outros animais. Os animais pensavam que as nozes caiam da árvore e comiam.
Era uma festa!. Todos se divertiam muito. Menos o Esquilo que continuava a correr colhendo, carregando, guardando, nozes e mais nozes sem perceber que estava sendo assaltado por um vizinho. Quando a colheita acabou e o Esquilo foi conferir o produto de seu trabalho descobriu que suas nozes haviam sumido.
O Macaquinho que jogava fora tudo o que não comia, também ficou sem nada. Os dois saíram no prejuízo. O Esquilo por não cuidar do que conseguia com seu trabalho e o Macaquinho que jogava fora tudo o que não comia.

 Moral da história: -  Este é o retrato de muitas pessoas que esperam que os outros produzam, enquanto eles usufruem das riquezas alheias. Um dia a festa acaba e todos ficam no prejuízo: - Quem trabalha e não cuida, e quem joga fora o que consegue sem fazer esforço.


... Enquanto aguardamos o desenrolar dos acontecimentos nacionais, La Fontaine, Esopo, os clássicos Contos de Fadas entre outros, nos oferecem boas lições ilustrativas do que se passa no país das maravilhas: - A Cigarra e a Formiga, Cinderela, Os Três Porquinhos, A Raposa e as Uvas, O Lobo e o Cordeiro, O Leão e a Rã, Lobo em pele de Cordeiro, e muitas outras que retratam a torpe conduta atual da política adotada pelos que mandam neste país. Sem esquecer Pedro Malasarte e Macunaíma, naturalmente.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

CRIME DE RESPONSABILIDADE NA GESTÃO PÚBLICA

  
“Os chamados crimes de responsabilidade correspondem às infrações político-administrativas cometidas no desempenho da função presidencial, desde que definidas por lei federal. Estabelece a Constituição Federal como crimes de responsabilidade condutas que atentam contra a Constituição e, especialmente, contra a existência da União, o livre exercício dos Poderes do Estado, a segurança interna do País, a probidade da Administração, a lei orçamentária, o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais e o cumprimento das leis e das decisões judiciais (CF, art. 85)”.

Mensalão... Petrolão... – os escândalos se sucedem atingindo setores políticos e empresariais. O ‘eu não sabia de nada’ só acredita quem quiser. Já perdeu a validade. O leque de pessoas envolvidas não permite mais que os responsáveis pelo governo, nestes últimos 12 anos, ignorem o que se passou no país. Ou foi omisso ou foi conivente.

Nomes se sucedem. Ainda falta a lista dos políticos envolvidos no gigantesco rombo contra a Petrobrás. Eles conseguiram destruir a maior Empresa brasileira; ela valia R$737 bilhões e agora só vale R$127 bilhões.

O  PT e a presidente, tentando criar uma cortina de fumaça e escapar das responsabilidades,  afirmam que nunca se investigou tanto como agora. A verdade é que nunca se roubou tanto, por isso é que não deu mais para esconder que o PT fazia caixa 1 + caixa 2 + caixa três.

A Petrobrás é apenas uma das fontes de abastecimento dos corruptos. Outras empresas estatais também fazem parte do esquema. Quem investiga os fatos escabrosos é a PF, MP e o CGU.

Para a presidente não incorrer no crime de responsabilidade fiscal o Congresso aprovou a mudança da LDO/2014 (Lei de diretrizes orçamentárias). Sancionada pela presidente e publicada no Diário Oficial da União, entra em vigor hoje (16/12). Cabe ao Congresso aplicar a lei, não a de atender a manobras contábeis para  livrar a presidente de uma punição.  Já se sabe qual o preço dos políticos da base aliada. O Natal vai ser gordo!

E as contas da campanha eleitoral da presidente Dilma não foram nem aprovadas nem rejeitadas. Deverão ser aprofundadas as investigações... A Lei é igual para todos! Aliás, ainda faltam muitos esclarecimentos sobre as ultimas eleições, incluindo urnas e a falta de transparência na apuração secreta do resultado final (!)

Ainda teremos mais números ($$$$) a serem analisados > a  lista do doleiro Youssef aponta obras realizadas no exterior, como o porto Mariel em Cuba ( empreiteira Odebrecht); o gasoduto na Argentina na província de Córdoba (BNDES); outras no Uruguai, Bolívia, Equador, Colômbia...

A sociedade civil está mobilizada em prol da moralização da política. A prática de distorcer fatos, ironizar e depreciar o cidadão acusando a oposição de golpe são atitudes que revelam o caráter antidemocrático dos famintos pelo poder.

 Eleição não é sinônimo de democracia; é apenas um detalhe do processo. O senso de responsabilidade deve caracterizar qualquer gestor publico no exercício de sua administração. A Lei existe para ser cumprida, e não adaptada aos interesses particulares de partidos políticos ou grupos que exerçam funções que envolvem recursos públicos. 

sábado, 13 de dezembro de 2014

MITOS CLIMÁTICOS - OS ALARMISTAS DEVERIAM FICAR ALARMADOS

- “Mitos Climáticos – Os Alarmistas deveriam ficar Alarmados” – é o titulo de um artigo sobre uma reunião da imprensa convocada pela NASA (23-09-2008) para anunciar que  - ‘o Sol, nosso astro rei , está tendo um comportamento fora do normal’.
 Nas palavras do texto o Sol está "a ficar muito sossegadinho"!

O que isso quer dizer?

- Segundo o artigo  baseado em observações e medições realizadas pelo satélite "Ulysses", a ejeção do plasma do vento solar está em seu mínimo desde há 50 anos, e diz mais - que esse período poderá se estender por mais tempo do que se pode imaginar. O autor observa que um comunicado desse teor feito pela NASA é um acontecimento raro, motivo que o leva a concluir que a NASA estaria querendo antecipar o anúncio do fim da histeria que tem dominado o mundo sobre o aquecimento global que ele considera de interesse apenas dos alarmistas. Segundo o informe da NASA, há uma calmaria do vento solar que produz uma bolha protetora (a heliosfera) ao sistema solar como um todo. Ou seja, a pressão global do vento solar é das mais baixas desde o início da era espacial. Cita o estudioso Ed Smith de "Jet Propulsion Laboratory" que acredita que a diminuição da intensidade do vento solar que é de um milhão de milhas/hora, possivelmente levará a reduzir a resistência da heliosfera permitindo que os raios cósmicos atinjam diretamente o nosso sistema solar.

O plasma do vento solar é importante por interagir com todos os planetas e determinar a fronteira entre o nosso sistema solar e o espaço interestelar. Foi detectado que o atual ciclo solar (nº24) apresenta um campo magnético 20% menor que o observado no ciclo anterior. Fala também dos estudos realizados na Dinamarca por Henrik Svensmark relacionando as nuvens nas baixas altitudes com as atividades dos raios cósmicos, que estariam levando a um esfriamento do planeta - na contramão dos alarmistas do aquecimento global. O aumento de 1% na cobertura das nuvens equivale a apenas 0,07º C na temperatura global. Além do mais a própria NASA já avisou que nos próximos tempos, durante longo período podemos esperar mais frio do que calor devido a essa menor atividade solar.  

Os cientistas se desdobram em observações do comportamento solar. Qual a verdadeira duração dos ciclos solares? Serão eles parte de um ciclo maior? O atraso ocorrido nos picos é normal – o ‘despertar, ou fim do ciclo de 11 anos’  atual teve um atraso se estendendo até 2012.

A ‘Pequena Idade do Gelo’ que ocorreu na segunda metade do século XVII na Europa e na América do Norte, com invernos muito mais rigorosos do que o normal, coincidiu com o Mínimo de Maunder.


Especulações as mais variadas são feitas à granel sobre mudanças climáticas. A verdade é que não se tem certeza de nada. Talvez os astecas que faziam sacrifícios aos deuses quando ocorriam secas catastróficas estejam mais próximos da verdade. Há um relato sumério que fala do ‘fechamento das águas dos céus’ para punir dois deuses (Nana/Sin e sua esposa Nin.Gal – ‘a grande Senhora’ ) que teriam usurpado o poder de Anu e Enlil e se  instalado na próspera Ur,  convivendo com os humanos... Tudo é possível!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

BRASIL - A ANISTIA E A COMISSÃO DA (MEIA) VERDADE.


A Comissão da (meia) verdade  apresentou o resultado de sua investigação sobre o período da ditadura militar.  Insistem em ignorar a  lei da Anistia (6.683 de 1979) que foi negociada por ambas as partes para permitir a pacificação e a volta à Democracia, sem revanches. Anistia quer dizer amnésia > esquecimento. A Comissão esquece a parte de culpa que cabe aos grupos armados, treinados no exterior e que agiam no país já em 1959/60/61, o que motivou a ação militar em 1964 amplamente apoiada pela sociedade civil. Aliás, a Comissão já perde a credibilidade quando nem o texto legal que a criou foi respeitado.
Para que a verdade predomine, a Comissão tem que fazer um ‘mea culpa’, com honestidade, ou seja, reconhecer o que os grupos terroristas que se dizem vítimas da ditadura fizeram para que as FFAA cumprissem sua função institucional em defesa da Nação, e, o país, não mergulhasse na escuridão da ideologia comunista que eles queriam impor. A guerrilha do Araguaia foi uma guerra contra grupos de guerrilheiros fortemente armados e treinados no exterior cujo objetivo era tomar o poder pela força.

Causa estranheza que pessoas com bom nível de escolaridade façam comentários deturpando ou omitindo fatos da história. A história é uma sucessão de fatos com antecedentes e consequentes. Talvez você nem tivesse nascido naquela época e conhece apenas a parte da história como vem sendo contada nas ultimas décadas. Havia grupos que queriam se impor pela força, porém a grande maioria da população – milhões de brasileiros -  trabalhava, produzia, gerava riquezas, estudava, se divertia, viajava... As pessoas podiam pensar livremente, pois não havia a pratica do ‘politicamente correto’ nem a manipulação da informação. Hoje vigora a ditadura da violência, da mentira, da corrupção. Quantos brasileiros morrem diariamente e quantos outros já deixaram o país neste período de ‘democracia’ – a deles?

– Acabar com a Lei de Segurança Nacional? - Jamais! Foi graças a ela que o Brasil teve a proteção das FFAA contra guerrilheiros que nada tinham de patriotas.

Com o devido respeito pelos mortos e suas famílias, a verdade tem que ser dita por inteiro. A comissão perdeu uma oportunidade de demonstrar que tem sensibilidade e sentimentos de respeito por todas as vitimas e seus familiares, e reconhecer sua parte de responsabilidade nos fatos que levaram ao regime de exceção de 1964/1985. Memória seletiva não traduz a verdade. Quantos aos desaparecidos, já procuraram no exterior? – alguns podem ter deixado o país. As fronteiras são imensas.

Fica a pergunta: - Como seria o Brasil hoje, se os grupos armados que queriam imitar a revolução cubana tivessem  assumido o poder? - Em Cuba,  quem se opôs ao regime imposto pela  revolução, foram reprimidos violentamente; os que não foram fuzilados em ‘el paredón’, fugiram do país, ou estão presos. Lá esse regime começou em 1956 com os irmãos Castro e ainda continua. Isto é história.

De minha parte não tenho nada contra quem quer quiser ser comunista, desde que não queira impor `Nação brasileira sua ideologia pela violência das armas ou por constrangimentos psicológicos. O respeito tem mão dupla. Não façam o mundo mais pesado do que ele é.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A CURTA Memória PALEOCLIMÁTICA

Mais uma conferencia internacional sobre mudanças climáticas está acontecendo. Há  falta de interesse em estudar o assunto abrangendo longos períodos para entender o que está a ocorrendo no planeta.  E, a memória em termos de clima é curtíssima. Por falta de estudos e de  divulgação de informações corretas abrangendo espaços de tempo maiores, as pessoas se esquecem em primeiro lugar que uma das características do clima é a sua permanente variação.
As grandes variações climáticas observadas no passado são maiores e mais importantes do anunciado pelo “aquecimento global” que confunde alterações climáticas e ação predadora -poluidora do homem, colocando tudo na mesma temática.
Um estudo abrangente dos grandes movimentos de conquistas e ocupação de terras no passado demonstra que os períodos de climas mais quentes determinaram uma expansão e ocupação de novas áreas; são períodos de prosperidade.
Exemplos: A formação do império romano; a presença dos Vikings na Groenlândia e ao norte da América do Norte (Vinland) entre 1150 a 1300; a expansão do cultivo de vinhas no norte europeu, atingindo até a região da Escócia.
O mesmo se pode dizer em relação à África que nos anos 60 se beneficiou com altos índices pluviométricos o que fez com que a região do deserto do Saara recuasse para o Norte; a situação se inverteu em 1972.
Na Sibéria o inverno do ano 2000 apresentou temperaturas mais baixas e a Mongólia teve de recorrer à ajuda internacional para enfrentar um inverno rigorosíssimo.
Na África entre 18 mil e 15 mil anos atrás quando a Terra passava por um período glaciário, as temperaturas médias eram 5ºC inferiores às atuais. O deserto do Saara era mais extenso e o Continente quase não tinha florestas. Já entre 8 mil e 6 mil anos atrás, as temperaturas eram superiores em 2ºC às atuais e as florestas também eram mais extensas. No deserto do Saara ocorriam abundantes chuvas formando grande número de lagos e pântanos. A criação de gado era atividade normal na região. O avanço de 200 a 300 km do deserto do Saara para o Sul, não é prova de aquecimento global. Aquecimento entre 1200 e 1500 na região do Sudão e Saara, significou ocorrências de mais chuvas e de mais desenvolvimento para regiões que antes eram secas.
E no Brasil?  - No Brasil, já tivemos períodos de glaciação seguidos de grandes desertos onde hoje é o interior de São Paulo; presença de animais de grande porte como os dinossauros em várias regiões; a Amazônia foi fundo de mar, ou melhor, um Golfão que foi sendo colmatado por sedimentos restando hoje a imensa rede hidrográfica da bacia Amazônica.  A grande região do atual pantanal mato-grossense também foi palco de transgressões e regressões marinhas no passado. Tudo faz parte de um processo de mudanças e variações climáticas naturais e dos constantes e gradativos ajustes da superfície terrestre e respectivo equilíbrio das grandes massas oceânicas. Em consequência a paisagem vegetal vai se adaptando às temperaturas e tipos de solos das quais dependem para se fixar e se desenvolver.
A ação do calor: - Algumas espécies dependem do calor intenso para se reproduzir; é o caso de espécies da floresta canadense – a sábia ação da natureza contribui com incêndios resultado da combustão espontânea de gás metano produzido pela própria floresta.
O planeta em movimento - Ao contrário do que se acredita a energia gravitacional da Terra e do Sol não foi sempre a mesma ao longo da história. Sabe-se, por exemplo, que a duração dos anos terrestres há alguns milhões de anos, segundo a escala oficial, era de 470 dias, e não de 365 como atualmente. Para se ter uma ideia, nestes últimos 2.009 anos, a Terra diminuiu sua órbita em 7 (sete) dias - de 372 dias para 365 dias.
As temperaturas também têm sofrido alterações, não só pela ação da energia térmica emitida pelo Sol, como também pela ação da energia gravitacional que tem aumentado não só em relação à Terra, mas também dos outros planetas do sistema solar. O fenômeno de aquecimento também tem sido observado em outros astros do sistema solar.
As alternâncias climáticas são uma constante. O aquecimento atual ou os períodos glaciais que ora avançam, ora recuam, não são culpa do homem como afirmam. Ele apenas sofre suas consequências ou se beneficia conforme o momento histórico que esteja vivendo.

Preservar a natureza, saber usar seus recursos, e não gerar poluição x lixões  é tarefa da sociedade e de seus governantes. Muito mais cômodo tem sido atribuir culpas do que achar soluções  mudando hábitos que dependem de educação e de contrariar “interesses”.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

CULTIVE FLORES - O SIMBOLISMO QUE DÁ BELEZA À VIDA

FLORES - O SIMBOLISMO QUE TRADUZ O BELO E A BELEZA DA VIDA

 

                           

Considerações do dia:

 

O BELO & A BELEZA = Está nas cores de um ramalhete de flores. No sorriso puro de uma criança. Num gesto de solidariedade. Na palavra sincera que brota do coração. Na capacidade de superação e, em saber perdoar.

Perdoar é saber esquecer e dar-se uma nova oportunidade.

 – ‘Lembre-se de esquecer’. (Kant).  

 

VERDADE = é o ato de transparência em todos os momentos de nossas vidas. Qualquer afirmação que se faça desconsiderando o conjunto da informação que envolve uma linha de tempo é meia verdade. Ou seja, é uma visão míope e seletiva dos acontecimentos > uma meia verdade. A Verdade é delicada como a pétala de uma flor que esconde o duro espinho que não queremos ver.

 

ÉTICA E CARÁTER = Ética é o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. É o agir com elegância!

Caráter é o conjunto de coisas que fazemos quando ninguém está olhando. É o agir com responsabilidade.

 

RESPONSABILIDADE = cada um é responsável pelo que faz ou deixa de fazer por si, pelo próximo, pela sociedade, pela humanidade. Ao defender os direitos individuais de alguns, em vez de educá-los, nos esquecemos que fazemos parte de um organismo maior – a sociedade civil – que, como um ramalhete de flores de diferentes formas, colorações e perfumes, se harmonizam entre si resultando num conjunto cuja beleza transcende o individual, apesar dos espinhos.

 

É tempo de paz. É tempo de saber perdoar. É tempo de cultivar amizades. É tempo de respeitar para ser respeitado. É tempo de dar tempo ao tempo para que os destinos se cumpram em paz e harmonia.

Como dizia o poeta: -“Cultivo flores brancas para quem me estende a mão amiga; cultivo flores brancas para a mão que me agride”...

 

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

AVALIAÇÃO ESCOLAR: MARQUE UM ‘X’ – OU PROVA DE CONSULTA.


Considero a avaliação escolar a melhor forma de reforçar conhecimentos. É um erro e um desrespeito para com o aluno, ‘queimar etapas’ transformando a sala de aula em um encontro de professores e alunos, onde o professor tenta passar conteúdos (sem um programa) e os alunos fazem de conta que estão interessados em aprender. É só observar sua maneira de sentar. Pela postura dá para perceber o quão desinteressados  estão pela aula. E menos pelas avaliações.

Marque um ‘x’, escolha a resposta correta, faça a correspondência, responda, redija um texto sobre... São algumas das formas utilizadas para avaliar o aprendizado. De minha parte, a que menos me agrada é a do marque um ‘x’, pois no meu ponto de vista não avalia de fato o real conhecimento do aluno.  Estou há tempo distante das salas de aula. No entanto, presto atenção ao que se diz sobre a situação atual da educação. A começar pela aprovação automática no ensino básico,  que não passa de um engodo, uma grande mentira que desmotiva o aluno em geral. Tempo e recursos são desperdiçados em troca de índices fictícios de aprovação – aprovação de analfabetos, a bem da verdade.

O tipo de avaliação feita através dos provões aplicados a milhares de estudantes do ensino médio e os resultados obtidos dizem tudo: - falta seriedade na condução do ensino público que nem um currículo mínimo tem, e, cujos conteúdos sem um planejamento, são decididos pelos professores de acordo com suas orientações pessoais. Prevalece o ‘politicamente correto’ e os alunos já sabem que tem que responder o que os examinadores querem, caso contrário serão reprovados.

Em minha vida de estudante tive a oportunidade de passar por inúmeras avaliações escolares e posso garantir que de uma forma ou outra, todas elas sempre nos proporcionaram um reforço de conhecimentos e melhoria do aprendizado.

No titulo escrevi: “Prova de Consulta” – O assunto é sério e foi uma das melhores formas de avaliação utilizada por alguns professores na Faculdade. Mas, os professores deixavam bem claro que os alunos tinham que ler muito – a bibliografia era extensa – caso contrário não teriam chance de bons resultados numa prova de consulta. As questões, abrangentes, exigiam que o aluno dominasse o assunto de forma geral. Isso lhe permitia consultar um ou outro livro ou anotação em fichas de leitura,  durante a prova, para poder fazer alguma citação especifica com segurança. Para tal, era evidente que o aluno tinha que, em poucos minutos, saber onde encontrar o detalhe e tirar a duvida.

Um dia, ao marcar uma avaliação para uma classe de 2º. Colegial, os alunos reclamaram que a matéria do bimestre além de extensa era difícil, e eles também teriam que estudar para outras provas no período.
Em tom de desafio, eu disse: - Se quiserem posso programar uma prova de consulta. Os alunos vibraram. Expliquei que eles precisavam estudar para pelo menos saber onde encontrar as respostas que achassem mais difíceis, pois não seria mera cópia.
Para que pudessem fazer a prova com tranquilidade foi escolhido um dia de aula dupla. Os resultados foram ótimos para quem se preocupou em ler sobre os temas. Boa parte da classe com 45 alunos, considerou que a prova fora difícil, porem haviam tido um reforço no aprendizado sobre  os temas abordados. Só pequeno numero de alunos que não levou a sério a orientação para se prepararem com as leituras indicadas é que não gostaram do tipo de avaliação.  Foi uma experiência valida que muitos alunos levaram para seu preparo para o vestibular – naquele tempo ainda não havia os cursinhos.

 Quando fui fazer vestibular (geografia / história) tive um mês para tomar conhecimento dos assuntos que seriam objeto das provas e me preparar para os exames escritos e orais com banca de três professores; meu irmão mais velho, que já estava na Faculdade, me apareceu no pensionato com uma pilha de livros e recomendou: leia tudo isto, de capa a capa sem se preocupar com a lista de pontos. Foi o que fiz. As provas se tornaram relativamente fáceis, pois eu conseguira abranger os assuntos como quem lê um romance, com começo, meio e fim.

Passei essa técnica aos meus alunos. Leitura. Muita leitura. Esse é o segredo do aprendizado. O conhecimento da língua pátria torna-se imprescindível. E é um dos principais obstáculos na educação atual. Marcar um ‘x’, é avaliação para analfabeto. ‘X’ era a assinatura de quem não sabia ler nem escrever.

domingo, 7 de dezembro de 2014

MEIO AMBIENTE – ALGUNS MITOS & REALIDADES SOBRE SUPERPOPULAÇÃO.


O lado ‘oculto’ da natureza é  o outro lado da moeda que cada um interpreta segundo sua medida.
- ‘Uma árvore é derrubada na Amazônia, não chove em São Paulo... ’ – frase de efeito para alertar sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Noticiários afirmam constantemente que o planeta não comporta mais população e que faltarão alimentos. Manchetes anunciam que precisaríamos de três planetas iguais a Terra para atender as necessidades da população crescente.
 A verdade é que: O mundo não está superpovoado. Mais de 97% da Terra está vazia! E, ela tem capacidade para muito mais pessoas viverem confortavelmente.
Todos os dias o mundo se transforma como a borboleta que, ao sair do casulo, e abre e fecha suas asas aquecidas pela luz solar, irradia vibrações e faz com o Universo não seja mais o mesmo!

1- Mito > A população cresce e a cada ano acrescenta grande número de pessoas ao pequeno planeta:
Realidade > - Paul Ehrlich e outros estimaram que os seres humanos ocupem apenas 1/3 da superfície do planeta. Se forem atribuídos 12 m² a cada pessoa, a população atual da Terra caberia no estado do Texas. Além do mais, o crescimento populacional está diminuindo, sendo que 79 países que tem 40% da população mundial, estão com taxas negativas de crescimento. Estatísticas demonstram que os índices estão abaixo do ideal para repor a população em uma geração que é de 2,1. Inclusive as previsões da ONU que eram de 10 bilhões de habitantes para 2.050, já foi reduzido para 9 bilhões na previsão de 1996.
Observação: são os grandes aglomerados urbanos que criam essa imagem de superpovoamento do planeta.
2- Mito > A Superpopulação seria a causa do aquecimento global –
Realidade: No máximo, as aglomerações urbanas criam ilhas de aquecimento. Exemplo que contradiz a afirmativa: > a  Alemanha é um dos países mais bonitos e com o meio ambiente bem conservado, cuja densidade demográfica é de 600 hab / 2,6 km².
3- Mito x Realidade > Redução da Camada de Ozônio - culpa da população – Realidade > acredita-se que toda essa campanha visa favorecer novas indústrias químicas que produzem os substitutos do CFC. Há outro fator ignorado: - os testes nucleares realizados no século passado na atmosfera sobre o Pacifico Sul.
4- Mito > As florestas estão desaparecendo.
Realidade > – A FAO estima em 4 milhões de hectares de florestas cobrindo 30% da superfície terrestre o que equivale ao que havia nos anos 50. Nos EEUU a área florestal é três vezes maior que a que existia em 1920 e continua crescendo graças ao reflorestamento com madeiras para indústria. No Brasil a FAO estima que 0,2% da área florestal está sendo destruída; porém sua densidade demográfica por 25 km² é bem inferior à média mundial que é de 101 hab/km². Assim mesmo, ambientalistas continuam insistindo que é preciso limitar os espaços ocupados pelo homem.
5- Mito > Aumento da poluição do ar e chuvas ácidas.
Realidade > - Os níveis de poluição do ar e das águas dos rios e lagos só têm aumentado nos países do leste europeu e na China, porém em áreas pouco povoadas; em contrapartida nos países como nos EEUU a poluição está sendo reduzida.
6-  Mito >  plantas e animais estão desaparecendo por culpa da ocupação humana. Realidade > Na verdade algumas espécies estão aumentando sua população; e os cientistas ainda não sabem explicar como e porque algumas espécies desaparecem,  outras permanecem e outras ainda desconhecidas são encontradas.
7- Mito >  Faltarão alimentos!
Realidade> Segundo a FAO o fornecimento de alimentos excede as necessidades em todas as áreas do mundo. Globalmente a produção duplicou nos últimos 40 anos entre 1961-1991, além de não haver obstáculos para que a produção atenda a demanda. Apenas metade das áreas agricultáveis é usada.
8- Mito > A superpopulação seria a causa da pobreza.
Realidade >  Esta pobreza é uma decorrência de ordem política onde os governos preferem produzir para exportar ao invés de atender as necessidades da população. Por exemplo, a má administração com gastos excessivos com a máquina pública, altos impostos, inflação, restrições comerciais, estatizações, burocracia e excesso de regulamentações da iniciativa privada, etc. é que transformaram países africanos, Etiópia, por ex. em redutos de miséria e fome. A África tem um potencial agrícola para alimentar o dobro da população mundial atual! Países da Ásia também tem grandes desequilíbrios econômicos pela intervenção estatal (Bangladesh) provocando a migração para as cidades e um empobrecimento geral da população mesmo quando esta diminui.
9- Mito x Realidade > Controle de natalidade não é um desejo das famílias como tem sido alegado. Muito pelo contrário, é uma exigência de governos (incluso EEUU) que tem incentivado e até exigido o uso de métodos anticoncepcionais como condição de ajuda aos países pobres; as agências de planejamento familiar alegam que os custos da assistência social são altos e é preciso reduzir o número de nascimentos.
10- Mito > A superpopulação causa a guerra e as revoluções.
Realidade > - Muito pelo contrário. A África tem sido palco da maior parte dos conflitos e é uma das áreas menos povoada do planeta. O problema está nos governos dos respectivos países. Os egoísmos ditatoriais é que destroem recursos e pessoas.

Mensagem: - Faça você também parte da humanidade que tem capacidade de autocrítica positiva. A consciência  da própria inferioridade é que leva à pratica da agressividade e  desvalorização do outro. Todos os dias o mundo se transforma como a borboleta que, ao sair do casulo, e abre e fecha suas asas aquecidas pela luz solar, irradia vibrações e faz com que o Universo não seja mais o mesmo!

sábado, 6 de dezembro de 2014

O NATAL DE ANTIGAMENTE

O NATAL DE ANTIGAMENTE

O bom velhinho de barbas brancas com seu alegre ô ô ô ô...., não fez parte de nossa infância. Esta teve como referencia contos que falavam de um mundo mágico cheio de mistérios e de reverencia aos valores familiares.

O Natal era uma festa de valorização da família na figura de José, Maria e o menino Jesus. Tudo muito singelo, como a vida de cada um, num tempo sem as modernidades materialistas de hoje. Visitas aos presépios, orações, recolhimento e respeito pelo sagrado eram detalhes observados pelas famílias cristãs desde o dia 24 de dezembro ao dia 6 de Janeiro – dia de Reis. Este dia era o coroamento da festividade, quando, na véspera, as crianças, ansiosas, aguardavam a visita dos Reis Magos com seus presentes.  Um sapatinho na janela, um chapéu deixado sobre a cadeira, amanheciam com uma pequena dádiva deixada pelos Três Reis em sua passagem noturna rumo ao encontro com o menino que havia nascido lá, num tempo em que nossa mente se perdia no tempo e se confundia com as estrelas do céu.

- Baltazar, Melchior, Gaspar... Qual dos três é que me presenteou? – era nossa curiosidade infantil, pois éramos três crianças. Segredo! Ano que vem tem mais...

Os presentes eram modestos, mas preenchiam nossos sonhos infantis, agradecidos por termos sido lembrados e visitados por tão importantes mensageiros que percorriam os caminhos dos céus.

O ouro simbólico da sabedoria, a mirra que cura, o incenso que protege contra as maldades do mundo, impregnavam as pequenas dádivas recebidas com alegria. O mundo mágico que rodeou nossa infância é uma preciosidade que se perdeu com a modernidade barulhenta do Natal mercantilista. Papai Noel pode presentear as crianças com bens materiais. Mas jamais vai preencher a lacuna deixada pelo verdadeiro simbolismo do Natal que eu vivenciei.

- “Eram Três Reis Magos: Melchior, Baltazar, Gaspar”...

 

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

ILHA DE VERA CRUZ – TERRA DA SANTA CRUZ – BRASIL – UMA NAÇÃO ENVERGONHADA.

Perguntam se o Brasil tem jeito. Claro que tem. Não é porque os escândalos se sucedem no país, que devemos perder as esperanças.
É verdade que o panorama é preocupante:
- Educação? – Os pais, primeiros educadores foram desautorizados pelo sistema que deseja apropriar-se das mentes dos indivíduos desde a primeira infância, para que todos pensem ‘politicamente correto’.
- Os professores também foram cooptados para que cumpram agendas de interesse do Estado e não currículos com conhecimentos de interesse dos estudantes.
- As Igrejas, em sua maioria se transformaram em empresas...
- As empresas foram desestruturadas – as que não fecharam perderam sua função econômico-social que deveria atender aos interesses da coletividade.
- Os políticos em sua maioria perderam os parâmetros entre o público e privado. . E, ainda temos que ouvir de alguns que: ‘A Lei sou eu!’; ...’a nossa ética...’; ‘nossos valores democráticos’; e, quando o que a Lei diz, contradiz suas posturas, não se vexam em querer mudar as Leis e sua aplicação: - A lei, ora a lei!...
- A Justiça navega por mares revoltos oscilando entre punir a corrupção que transborda, ou desculpar hipocritamente os desvios de conduta de autoridades e servidores sem ética. Segundo os depoimentos do Sr. Paulo Roberto Costa à CPI, a roubalheira é generalizada dentro do governo desde o Governo Sarney e que, a roubalheira que ora está sendo exposta dentro dos quadros da Petrobrás, vigora em todos os setores do governo. Faz sentido que algumas dezenas de políticos estejam envolvidos – só falta declinar os nomes, pois os nomes de seus superiores já não são mistério.

Já falam em DNA da corrupção na política brasileira. Citei no título deste texto os nomes que o Brasil teve: Ilha de Vera Cruz e Terra da Santa Cruz, e finalmente Brasil.
Historicamente sabe-se que a denominação ‘brasileiro’ era aplicada aos contrabandistas de pau-brasil.
Verbete do dicionário “Aurélio’ diz: Brasileiro> adj. 1- de, ou pertencente ou relativo a Brasil. S. m. 2- O natural (indígena) ou habitante do Brasil. Sin.: (nestas opções: brasiliano, brasiliense, brasílico, brasílio). 3- Alcunha com que os portugueses designavam seus compatriotas que voltavam ricos do Brasil.

Corrupção, não há duvidas de que é histórica.
É só lembrar que já na primeira República, Rui Barbosa, o então Ministro da Fazenda dizia: “Cortemos energicamente as despesas. Eliminemos as repartições inúteis. Estreitemos o âmbito ao funcionalismo, reduzindo o pessoal e remunerando-lhes melhor o serviço. Moralizemos a administração, norteando escrupulosamente o provimento de cargos do Estado pela competência, pelo merecimento”. (Sic).

A constante distorção da história nacional, procurando generalizar o tal ‘jeitinho brasileiro’ como uma característica do povo brasileiro está contribuindo para que uma descrença se estabeleça entre as pessoas. Enquanto não houver limites para a ação de indivíduos que se ocupam em depreciar seus semelhantes, seu trabalho, seus sentimentos, seus valores, o país continuará dominado pela corrupção e por gestores  incompetentes. Não basta mudar os titulares dos ministérios (39), se eles terão que cumprir uma agenda pré estabelecida que não lhes dá margem de realizar reais mudanças.

Mudanças! - Há pessoas que mudam de nome para melhorar suas vidas.
 – “Ilha de Vera Cruz”, “Terra da Santa Cruz”, ou Brasil? – qual é o melhor nome para a identidade nacional?

– Mas, o melhor ainda será mudar o curso desta história de corrupção. As pessoas agem correto porque sabem o que é correto, e não porque os outros estão olhando. A isso se dá o nome de caráter.