segunda-feira, 30 de julho de 2012

MAHATMA GANDHI - A GRANDE ALMA


Quando se fala em libertação, paz, Verdade vem à mente a figura simples, frágil de um grande homem: Mohandas Karamchand Gandhi – mais conhecido por Mahatma Gandhi. O apelido de Maha (grande) + atma (alma) que o povo deu ao grande líder e libertador traduz sua personalidade de grandeza e força espiritual.
Mahatma Gandhi (1869 -1948) – o apóstolo da Verdade valia-se de instrumentos de ação e persuasão simples, práticos, ao alcance de qualquer um; eram: - o exemplo, a meditação, o perdão, o sacrifício de sua própria pessoa e a prática invencível da não-violência e do apego à Verdade. Sua grande arma era ele próprio, a sua alma nobre.
Gandhi tem sido uma das grandes motivações da humanidade; pois, foi ele quem demonstrou ser possível realizar o quase impossível: foi um místico político e um político místico. Seu maior feito consiste nesse equilíbrio entre dois mundos tão distintos e que está em quase permanente desequilíbrio entre os demais homens.
Ele conseguiu ser dinamicamente passivo e passivamente dinâmico!
Certa vez alguém lhe sugeriu que abandonasse o mundo profano e fosse viver em uma caverna. Ele respondeu: -“Eu trago a caverna dentro de mim.”

Palavras de Gandhi:
-“A vida é maior que todas as artes. Quisera até ir além e dizer que o homem que mais se aproxima da perfeição é o maior artista; pois, que é a arte se lhe faltar o alicerce e arcabouço de uma vida nobre?”
- “A vida humana é uma série de responsabilidades; e nem sempre é fácil fazer na prática o que na teoria se enxergou como sendo a verdade.”
- “A não violência é o artigo número um de minha fé – e é também o último artigo de meu credo.”

Concluindo: - “Não troque a força do espírito pelo espírito da força.”