quinta-feira, 12 de julho de 2012

BOA SAÚDE DEPENDE DA BOA RESPIRAÇÃO

"As forças naturais existentes dentro de nós são o que verdadeiramente curam as doenças". (Hipócrates)

Se as pessoas tiverem um grão de mostarda de fé realizarão milagres...
O maior problema está na ignorância cultivada, no descaso pelo verdadeiro conhecimento e pela vaidade de pensar que pode mudar as leis da natureza sem sofrer as consequências.
Enquanto a ciência avança a saltos, a grande massa humana se contenta com o conhecimento superficial, periférico, ilusório, deslumbrando-se com a tecnologia. 
Quantos males seriam evitados se cada indivíduo se preocupasse menos com as aparências e desse mais valor à verdadeira sabedoria!
 - Um exemplo? - Pois, não! Você conhece, por exemplo, os benefícios de uma respiração correta?
Respirar não é somente inspirar - expirar o ar de forma automática, e muitas vezes agressiva, enchendo e esvaziando os pulmões pressionados por más posturas e uso de roupas inadequadas. A suavidade da respiração é uma das características de um bom ato de renovação daquela energia que gera saúde, tranquilidade e paz, dando o alento indispensável à boa saúde.
O alento (respiração) não é o ar, mas o sustento, a nutrição, o ânimo, o fôlego que proporciona o bem estar.
O nariz (e não a boca) é a entrada natural do ar (prana). Sua função é a de filtrar, purificar e aquecê-lo na entrada e resfriá-lo na saída. Ao receber esse sustento deve-se mentalizar que se está recebendo vida, energia, saúde.
Para reeducar o ato da respiração  há um exercício simples que pode ser praticado por qualquer pessoa. O bom resultado depende da posição correta, do relaxamento e da atitude mental.
Posição: -deitar de costas numa superfície dura; encolher as pernas juntando os joelhos e deixar os pés apoiados e separados; descansar as mãos no abdômen, e relaxar todos os músculos. 
Exercício: - expirar todo o ar dos pulmões retraindo ao máximo o abdômen. Inspirar quando sentir necessidade, expandindo o abdômen com o ar que entra pelas narinas de forma suave. Repetir exalando, segurando o abdômen que se retraiu levantando o diafragma, enquanto a ar é expulso novamente de forma suave. Somente o abdômen é que se movimenta. 
Benefícios: - Psicológicos: tranquiliza emocionalmente; ajuda na concentração mental, cura insônia, etc; Fisiológicos: ajuda no repouso geral do sistema nervoso; irrigação sanguínea e regula as funções vegetativas, além de permitir uma pranificação do corpo sutil.  
Do simples ato de respirar corretamente muitos males podem ser sanados. Aprenda e ensine. De uma boa respiração depende sua qualidade de vida.