quinta-feira, 5 de julho de 2012

PICOLO - O PINGUIM BRINCALHÃO

"PLIM... PLOM...
Picolo o Pinguim Brincalhão, ão... ão...
Muitas artes vivia a fazer.
Levado da breca e muito sapeca,
de lá para cá, da cá para lá
Vai e vem, sempre a todos a atormentar.
.............................................................
Vivia a gazetear...
 - e um dia acabou embarcado num bloco de gelo
e numa bela praia tropical foi parar..
..............................................................
Sua história teve um final feliz".

Vendo o noticiário dos últimos dias mostrando os pinguins chegando mais uma vez, na vida real, ao maravilhoso litoral brasileiro, relembrei a pequena estória que escrevi há mais de trinta anos: "Picolo - O Pinguim Brincalhão". Começa lá no polo sul com as artes do pequeno travesso, narra suas aventuras e desventuras no país tropical - e, que volta para casa num final feliz... pelo menos na história.
Brasil, terra de todos. Mas, no Brasil real, não há lugar para pinguins. É o que dizem as notícias - isto logo após o encerramento da Conferência Rio + 20 ocorrida exatamente nas belas paisagens do hoje patrimônio mundial ! Pinguins travessos ou não, também fazem parte da natureza que precisa ser preservada! Eles estão a chegar... São reais.
Palavra que nem sei o que dizer sobre a decepção ao ouvir a ordem aos turistas para que não se aproximem dos náufragos da natureza; e muito menos que não os salvem, pois não há verbas nem pessoal capacitado para cuidar deles!(sic).
Aí pergunto: - E os oceanos de verbas inundando contas milionárias das raposas alojadas no governo que brigam como leões para continuar donos da chave do cofre? - opa! o leão não é de nossa fauna... mas, neste país das maravilhas tudo é possível!
....................................
Plim.. Plom... estimados picolos pinguins aventureiros da história da vida real, suas histórias não terão o final feliz que merecem.
Faz parte da vida aventurar-se. Só que nem todas as terras são hospitaleiras e nem todas as teorias ambientalistas tem a contrapartida prática tão necessária.
- Verbas? Onde estão as verbas?
- Ambientalistas? Onde estão eles? - A Rio + 20 acabou de verdade!
Plim Plom...