sábado, 14 de julho de 2012

INSÔNIA ... NÃO PERCA O SONO POR ISSO!

Se você sofre de insônia, não perca o sono por isso... Não vale a pena. É cansativo lutar contra um mau hábito porque simplesmente a pessoa não aprendeu a disciplinar-se. Uma vida de atividades equilibradas, com disciplina, variando e intercalando com instantes de meditação, divertimento sadio permitem chegar ao fim do dia com tranquilidade. Consequentemente terá uma noite de sono reparador.
A insônia muitas vezes é o resultado de um condicionamento mental; um mero hábito. Quando a pessoa já vai deitar convicta de que: "já sei, àquela horinha a insônia vai me pegar...", ela pega mesmo porque o subconsciente já está programado para acordá-lo e deixá-lo rolando na cama. Para resolver esse problema é só colocar a autossugestão a seu favor. Regra a seguir:
- criar condições favoráveis com pensamentos calmos, relaxar com exercícios respiratórios tranquilizantes, deitar e fechar os olhos, e, desejar-se uma boa noite!
- se acordar durante a noite por algum motivo extraordinário, aceite a situação sem se irritar; levante se for necessário e volte para a cama fazendo uma pequena oração, um pensamento de integração com o universo e de agradecimento por ter um cantinho para repousar, desligar os sentidos do mundo real... e mergulhar no sono outra vez.
Um assunto que muitas pessoas não levam em consideração é como o ambiente está organizado. Um detalhe é a posição da cama Norte - Sul, com a cabeceira voltada para o Norte, ou para o oriente. Se não for possível direcionar a cama por conta do espaço, ao deitar, inverter sua posição na cama ao se deitar. Entre os bons hábitos deve estar o de manter uma ventilação adequada, usar roupas confortáveis, cama dura, além de evitar excitações com ruídos com telefone, internet, jogos,  estresses antecipado com preocupações do dia seguinte, etc. Lembre-se: 'a cada dia o seu trabalho!' 
Os antigos tinham algumas simpatias para um bom sono: - vestir a roupa do avesso; inverter a posição de deitar na cama; levantar e deitar como se aquele é que fosse o momento certo de ir para a cama; tomar um copo de água, etc. 
Conheci algumas pessoas que não dormiam nunca. Uma delas era uma tia, irmã de meu avô. Ela normalmente ia para a cama todas as noites acompanhando o ritmo da casa. Após o silêncio geral da rua, lá pelas 22 horas ela dava início a sua rotina de orações por todos os familiares (vivos ou mortos). O relógio cuco da sala de jantar ida regulando seu horário de orações até às cinco horas. Levantava e dava início às tarefas da casa que incluíam o cuidado com pequena horta no quintal. Ficava feliz com visitas e retribuía sempre que podia. Nunca se lamentava.
A vida é assim. Se cada um viver de acordo com sua realidade sem se lamentar, fazendo sempre o melhor, será feliz. Não haverá insônia que atrapalhe.