sexta-feira, 6 de junho de 2014

- ‘MEU REI, MINHA RAINHA!’: - A LEI DA PALMADA MANDA ÀS FAVAS OS CONTOS EDUCATIVOS E A NOBREZA EM GERAL, INCLUSIVE A DO COMPORTAMENTO.


Meu Rei, Minha Rainha... A forma carinhosa usada correntemente entre o povo baiano: ‘Meu Rei, minha Rainha’..., denota a busca no outro, seu semelhante, aquele símbolo sagrado da união com o mundo, num sentido amplo, de caráter mais espiritual do que material.
Lendo no jornal ‘El País’, sobre a abdicação do Rei Juan Carlos I, me chamou a atenção o titulo de um artigo: “Um Rei Para a América Latina” – mais precisamente para os países de língua espanhola vinculados historicamente à Espanha e que tiveram no Monarca um moderador entre as forças opostas nos momentos difíceis pós ditaduras. O Brasil teve Monarquia que foi rejeitada e afastada do poder após a Princesa Isabel assinar a Lei Áurea. Mas, o povo brasileiro, inconscientemente, busca também um Rei e já coroou vários reis e rainhas: da música, do futebol, de escolas de samba, da beleza, da produção, e até da cocada preta... Falta o Rei de verdade, aquela figura Mediadora entre o mundo material e dos valores inerentes ao ser humano, portador de uma simbologia e um significado esotérico muito além das aparências.
– Nossa civilização está naufragando porque perdeu suas referencias, que segundo alguns, foi codificada e guardada de forma simbólica nos jogos de cartas. Fui buscar o significado esotérico oculto na figura do Rei e da Rainha.
Ambos são figuras dos jogos de cartas, cujas origens se perdem nos tempos. Cada carta contém um ensinamento e uma mensagem oculta.
A figura do Rei – quarta carta do Tarô – simbolicamente é aquele que dá em abundancia um alimento forte; fonte de crescimento. Indica um homem ativo cuja origem provém de algo superior, motivo pelo qual ele estar sentado e de perfil; o cetro na mão direita indica que é um doador e animador da vontade de uma ação universal que está  simbolizada no chapéu de doze pontas (a coroa); as pernas cruzadas indicam o domínio do espírito sobre a matéria. É um mediador entre duas forças e a passagem para uma nova ordem. Síntese: reflete a vontade do Pai (Deus) no humano (o Poder), criando condições para que a vida flua naturalmente.
A figura da Rainha – é o símbolo da geração material das forças espirituais. A coroa de doze pontas (estrelas) representa o principio animador de todos os mundos e do Sol através do Zodíaco. Síntese: - é a força animadora universal trazendo equilíbrio à humanidade no mundo concebido como um ser. Força criadora e renovadora através da geração dos seres.

A Lei da Palmada – que acaba de ser aprovada no congresso com a presença da ‘rainha dos baixinhos’ (!) é um atestado da ignorância a que se chegou na  educação brasileira e na formação da personalidade das crianças e jovens.  Aboliram os contos de Fadas, de Reis, de Rainhas e Princesas, que tem um importante papel educativo permitindo que a criança trabalhe seus medos, angustias, inseguranças, sonhos, e aprovaram a punição dos pais em geral.

Nos contos, a figura do Rei e da Rainha, do Príncipe e das Princesas,  simbolizam a Família. Tudo é relatado de forma simbólica e fantástica que traduz o sentimento de união, equilíbrio, amizade, respeito, e o começo de uma vida nova, feliz, perfeita – com o ‘foram felizes... ’

A técnica educativa mais eficiente sempre foi a de manter as crianças com uma ocupação, seja recreativa, seja com pequenas tarefas dentro de suas capacidades, além de desenvolver o hábito da leitura de contos, fábulas, lendas, histórias de cunho educativo. Em nossa casa ninguém levou palmada; éramos três com diferença de idade de um a quatro anos e cada um tinha um temperamento bem diferente do outro. A técnica de nossa mãe era manter-nos ocupados. Não havia brinquedos como agora, e o jeito era fabricá-los em casa, desde petecas a piões (pirinola) feitos com a metade de carretel de linha de costura. A leitura sempre fez parte dos nossos hábitos, mesmo num tempo em que livro era uma raridade lá no interior onde vivíamos.

Os contos de fadas, as fábulas, as lendas, e todos os contos populares não perderam validade, não senhores legisladores da lei da palmada. Eles são educativos e ajudam na formação do caráter e da personalidade das pessoas.

Antes que me esqueça – você sabia que (entre 1950 /75) os primeiros prédios de apartamentos residenciais em S.P eram para adultos? E que a presença de menores entre 4 anos de idade e 18 era expressamente proibida porque criança precisava de espaço adequado e seguro para morar e conviver com a família? – Hoje a criançada vive enjaulada, engajada em redes sociais e sem tempo de convívio adequado com a família.  Cada novo invento ou lei inventada só faz desagregar o núcleo familiar.
Conselho tutelar? – Uma intromissão na família e um cabide de empregos a mais.

REI – Soberano que rege um governo ou Estado Monárquico. Rainha – consorte do Rei e, ou aquela que governa um reino.