terça-feira, 17 de junho de 2014

A COPA DAS CHUTEIRAS COLORIDAS. TODOS AMAM A LIBERDADE. O BORDÃO E A BORDUNA.


Com pontualidade britânica, tudo cronometrado rigorosamente, os jogos estão lotando estádios e os bons propósitos do ‘fair play’ já foram esquecidos por alguns jogadores.
No mais, estádios lotados, torcedores animados, tudo festivo, alegre, colorido. Até as chuteiras dos atletas contribuíram com o detalhe  alegre  de cores antes impensadas como Pink, o amarelo, o azul bebê... E até um pé de cada cor. Aposentaram as tradicionais chuteiras prestas? É o que parece.
Continuo acompanhando os jogos. Pena que na transmissão de Brasília o decantado padrão FIFA falhou; ocorreram várias interrupções do sinal começando com a transmissão dos hinos. Seria o Mané Garrincha querendo mais  desempenho dos times? O resultado ficou no Suíça 02 x 01 Equador de um jogo morno, monótono com desempate no ultimo minuto. 
O jogo da França (02) e Honduras (01) em Porto Alegre, a França exibiu um bom futebol. Quanto à Argentina (02) x Bósnia (01) não foi o que eu esperava. Messi só joga se tem assistência dos companheiros? Foi o que ficou explicito: primeiro tempo um Messi poste; no segundo tempo com entrada de apoiadores ele correu um pouco e fez o gol argentino – o primeiro foi gol contra. A Bósnia fez um jogo bonito e merecia um resultado melhor.
NA SEQUENCIA – Alemanha 04 x 0 Portugal -  partida em Salvador com  a presença de Ângela Merkel. Em Curitiba a partida entre o  Irã  x  Nigéria  ficou no 0 X 0. Em Natal (RN) jogaram  Estados Unidos  02 X 01 Gana. O time de Gana jogou muito.

- ‘Creio que há sempre um ideal a conquistar, feiticeiros e sombras a combater; duendes a enfrentar e monstros a destruir’. (Credo de D. Quixote)

TODOS AMAM A LIBERDADE – Fica  difícil incorporar o sentido do canto da união das nações e o significado das pombas da Paz, quando na festa de confraternização um curumim exibe uma faixa pedindo demarcação de territórios... Não esquecem nem o bordão nem a borduna.
Aquela imagem romântica do bom selvagem percorrendo campos e selvas, pescando, caçando, mergulhando em águas límpidas e tomando ducha de cachoeiras é apenas uma imagem idealizada. Viver ao sabor dos ventos e da imaginação encanta o civilizado que gostaria de ter uma vida livre, tal qual os nativos reivindicam. É o Paraíso prometido e tão procurado. Tudo isso existe e está aí ao dispor de todos. Somos uma humanidade, não células étnicas. O difícil é harmonizar esse mix de origens e culturas num país que congrega maior diversidade de povos.
De gota em gota se faz um oceano para o bem ou para o mal.


Boa notícia – Após meses, Michael Schumacher saiu do estado de coma e deixou o hospital. Saúde e vida longa.