terça-feira, 3 de junho de 2014

A NOBREZA EM DESTAQUE – O REI DA ESPANHA, JUAN CARLOS I ABDICOU: 02- 06- 2014.


A Espanha, Reino desde 1516 passou por diversas interrupções em épocas diferentes; o restabelecimento da atual Monarquia foi em 22 de Novembro de 1975, e, tem agora continuidade com Felipe das Astúrias, Felipe VI - filho primogênito de Juan Carlos e a Rainha Sofia.

O Rei Juan Carlos de Bourbón anunciou  sua renúncia em favor do filho Príncipe Felipe das Astúrias de 46 anos de idade, o qual já vinha exercendo a função de representante da Monarquia espanhola nos eventos oficiais. Em sua declaração o Rei Juan Carlos I diz que essa medida é para que ‘se possa abrir uma nova etapa de esperança na qual se combinem a experiência adquirida e o impulso de uma nova geração’. 

Esteve à frente do reinado desde novembro de 1975 – quase quatro décadas – orientando a Democracia pós Franco. Foi ele quem conduziu os destinos da Espanha nomeando inicialmente um governo de transição, para em 1977 realizar as primeiras eleições democráticas desde 1936. 

Com poder simbólico, o Rei Juan Carlos I tem sido a autoridade representativa do país, deixando um legado de estabilidade e conquistas dentro da União Européia.
O novo rei tem pela frente a tarefa de manter os princípios que regem uma Monarquia Constitucionalista onde o Monarca não influencia a política do Estado. O novo monarca, Felipe VI é casado com Letizia Ortiz Rocasolano.

Atualmente na Europa existem sete Reinos: Bélgica, Dinamarca, Países Baixos, Noruega, Espanha, Suécia, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte; três Principados (Liechtenstein, Mônaco e Gales), um Ducado (ilhas do Canal – do ducado da Normandia), e um Grão-Ducado (Luxemburgo).  Andorra tem um governo duplo exercido pelo Bispo de Urgel (Jean Enric Vives Sicilia – co-príncipe) e pelo Presidente da França (atual ), e o Estado do Vaticano onde o Papa Francisco exerce a função de Governante.
Nome dos atuais Monarcas: Felipe – Bélgica; Margarida II – Dinamarca; Henrique - Grã duque de Luxemburgo; Guilherme Alexandre - Países Baixos; Haroldo V – Noruega; Carlos Gustavo – Suécia; Elizabeth II -  Reino Unido; Hans Adam II – Liechtenstein; Alberto II – Mônaco. Juan Carlos I  (22-11-1975 a 02-06-2014) / Felipe VI – Espanha. 

O que chama a atenção nessas monarquias europeias, em especial as mais antigas onde a figura do Nobre se destaca, é que a sociedade tem um padrão de comportamento de co-responsabilidade maior de seus cidadãos. São países que hoje vivem um padrão de prosperidade e civilidade superior ao das Repúblicas onde as disputas pelo poder são a tônica dos políticos em geral.

Uma Monarquia Parlamentarista seria uma opção inteligente para realmente mudar o Brasil.