domingo, 29 de junho de 2014

BRASIL X CHILE – EMPATE, PRORROGAÇÃO, PENALTIS: UM GOLEIRO E A TRAVE SALVAM O BRASIL



Com uma partida onde os jogadores do Brasil eram caçados, principalmente o Neymar, todos pareciam assustados diante de um Chile que Felipão já havia dito que temia. 

O jogo contra  a boa equipe do Chile  mostrou que  o Brasil  tem falhas. 
O empate de 01 x 01 poderia ter sido evitado se a defesa não tivesse marcado bobeira. Aconteceu e o jeito foi correr atrás do prejuízo. 
Destaque para os dois goleiros: Bravo e Júlio César que se redimiu da falha da ultima copa na África do Sul – 2010.
A torcida comemorou a classificação sofrida, e não faltou emoção aos jogadores que conseguiram o que, em alguns momentos, parecia impossível. 
O horário das 13 horas para os jogos foi mais um desafio a vencer. Ainda não entendi essa insistência da FIFA em realizar jogos em horários onde as condições climáticas do local recomendam a não exposição ao sol.

Aguardar o próximo jogo. Brasil está classificado para a fase seguinte e pega a Colômbia que eliminou o Uruguai por 02 x 0.
Los muchachos chilenos e uruguaios voltam para casa.

Pensamento do dia: - “Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” (Charles Chaplin).


O que é vida? – “Vida é a manifestação de uma centelha divina na vitrine de um espaço – tempo infinito e Eterno.”

sábado, 28 de junho de 2014

DIA DE JOGO DA SELEÇÃO RUMO AO HEXA – UM DIA DE DECISÃO IMPORTANTE PARA O BRASIL.


Após os jogos – 26/06 – em Recife, debaixo de chuva – USA 0 x 01 Alemanha. Portugal jogou contra Gana e venceu de 02 x 01. Portugal com fraco desempenho despediu-se da Copa. Gana também volta para casa; os times da África estão precisando de mais técnica; eles jogam bem, correm muito, mas param nos adversários mais bem preparados. 
Fim da primeira fase e já temos quatro arenas ‘eliminadas’  da copa: Curitiba, Manaus, Natal e Cuiabá (!)

Hoje começa o mata-mata entre os 16 times classificados para os jogos das oitavas:
 Sábado – (28/06) – Brasil x Chile, e  Colômbia x Uruguai.
No domingo (29/06) - Holanda x México e Costa Rica x Grécia.
Na segunda feira (30/06) - França x Nigéria e Alemanha x Argélia;
Terça-feira: Argentina x Suíça, e Bélgica x USA.
Como vemos, metade dos times é do continente americano; a outra metade fica entre Europa com seis e África com apenas dois representantes.

A Copa do povo – era de se esperar  que o povo que  gosta de futebol ia acompanhar os jogos com entusiasmo, aplaudindo, vaiando e até xingando. A presença de algumas autoridades estrangeiras, entre elas príncipes, reis e rainhas é uma demonstração de que o esporte é um elemento de aproximação entre os povos.

Os Símbolos - cada país adota uma cor e um símbolo em seus uniformes, o que os distingue dos demais. O Galo – símbolo usado na camisa da seleção francesa chamou minha atenção. Fica registrado com a pergunta de qual é a posição atual desse símbolo na esfera considerando as coordenadas geográficas da França. Cada símbolo contém uma mensagem e sem dúvida tanto o Galo como a Flor de Lis tem significados que fogem ao entendimento dos não iniciados nesses detalhes esotéricos que ainda são conservados. Atenção ao Galo.

A punição aos exageros também exagerou ao punir o jogador do Uruguai – Suárez. Até o momento a copa apresenta um saldo positivo com muitos gols, e a presença festiva nos estádios e nas cidades sede de muitos torcedores estrangeiros.

Hoje é dia de cantar o Hino Nacional em capela. O Chile também segue o nosso exemplo o que vai dar um toque especial à cerimônia.

Brasil hoje no jogo decisivo contra o Chile meu palpite é de 2 x 1. 

sexta-feira, 27 de junho de 2014

DA ANTEVÉSPERA DA ABERTURA DOS JOGOS DA COPA EM SÃO PAULO – ALGUNS DETALHES (10-06)- AO FINAL DA PRIMEIRA ETAPA - TEXTO REVISTO E ATUALIZADO.


NOTA explicativa – o texto ‘Antevéspera da Abertura dos Jogos da Copa em São Paulo – Alguns detalhes’ publicado no dia 10/06 foi excluído ao percebermos uma falha nossa. Segue abaixo o texto conforme deveria ter sido postado e aproveito para atualizar alguns dados, pois já passou um bocado de água sob a ponte... Ficou um pouco mais longo do que o de costume, porém dentro de nosso objetivo. Ao aprender a usar o computador, não o fiz para passar meu tempo com ‘jogo de paciência’. Portanto, vamos lá:

‘Entre fatos e boatos – aplausos e vaias – criticas e muita agitação de grupos  apresentando reivindicações irresponsáveis e chantageando o governo, chegou-se à antevéspera da abertura dos jogos da Copa em São Paulo. O que deveria ser uma festa corre o risco de desandar num conflito. Diante das evidencias da possibilidade de grupos radicais praticarem atos de violência, as delegações estrangeiras trouxeram a tiracolo agentes de segurança, o que por si só já é um indicativo do que poderá ocorrer. Esses agentes estarão presentes aos estádios, portando suas fardas para marcar presença, segundo informações.

Os Movimentos (anti)sociais continuam em foco com invasões de áreas publicas e privadas, se aproveitando da visibilidade do momento para impor sua agenda  ditatorial  que desrespeita a Lei e a Ordem. Entre elas temos, por exemplo, a presença de grupos de estelionatários do MTST comandando a ocupação de prédios e de áreas públicas e privadas usando milhares de inocentes úteis para atingir seus intentos.

Lemos no artigo publicado ontem (09/06) no blog - Reinaldo Azevedo: “– Desde a eleição de Haddad, em outubro de 2012, 50 prédios foram invadidos em São Paulo; chefões cobram aluguel de R$ 200 de invasores”- “Os ditos movimentos de sem-teto, de que o MTST, liderado por Guilherme Boulos, é uma espécie de “central”, transformaram-se, hoje, no maior movimento de privatização do espaço público de São Paulo. Atenção para este número escandaloso: desde outubro de 2012, com a eleição de Fernando Haddad, do PT, nada menos de 50 prédios foram invadidos em São Paulo. Todos os ditos movimentos de sem-teto foram membros ativos da campanha eleitoral do petista à Prefeitura.”


Nosso comentário atualizado- O comportamento de manifestantes (Sem Teto) exigindo um plano diretor para a cidade querendo forçar a ocupação e uso de espaços públicos, expõe a precariedade das políticas públicas no setor de urbanismo que deveriam tomar a dianteira e organizar novos espaços em outras áreas onde todo cidadão possa ter uma vida digna. O que se observa, no entanto, é que os lideres que comandam essas manifestações e pressionam o governo por um plano diretor, na realidade querem para si, sem nenhum custo, o centro da cidade. Manipulam pessoas incutindo-lhes a idéia falsa de que são credores da sociedade. Se há algo feito, construído é porque alguém trabalhou, produziu, investiu e construiu. Façam algo igual ou melhor com o seu trabalho!
- Haverá uma saída? Fala-se muito em fraternidade, justiça social, tolerância, políticas publicas... Tudo teoria e discurso demagógico!
Em nome da liberdade de manifestação e defesa dos direitos de minorias, a deterioração dos centros urbanos se acentua de forma alarmante.
Os preparativos para a realização da Copa não deu a devida atenção ao cidadão – nem do país nem ao visitante que compareceu em massa, especialmente o mochileiro – sem ingresso, sem hotel, sem infra-estrutura mínima para atender às suas necessidades básicas, como banheiros públicos. A prioridade foi a construção de estádios faraônicos para atender uma festa de alguns dias. A arena de Natal, por exemplo, já cumpriu sua principal função na copa na primeira fase da competição.  Isso não justifica o desrespeito à lei e a ordem pública, ao patrimônio em geral, por parte de manifestantes oportunistas.
O panorama pouco festivo no país do futebol inclui as cracolândias que não param de crescer sob a conivência do governo do prefeito Haddad. O local recebeu ontem a visita do príncipe Harry. Falarei sobre o assunto noutro artigo.
Temendo vaias na abertura da Copa, a presidenta Dilma fez uma ‘abertura virtual’ via TV na véspera.  Compareceu ao estádio e não agradou à torcida que vaiou. O artífice da festa, não esteve presente, porém já veio a público dizer que a copa é um sucesso e que não é porque somos pobres que não merecemos fazer a copa, etc.

Hoje há uma pausa nos jogos. Sábado teremos Brasil e Chile abrindo a fase decisiva. 

quinta-feira, 26 de junho de 2014

ARGENTINA 03 X 02 NIGÉRIA – BÓSNIA 03 X 01 IRÃ (dia 25/06)


A Argentina de Messi invadiu Porto Alegre e o craque desencantou; jogou o que se esperava dele desde a primeira partida. Mas o adversário não se intimidou e jogou muito. Os dois se classificaram para as oitavas.
Bósnia vence o Irã que sai desclassificado.
Equador e França  - ficou no zero a zero com a classificação da equipe francesa  para a fase seguinte. A bruxa caprichou no bloqueio dos ataques e levou algumas bolas para a trave, ficando no quase...  O Galo francês marcou presença até o momento.
A partida da Suíça 03 x 0 Honduras –  classificou a Suíça para as oitavas.
Ainda teremos jogos para definir quem fica e quem vai. 
Salvo algum engano o quadro abaixo mostra a situação do momento das seleções – em azul = seleções classificadas; em vermelho = já eliminados. As outras continuam na disputa por vaga.
Os 32 times: Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bósnia, Brasil, Camarões, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Equador, Espanha, França, Gana, Grécia, Holanda, Honduras, Inglaterra, Irã, Itália, Japão, México, Nigéria, Peru, Portugal, Suíça, USA, Uruguai.

As partidas do mata-mata vem aí. Brasil está confiante e deve enfrentar o Chile no sábado. A Colômbia e Uruguai, Alemanha e Estados Unidos, Coréia do Sul e Bélgica, Rússia e Argélia. O saldo de seleções latinas passando na primeira fase está animando as torcidas que invadiram o Brasil.

Mudando de assunto: - Se você é contra a legalização da droga colabore assinando o Manifesto contra a Legalização das Drogas no Brasil – instituto Padre Haroldo. http://chn.ge/1mwrkSx

Esporte é saúde!

quarta-feira, 25 de junho de 2014

BOM DIA! – SÁBADO VAI TER BRASIL E CHILE EM BH – MINEIRÃO. A TAÇA VAI FICAR NA AMÉRICA?


Pelo entusiasmo das torcidas, em particular a chilena, o jogo deve ser quente, além da temperatura tropical da uma da tarde. Vamos conferir no sábado. 
Com a eliminação de equipes fortes o otimismo latino está nas alturas. Já sonham com a taça ficar na América!

Hoje, mais um dia de jogos, será de alegria para alguns e tristezas para outros que deixarão a competição. Aproveito a primeira parte da manhã para exercícios dos olhos – ensolar, empalmar, grande volteio, piscar... , massagens ao redor dos olhos para ativar a circulação. Lembrar sempre de que não são os olhos, mas a mente quem vê. Ficar ‘cego de raiva’ não é apenas uma expressão; ela traduz um estado de espírito negativo que obscurece a visão. Relaxe! Os problemas são muitos e ninguém está imune a contrariedades.

Revendo os texto postados neste mês, com predomínio de comentários sobre os jogos da copa, notei que cometi uma falha no texto publicado no dia 10/06 (ANTEVÉSPERA DOS JOGOS DA COPA EM SÃO PAULO – ALGUNS DETALHES) – O que era para ser apenas uma citação do texto do blog do Sr. Reinaldo Azevedo sobre as invasões de prédios pelos sem teto, em São Paulo,  e nossos  comentários sobre o assunto, o texto saiu na íntegra – explico:  eu limito meu tempo na internet; quando algum texto me chama a atenção faço copia para ler com tranquilidade e depois deleto. Informo que estou excluindo essa postagem para uma revisão, e pedindo desculpas ao autor do blog pela falha – ninguém é perfeito.

Isto posto, vamos ao futebol. Dizem que até os ETs estão de olho nos jogos. Devem estar achando que os humanos são meio malucos.
Ontem mais alguns eliminados, e fim de festa em algumas arenas, como na de Natal. O melhor da festa é esperar por ela.
RESULTADOS DOS JOGOS:  Uruguai 1 x 0 Itália; Costa Rica 0 x 0 Inglaterra;   Colômbia  04 x 01 Japão ; Grécia 02  x 01 Costa do Marfim.
Logo mais teremos em Porto Alegre os argentinos jogando contra a Nigéria; los hermanos prometem fazer a festa. O outro jogo será  do Equador, e  França;  e mais Honduras e Suíça, e Estados Unidos e Alemanha, outros que continuam na disputa por um lugar na competição.

Os protestos diminuíram, mas os sem teto continuam com manifestações pressionando pela aprovação de um plano diretor. São Paulo e outras capitais brasileiras são palco de manifestações e  vitrines, tanto do ponto de vista de progresso econômico, cultural, científico, social,  como de conflitos urbanos. Faltam gestores competentes para saber organizar os espaços, que, diga-se de passagem, no Brasil são imensos,  para que as pessoas não precisem se amontoar num só local.

Depois da Copa vamos ver como ficam as cidades sede com suas arenas e o povo a espera de soluções.

terça-feira, 24 de junho de 2014

É DIA DE SÃO JOÃO – A SELEÇÃO CANARINHO VENCE DE 04 A UM SOBRE CAMARÕES. É TEMPO DE FESTAS!


A PÁTRIA entra em campo, canta em capela o Hino Nacional  e o BRASIL faz um jogo NOTA 10. Bairrismos à parte, para mim foi um dos jogos mais bonitos até este momento. Depois do empurrão que o Neymar sofreu, o artilheiro deu sua resposta fazendo dois gols. Chute só na bola! 
Brasil está classificado para as oitavas  e deverá jogar no próximo sábado em Belo Horizonte contra o Chile, outra seleção muito boa.


Os outros jogos:
Holanda 02 x 0 Chile – o jogo que os classificou em primeiro e segundo lugar de seus grupos,   foi realizado em São Paulo no estádio Itaquera.
Espanha 03 x 0 Austrália encerram sua participação na Copa; ambas estão eliminadas e voltam para casa. México 03 x Croácia 01 – foi o outro jogo.
A Itália e o Uruguai jogam hoje; são duas seleções fortes e farão um disputado jogo para ver quem fica quem parte. Colômbia e Japão encerram o dia de hoje.

Um olho nos jogos e o outro atento ao que vai pelo Brasil e pelo mundo.
Drones circulando nos céus, times correndo pelos gramados, torcedores querendo ganhar no grito, mochileiros espalhados por todos os lados nas cidades sede, argentinos e brasileiros ora confraternizando, ora se provocando, árbitros ignorando faltas e favorecendo ou prejudicando times, muitos jogadores machucados, cartões amarelos com moderação, algumas expulsões, vaias e aplausos... 
No geral tudo parece bonito e era o que se esperava de uma copa no Brasil – muita festa. Fim de festa para alguns, gramados danificados, e tonéis de caipirinha consumidos por uma avalanche de torcedores que estão descobrindo o Brasil. Vamos que vamos...

O dia de São João é hoje, mas todo dia tem gente fazendo um ‘San Juan’ (barulheira) por dá cá aquela palha. 
Não façamos o mundo mais pesado do que ele é.

Viva São João. Viva nossa Seleção! É tempo de festas!

segunda-feira, 23 de junho de 2014

MAIS DOIS DIA DE JOGO – PORTUGAL CONTINUA NA DISPUTA


Agora vamos de ‘comentarista’ de futebol... Nunca assisti a tantos jogos de futebol como agora nesta copa. Com mais tempo e boas transmissões com narradores e comentaristas explicando tudo o que acontece em campo, vou ficar ‘entendida no riscado’... Já sei quando é falta para cartão amarelo ou vermelho, pênalti, escanteio, zaga, bola cortada e tantos outros detalhes da partida. E, que não adianta comemorar gol antes do árbitro validar o lance (!). Quanto aos nomes dos jogadores, está difícil aprender; não estou me referindo aos nomes dos gregos nem dos japoneses.
No geral parece que tudo está funcionando a contento. Soube que a FIFA controla as transmissões deixando os narradores e comentaristas no vácuo. Isso faz parte do fair play?

Jogos  do dia 21 – Sábado:
Argentina x Irã: -  Primeiro jogo do dia no Mineirão (BH) foi da Argentina contra o Irã. Torci pela Argentina e não gostei do resultado com um gol no ultimo minuto da prorrogação. A verdade é que o Irã jogou muito e merecia ao menos um empate. Argentina 01 x 0 Irã foi um daqueles resultados chorados por quem tem um dos maiores craques – Messi. Esperava uma goleada... Ficaram devendo. Eles já estão classificados para as oitavas. Faltou o pênalti não marcado em favor do Irã...  Só não vou torcer pela Argentina se ela e o Brasil se enfrentarem, o que não parece provável.
Alemanha x Gana – jogo no Castelão – Fortaleza > jogo muito disputado com boa exibição da Seleção de Gana que conseguiu empatar por  02 x 02  sobre uma Alemanha que no primeiro jogo havia arrasado Portugal.
Nigéria 01 X 0 Bósnia > em Cuiabá – muita festa nigeriana nas arquibancadas. A arbitragem falhou feio ao anular um gol legitimo da Bósnia.

Jogos do dia 21 – Domingo:
Rússia x Bélgica – no Maracanã às 13 h com dia ensolarado e vitória dos belgas com 01 x 0 sobre os russos no final do segundo tempo. Registro – presença do rei e da rainha da Bélgica.
Argélia 04 x 02 Coréia do Sul  - às 16 horas  em Porto Alegre – inverno  - com 23º. C. Dois bons times apresentaram um jogo bem movimentado.
Estados Unidos 02 x 02 Portugal > jogo na Arena de Manaus com presença de grande número de americanos e portugueses. Cristiano Ronaldo deixou sua marca. Parabéns. ‘One Nation, One Team!’

Observação: - Tenho familiares portugueses e fiz uma provocação quando as seleções da Espanha e de Portugal não mostraram o futebol que se esperava; agora pelo menos Portugal tem chances de prolongar sua participação na Copa. Já a Espanha, volta para casa mais cedo.

Hoje Segunda feira – dia de jogo do Brasil contra Camarões no estádio Mané Garrincha – Brasília – DF. Três a Zero seria um bom placar para o Brasil. Boa sorte!

domingo, 22 de junho de 2014

TEM CHEIRO DE CONFUSÃO NO AR – A LIBERDADE DE IMPRENSA ESTÁ AMEAÇADA.


Não sou jornalista e muito menos comentarista esportivo. Escolhi escrever num blog para partilhar aquilo em que acredito justo e verdadeiro. Na medida do possível pretendo continuar alertando para o comportamento antidemocrático do PT e seus militantes empenhados em desconstruir o outro através de agressões verbais e atitudes ditatoriais. Que dizer da lista negra de jornalistas chamados de ‘inimigos da pátria’ elaborada pelo PT?  Não vi a lista – seriam uns trezentos com destaque para nove, entre eles o Sr. Reinaldo Azevedo da revista Veja, o Prof. e Sociólogo Demétrio Magnoli,  Augusto Nunes entre outros. 
Entendemos que é um ato de intimidação e tentativa de cerceamento da liberdade da imprensa a exemplo do que ocorre na Venezuela, Cuba e países que defendem o bolivarianismo na América Latina. Se a juventude conhecesse a verdadeira história de Bolívar, pensaria duas vezes antes de abraçar a causa.

Aqui vale dizer: quem quiser ser de esquerda, bolivariano, comunista, fascista, anarquista, antidemocrático, etc., que seja, mas respeite o direito dos demais que não querem essas filosofias de vida!

O assunto chamou a atenção internacional e “Repórteres sem Fronteiras” - entidade internacional de proteção ao trabalho de jornalistas  que emitiu a seguinte nota: - Repórteres sem Fronteiras expressa sua inquietação pelas graves acusações dirigidas contra os jornalistas provenientes de um alto cargo do PT”, declara Camille Soulier, responsável da seção Américas da organização. “Não ignoramos o contexto polarizado da mídia, que pode exagerar o descontentamento geral. No entanto, as dificuldades sentidas pelo PT não justificam o recurso à propaganda de Estado.”

A verdade tem que vencer a Mentira. A radicalização adotada por grupos políticos levam a situações de descontrole social com graves consequências para todos. Vejam o que está acontecendo pelo mundo. Já são milhões de refugiados que estão, da noite para o dia, tendo que fugir da avalanche destruidora que os atingiu. Eles perderam tudo o que tinham. Restou-lhes a vida e o desejo de um lugar onde recomeçar; precisam de tudo. São os verdadeiros sem teto, sem terra, sem Pátria, sem voz, sem esperanças.
E, os conflitos se multiplicam na região; os noticiários dão conta dos números de refugiados em 2013 > era de 12,7 milhões; foram deslocados 51,2 milhões por dia, sendo que diariamente 32 mil deixam suas casas por causa dos conflitos e das guerras. A maioria foi recebida por países pobres que dependem de ajuda humanitária para enfrentar o problema crescente. O Líbano, por exemplo, abriga 1 milhão de refugiados.
O mundo vive um momento preocupante com sombras tenebrosas avançando pelo oriente Médio e pelo continente Africano. O terror avança sobre cidades castigadas como Bagdá.
No Brasil ainda se vive um momento de vitrine da ‘felicidade’(?) – Estádios lotados, torcedores fazendo a festa, é  tempo de festas Juninas, dia de Corpus Christie com feriadões prolongados, férias escolares, recesso parlamentar antecipado e por aí vai. Não fosse a ação de esbirros que só sabem odiar e destilar bílis num mau humor que chega a ser psicótico, poderíamos dizer que vivemos um momento muito especial.

A cordialidade ainda predomina. Mas a escalada autoritária e intimidadora continua atacando a quem se lhes opõe.  O povo tem mais que aproveitar da melhor forma possível tudo o que há de bom  - o dia de amanhã pode ser um despertar não muito feliz. 

sábado, 21 de junho de 2014

JOGOS DA COPA/2014 > CLIMA TROPICAL + GARRA DOS TIMES LATINOS = SURPRESAS NOS RESULTADOS. OS MOCHILEIROS FORAM ESQUECIDOS?


Os comentaristas já estão anunciando a partida das primeiras ‘caravelas de volta ao reino’... Esperava-se que alguns times tivessem vida mais longa no campeonato. Espanha, Inglaterra, Portugal estão na primeira lista.

Alguns dos últimos resultados – dia 19 e 20 de junho:
Colômbia 02 x 01 Costa do Marfim. Bom jogo – estádio Nacional
Uruguai 02 x 01 Inglaterra. Arena Corintiana (SP) -
Grécia  0 x 0 Japão. Jogo em Natal.
Ontem tivemos a Itália 0  x  01   Costa Rica > Em Recife – 13 horas – horário de Brasília.
França  05 X 02  Suíça -  em Salvador  na Fonte Nova; e
Equador 02 x 01 Honduras em Curitiba.

A minha dificuldade maior tem sido entender o nome dos jogadores de alguns times. Não me arrisco a repetir três nomes seguidos – são um trava língua de dar gosto. Os narradores dos jogos também andam tropeçando na pronuncia.

As criticas a times como o da Espanha, diz respeito à falta de uma renovação da equipe e que por isso fez um jogo burocrático do tique-taque onde a experiência não surtiu efeito, além de cometer falhas.
E o Brasil? – Felipão colocou uma equipe nova com alguma experiência. Só falta encontrar o espaço aproveitando a criatividade dos jogadores da melhor forma possível sem esquecer que já tem três jogadores com cartão amarelo. Segunda feira joga contra Camarões.
O que não dá é parar no tempo. Maradona, por exemplo, creio que para justificar o baixo rendimento da seleção Argentina, declarou que ‘esperavam que os outros só se defendessem, mas eles também atacam (!)’ Acorda, Don Dieguito. Time que coloca todas as esperanças em um astro corre o risco de ser surpreendido pelo adversário que não perdoa falhas. Hoje a Argentina joga contra o Irã no Mineirão. Vamos, hermanos!

Entre um Tea O’Clock  & um cafezinho com mistura > bolinho de chuva, vamos torcendo para que a festa tenha um saldo positivo apesar de todos os prejuízos já contabilizados.
Um detalhe que está chamando a atenção é a quantidade de torcedores mochileiros. Se a FIFA esperava hotéis 5 estrelas lotados, o que não está acontecendo, os torcedores padrão povão, sem entradas para ir ao estádio, está preferindo olhar as estrelas do céu e gastar seu rico dinheirinho para curtir caipirinhas, tira-gostos, pratos da culinária brasileira em pontos populares. A opção de campings como forma de alojamento foi esquecida? Não adianta ter Ministérios e Secretarias das Cidades para organizar os espaços urbanos. Faltam gestores com visão.

A festa continua hoje, amanhã, depois de amanhã... 

quinta-feira, 19 de junho de 2014

OS JOGOS DA COPA CONTINUAM COM SURPRESAS – ESPANHA: HASTA LA VISTA! - E CADÊ O FULECO?


Os jogos de ontem seguiram o mesmo ritual. Alguns resultados é que foram inesperados: Chile 2 x 0 Espanha; Holanda 3 x 2 Austrália; Croácia 3 x 0 Camarões. 
A nota dissonante foi o comportamento de atletas que perderam a cabeça e de torcedores chilenos que invadiram a Maracanã. No mais uma torcida animada, bonita, alegre – essa alegria é que faz a diferença, não a cor da pele ou dos  olhos. 
Hoje tem mais...

CADÊ O FULECO? - Eu não sou tatu para me esconder, mas esconderam o Fuleco, símbolo tupiniquim da Copa. 
Ouvi dizer que o problema está em que a FIFA não correspondeu ao que se esperava dela na campanha de defesa e preservação da espécie ameaçada de extinção no cerrado brasileiro. Vi muito tatu canastra, bola, galinha correndo pelo campo e se escondendo em buracos abertos a uma velocidade incrível. Em qual buraco está escondido que não comparece aos jogos?

ESPANHA – hasta la vista! - a seleção espanhola volta para casa sem mostrar aquele futebol esperado. Como campeões de 2010 na copa da África do Sul, eles cumpriram tabela nos jogos da copa 2014, em prol da confraternização das nações; com sua desclassificação abrem espaço para que outras seleções festejem a conquista da Copa neste ano. Hasta la vista!

Por falar em Espanha, hoje, dia 19 de junho, Felipe VI está sendo proclamado novo Rei em substituição ao Rei Juan Carlos I que abdicou do trono, mas continua com o titulo. O juramento à Constituição foi em cerimônia realizada no Parlamento do país em Madri. – “Temos fé na unidade da Espanha, da qual a coroa é um símbolo” – palavras do  jovem Rei. 
Os espanhóis terão dois reis (!) assim como os cristãos tem dois Papas...
Rei reina, mas não governa. Ele é um símbolo que incomoda os ditatoriais que gostariam de colocar uma coroa na própria cabeça e não ter que prestar contas a ninguém.

 A verdadeira nobreza está no coração e nas atitudes das pessoas. 

quarta-feira, 18 de junho de 2014

BRASIL 0 X 0 MÉXICO – O ESPETÁCULO VIP DA COPA


Hoje, cumprida a agenda rotineira do dia, e interromper a ‘siesta’ para ver o jogo Holanda 03 x Austrália 02, vamos à pauta programada:

Recapitulando: Ontem terminou a primeira rodada dos jogos da Copa/2014, com a Bélgica 02 e Argélia 01 e um empate entre Rússia e Coréia do Sul.
Brasil e México abriram a segunda rodada e ficaram no empate de 0 x 0. 
Jogo é jogo e pressupõe-se que o resultado também depende de sorte. Foi o que faltou nas finalizações por parte da seleção brasileira e sobrou na defesa do goleiro mexicano Ochoa. Valeu como espetáculo Vip de duas seleções latinas.
Futebol é renovação constante. O Brasil teve grandes seleções. A atual é boa, mas tem pela frente seleções que também jogam muito. Que vença o esporte.

O Brasil bonito, patriota e alegre tem outras batalhas muito importantes a sua espera no dia a dia após a realização dos jogos da copa. Assim como os jogadores da seleção vão sendo substituídos a cada campeonato dando lugar a novos valores, que o exemplo se repita a nível político.

Meu sonho de Consumo – nos intervalos dos jogos, dei um giro pelas noticias. Sempre abro chamadas para algo mais do que notas sobre política e informações do dia a dia. Gosto de arejar a cabeça e percorrer virtualmente outras paisagens e fazer uma conexão com o lado bonito do nosso planeta. Achei no site ‘Direto ao Ponto’ uma série de fotos das menores cidades do mundo. Lindo! Um pedacinho encantador mais lindo que o outro, congregando poucas residências  incrustadas numa paisagem deslumbrante.

Meu sonho de consumo não é um Smartphone, mas um cantinho desses para curtir...

terça-feira, 17 de junho de 2014

A COPA DAS CHUTEIRAS COLORIDAS. TODOS AMAM A LIBERDADE. O BORDÃO E A BORDUNA.


Com pontualidade britânica, tudo cronometrado rigorosamente, os jogos estão lotando estádios e os bons propósitos do ‘fair play’ já foram esquecidos por alguns jogadores.
No mais, estádios lotados, torcedores animados, tudo festivo, alegre, colorido. Até as chuteiras dos atletas contribuíram com o detalhe  alegre  de cores antes impensadas como Pink, o amarelo, o azul bebê... E até um pé de cada cor. Aposentaram as tradicionais chuteiras prestas? É o que parece.
Continuo acompanhando os jogos. Pena que na transmissão de Brasília o decantado padrão FIFA falhou; ocorreram várias interrupções do sinal começando com a transmissão dos hinos. Seria o Mané Garrincha querendo mais  desempenho dos times? O resultado ficou no Suíça 02 x 01 Equador de um jogo morno, monótono com desempate no ultimo minuto. 
O jogo da França (02) e Honduras (01) em Porto Alegre, a França exibiu um bom futebol. Quanto à Argentina (02) x Bósnia (01) não foi o que eu esperava. Messi só joga se tem assistência dos companheiros? Foi o que ficou explicito: primeiro tempo um Messi poste; no segundo tempo com entrada de apoiadores ele correu um pouco e fez o gol argentino – o primeiro foi gol contra. A Bósnia fez um jogo bonito e merecia um resultado melhor.
NA SEQUENCIA – Alemanha 04 x 0 Portugal -  partida em Salvador com  a presença de Ângela Merkel. Em Curitiba a partida entre o  Irã  x  Nigéria  ficou no 0 X 0. Em Natal (RN) jogaram  Estados Unidos  02 X 01 Gana. O time de Gana jogou muito.

- ‘Creio que há sempre um ideal a conquistar, feiticeiros e sombras a combater; duendes a enfrentar e monstros a destruir’. (Credo de D. Quixote)

TODOS AMAM A LIBERDADE – Fica  difícil incorporar o sentido do canto da união das nações e o significado das pombas da Paz, quando na festa de confraternização um curumim exibe uma faixa pedindo demarcação de territórios... Não esquecem nem o bordão nem a borduna.
Aquela imagem romântica do bom selvagem percorrendo campos e selvas, pescando, caçando, mergulhando em águas límpidas e tomando ducha de cachoeiras é apenas uma imagem idealizada. Viver ao sabor dos ventos e da imaginação encanta o civilizado que gostaria de ter uma vida livre, tal qual os nativos reivindicam. É o Paraíso prometido e tão procurado. Tudo isso existe e está aí ao dispor de todos. Somos uma humanidade, não células étnicas. O difícil é harmonizar esse mix de origens e culturas num país que congrega maior diversidade de povos.
De gota em gota se faz um oceano para o bem ou para o mal.


Boa notícia – Após meses, Michael Schumacher saiu do estado de coma e deixou o hospital. Saúde e vida longa.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

OS PROTESTOS E O PAI QUE FOI BUSCAR O FILHO NA MANIFESTAÇÃO DOS BLACK BLOCK


O protesto mais importante de que tive conhecimento nestes dias, foi a noticia mostrando o pai que foi buscar seu filho envolvido numa manifestação dos Black block.
A imagem do pai do jovem de 16 anos que participava da manifestação de mascarados arruaceiros, chama a atenção sobre  a ação do coletivo irresponsável organizado por facções de esquerdas manipulando os jovens.
Os comentários que ouvi, praticamente culpavam o pai por omissão por não ir levar e buscar o jovem na porta da escola todos os dias (!).
Não vi o assunto por esse ângulo. Vi um pai que confiava na escola e nas instituições e que descobriu que o ambiente não estava sendo o esperado, tanto que, ao tomar conhecimento por onde andava o filho, foi buscá-lo. Fez sua parte – antes tarde do que nunca. Essa foi a atitude do cidadão / pai que não reconhece a ingerência de terceiros na educação do filho.
Um jovem de 16 anos está em fase de crescimento físico e psicológico – e sua personalidade ainda está em formação. Isso o torna presa fácil do discurso idiota de ‘defensor dos oprimidos’. É esse o ângulo da questão que os sociólogos, educadores e psicólogos devem analisar. Especialmente agora que os senhores pais estão ameaçados com a Lei da Palmada. Os pais são os primeiros educadores e modelo de referencia para os filhos. Sua figura deve se contrapor ao modelo que o  jovem tem fora do lar, pois este atual corresponde ao de péssimos gestores públicos no poder, cujo exemplo é impróprio para menores de idade.
Creio que esse pai, e outros na mesma situação, tem o direito de  denunciar e responsabilizar  criminalmente os grupos e ou partidos políticos envolvidos no aliciamento de seus filhos menores.
A persistir a mentalidade de revide trazendo constantemente o passado à tona como tem sido o discurso das esquerdas no poder, a violência continuará a ser fomentada. A engenharia social é isso aí: a mentira como discurso, a doutrinação ideológica como estratégia de destruição do outro, a destruição dos valores familiares e sociais.
É bom que se diga às gerações que não viveram a época dos regimes militares, que milhões de brasileiros, na época, estudavam, trabalhavam e produziam, além de frequentar estádios, e circular pelas ruas das cidades sem correr o risco de assaltos como hoje. Foram eles que garantiram a continuidade da Nação brasileira livre e independente, com Ordem e Progresso, enquanto aqueles que hoje se dizem vitimas do regime de exceção e fazem chantagem emocional a todo momento, não foram presos porque estivessem distribuindo flores nas esquinas.
O pior lado da personalidade humana é o cultivo das mágoas e ódios num constante retorno ao passado.
É o brasileiro comum, inclusive aquele que vai ao estádio e extravasa com vaias e xingamentos, quem garante o PIB nacional.
O Brasil do futuro depende de como nossos jovens forem formados hoje. O brasileiro está farto da mentira, da corrupção, da incompetência e está vendo tudo! E começa a manifestar seu descontentamento.


domingo, 15 de junho de 2014

REGISTRANDO A COPA – OS JOGOS E AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES


Mudando de rotina, só não assisti ao jogo de Camarões e México. Esperava um jogo equilibrado entre Espanha e Holanda.  O que aconteceu com a seleção da Espanha? O resultado de Espanha 01 x 05 Holanda surpreendeu. A impressão que tive é que o time entrou um pouco ressabiado, e que as vaias ao jogador brasileiro naturalizado espanhol, Diego Costa, mais a chuva, esfriaram o animo. A Holanda aproveitou e se deu bem. Perder o primeiro jogo e ganhar os demais não é novidade em torneios desse quilate. Vamos ver as próximas etapas.
O jogo do Brasil e Croácia em 03 x 01 foi um bom teste para começo de caminhada; o que preocupa é o mata-mata que vem por aí.   
A vitória do México sobre Camarões (1 x 0) , do Chile sobre a Austrália (3 x 1) da Colômbia sobre a Grécia (3 x 0), da Costa Rica 3 a 1 sobre o Uruguai mostraram a força do futebol da América Latina. Os outros jogos de ontem: Japão e Costa do Marfim (1 x 2)  e Inglaterra e Itália (1 x 2). O jogo Inglaterra e Itália foi muito bonito de se ver, e eu torci por um empate...
Até o momento o verdadeiro gol contra está sendo marcado por pequenos grupos fazendo protestos nas cidades sede dos jogos. Liberdade para protestar todos tem, porém, para tudo há limites. A politização dos fatos merece um cartão vermelho tamanho Brasil!
Vaias? Até eu que nunca fui a um estádio sei que lá é um local onde o cidadão usa e abusa do direito de dizer palavrões e vaiar. O ex-presidente Jânio Quadros, inutilmente quis abolir os palavrões do dicionário, pois os palavrões e os xingamentos são tão velhos quanto a humanidade.

Se  alguém anda mal humorado não é a torcida brasileira; ela é a cara de um Brasil bem humorado que gosta de futebol e detesta os oportunistas querendo faturar à custa do esporte. 

sexta-feira, 13 de junho de 2014

ABERTURA DA 20ª. COPA MUNDIAL DE FUTEBOL – BRASIL 3 X 1 CROÁCIA


Com obras inacabadas em todos os 12 estádios,  teve início ontem a 20ª. Copa Mundial de Futebol, com abertura no Itaquerão, em São Paulo.
O Brasil espera conquistar o hexa. Tudo vai depender de muito trabalho. A festa é do esporte e para todos os que apreciam um bom espetáculo.  A abertura, de curta duração, foi bonita e de paz;  desejamos que as demais seleções encontrem boa receptividade e que os jogos transcorram em clima de festa e confraternização.
São Paulo, o anfitrião da abertura da 20ª. Copa honrou a tradição de bem receber. A segurança garantiu  tranquilidade durante o evento. Parabéns pelo exemplo de civilidade que dominou. Descontentes sempre haverá, porém foram mantidos à distancia; há modos muito diferentes de contestar contra os erros e péssima gestão publica do governo federal.
Com o estádio ainda meio vazio a abertura foi bonita, elegante, um pouco discreta tipo mix ‘Brasil comportadinho’.  No geral, gostei. Quanto ao exoesqueleto poderia ter tido mais visibilidade.
O público fez a festa e soube incentivar os jogadores, mesmo na hora do gol contra – digamos que foi uma espécie de ‘cortesia’ para com o adversário... O torcedor soube separar o esporte que foi aplaudido, e repudiar a presença de políticos - a presidenta e o representante da FIFA - que se abstiveram de falar; a presidenta  não escapou das vaias e xingamentos; deu para ouvir, apesar do controle das transmissões pela FIFA.
Brasil 3 x 1 Croácia > foi um bom placar para o Brasil. Pelos comentários, na verdade os quatro gols feitos pelo Brasil, apenas dois realmente foram para valer. Não sou especialista em futebol, apesar de ouvir e ver os jogos desde 1958. Hoje temos o espetáculo na TV,  ao vivo e a cores, em tempo real. Em 1958 ouvi a transmissão dos jogos pelo rádio a pilha, emprestado pela noviça do pensionato onde morávamos; depois assistíamos aos jogos na tela do cinema – era hábito apresentarem antes do inicio do filme, um compacto sobre eventos futebolísticos com Pelé, Jairzinho, Garrincha e muitos outros craques que escreveram a história das conquistas da Copa para o Brasil.
Logo mais vou torcer pela Espanha no jogo contra a Holanda.  

Hoje é dia de Santo Antonio! Dia de festa no arraial... 

quarta-feira, 11 de junho de 2014

A FALA DA PRESIDENTA E AS PREVISÕES DOS RESULTADOS DOS JOGOS DA COPA


O discurso marqueteiro da presidenta feito ontem pela TV, interrompendo a programação sem a mínima cerimônia, refletiu mais uma vez o viés ditatorial governamental no trato com o cidadão.  Ao invadir nossos  lares para desfilar uma arenga de Brasil maravilha, quando todos sabem que não é bem assim que o país está às vésperas da abertura da Copa, a impressão que nos fica é que o governo acha que pode continuar a enganar todos. 
O discurso não muda a realidade que aí está: todas as obras  que poderiam trazer benefícios para o país, estão por ser concluídas apesar dos gastos exorbitantes.

Um mandato é para servir à Nação. Governar não é para passar a mão na cabeça dos amigos da base aliada e das lideranças grevistas antidemocráticas e criticar os adversários, e muito menos dar golpe nas instituições editando decretos como o Decreto lei 8.243/14, que, à moda bolivariana, anula a ação do Congresso e da Justiça ao criar um governo paralelo. Ou seja, simplesmente caça seu voto, caro eleitor.

A previsão dos resultados de governos exercidos por pessoas apegadas ao poder era evidente.  Não precisava de consultas nem à bola de cristal nem ao Turim – Tumim. (nome dado ao processo de adivinhação utilizado pelos antigos israelitas para conhecer a vontade de Deus sobre determinado evento. Eram pequenos objetos colocados no peitoral dos sacerdotes. Seu significado: ‘maldições e perfeições’ ou ‘luzes e perfeições’).

Quanto aos Jogos entre as 32 Seleções que disputarão a Copa mundial de futebol a partir de amanhã dia 12 de junho, o povo pode dar seus palpites e acreditar na sorte ou no poder de adivinhação.
– Em 2010, na África do Sul, o polvo Paul, na Alemanha causou sensação com suas previsões acertadas.
 Nesta copa já há três concorrentes. O primeiro ‘vidente’ apresentado foi o papagaio Amor, abençoado pelo Papa Francisco. O Papa é Argentino e o papagaio é Italiano...
Fica aí a curiosidade para uma possível  final  segundo as previsões ‘tagarelas’ do papagaio: - Itália X Argentina (!)
O outro animal que entrou em cena é a tartaruga ‘Cabeção’ – na Bahia - também terá três opções  de escolha.  Ao escolher uma das opções para se alimentar, estará indicando  > vitória do Brasil, do adversário ou um  empate.
O terceiro bichinho de estimação é um cachorro – ‘cachorro inteligente’ ou ‘psíquico’ – no primeiro teste ele escolheu a Inglaterra como a vencedora da partida contra a Itália no jogo de abertura do Grupo D  em Manaus. Aguardemos para saber se acertou.
A sorte está lançada. Ganhe quem ganhar, esta Copa poderá servir como divisor de águas – o antes e depois – no país das maravilhas.

O Brasil realmente precisa mudar de rumos para não naufragar politicamente.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

IMIGRANTES NO BRASIL – CORAÇÃO DIVIDIDO NA COPA 2014


Somos 200 milhões de brasileiros, Prá frente Brasil!
Todos brasileiros são verdes-amarelos na hora da bola rolar, segundo o que diz o refrão patriótico. No entanto, quando o imigrante ou seus descendentes vêem entrar em campo o time que traz as cores da bandeira do PAÍS de origem familiar – no meu caso a Espanha – naturalmente surgem  lembranças que remetem à outra nação. Como traduzir esse sentimento? – Saudade – ou desejo de retorno às origens?
- ‘Gatinho que nasce no forno não é biscoito’ -  a frase é atribuída a um filho de alemães, nascido no Brasil, que, quando perguntado qual sua nacionalidade, ele respondeu que era ‘alemão’. Creio que é mais ou menos por aí...
Falo por mim. Neta e filha de imigrantes espanhóis nasci e sempre vivi no Brasil, mas meu mundo doméstico até os 7/8 anos era  puramente hispânico: idioma, usos, costumes. Isso se repetia, e se repete em muitas outras famílias de imigrantes não só de espanhóis. Em outros textos comentei que Piraju era uma pequena comunidade internacional, com grande numero de famílias de imigrantes das mais  variadas origens. As famílias de origem hispânica formavam um núcleo de fortes laços de amizade independente da região de origem. Era o que eu chamo de família expandida.
Lembro de meu avô materno, Lauro Lopez Olmo, que dizia: - ‘Nós somos estrangeiros numa terra que nos acolheu; não devemos nos envolver nos assuntos locais’. Bem, cumpre lembrar que Piraju era ‘terra do Gal. Ataliba Leonel’ e o país vivia sob a ditadura getulista. O mundo não estava muito acolhedor; as noticias que chegavam do velho continente falavam das guerras mundiais e da ditadura de Franco na Espanha... Possivelmente esses tenham sido motivos suficientes para que os imigrantes espanhóis e seus descendentes tenham se dedicado de forma mais discreta a trabalhar, estudar, produzir, e viver a oportunidade de ‘fazer a América’. Das dezenas de famílias com as quais convivi, todas souberam aproveitar as oportunidades de trabalho na nova pátria e melhorar sua condição de vida. Havia escolas para todos, e muitos estudavam em casa. A dispersão natural ocorreu à medida que surgiram oportunidades de trabalho e de estudo em outras cidades e  regiões. Pessoalmente ouvi muitas histórias sobre a vida lá na pequena cidade de Mohedas de La Jara – Toledo- Castela,  e também sobre Talavera de La Reina,  sobre Madrid e diversas regiões como Andaluzia, Galícia, Catalunha, Estremadura, Navarra...
Atendendo à sugestão feita pelo meu pai, em 2012 conclui a redação do que ouvi contar e vivenciei em família: 1- “GENEALOGIA – SANCHEZ – SÓRIA & LOPEZ – MORENO - Histórias que Cruzaram o Atlântico – de Mohedas de La Jara - Espanha  para Piraju - Brasil” – (inédito - distribui cópia do texto digitado para familiares). 2- “Piraju – Estância Turística – Relatos de uma Época – 1945 – 1960”  - foi outro texto, sem finalidade comercial, doado ao Acervo Municipal Estância Turística de Piraju.  3- ‘Pequena Biografia - Lauro Sanchez ‘(1933-1975) – (meu irmão, para que seus filhos que tiveram pouco tempo de convívio com ele e os netos conhecessem a pessoa de garra, bem humorada  que não se intimidou com a deficiência visual  e estudou, trabalhou como professor (Geografia e História) e foi Diretor da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba – atual UNISO.
 O artigo de Juan Arias publicado no dia 4 de Junho no jornal El País -  ‘O Misterioso Silencio dos 15 milhões de brasileiros de sangue espanhol’- chamou a atenção para o fato de ter dominado uma espécie de discrição coletiva nos descendentes dos 750.000 espanhóis que migraram para o Brasil desde a Independência. A sugestão apresentada por ele de se  realizar  um estudo sociológico sobre essa leva de brasileiros anônimos, cujas origens estão do outro lado ‘del charco’, lá na Península Ibérica, é bem vinda. Assim saberíamos quanto são, onde estão, quem são e o que  fazem.

Certamente nesta copa mundial de futebol muitos estarão torcendo pelo Brasil, mas também se entusiasmarão com a ‘Fúria’ em campo - porque não?

sábado, 7 de junho de 2014

BRASIL NA COPA – BANDEIRAS A POSTOS


A Copa Mundial de Futebol terá início dia 12 de Junho de 2014. O torcedor que for ao Itaquerão (SP) certamente terá uma alegre festa verde-amarela mesmo que nem tudo esteja no padrão FIFA de primeiro mundo.   Com a  polemica em torno do evento e dos gastos exagerados, além das dificuldades do momento, o entusiasmo do torcedor ainda está um pouco frio. São raras as bandeiras em carros ou nas janelas das casas. Nada de ‘já ganhou!’ – Pés no chão e cabeça fria.
O ensaio geral, com pompa e circunstancia, a equipe do Felipão, principescamente instalada na Granja Comary – lá na Serra, sob a proteção do Dedo de Deus, por ora está fazendo a lição de casa:
- Amistoso com o Panamá – 4 X 0 – um passeio pelo Serra Dourada em Goiânia.
- Amistoso com a Sérvia – 1 X 0 – apenas unzinho, mas foi o suficiente para mostrar que, havendo brecha, nossos craques fazem gol até sentados. O torcedor, que sofreu com chuva e transito para ir até o estádio do Morumbi, se irritou e até vaiou. Faz parte a cobrança por resultados e os jogadores sabem disso.
Mas o recado principal dos que gostam do esporte, foi driblar todas as dificuldades criadas por meia dúzia de berrinches que quiseram infernizar a cidade com um ‘não vai ter copa’ impedindo a circulação do metrô e prejudicando quatro milhões de trabalhadores. São Paulo não parou. A cidade do bem continuou funcionando.
A atitude impertinente dos metroviários e de outros movimentos ditos ‘sociais’, fez despertar o senso crítico da população que já sabe quem é quem nessa mixórdia toda.
Os políticos que desfrutavam do poder numa zona de conforto, jogando nas costas da oposição a responsabilidade pelo que não funciona bem, estão sendo desmascarados. A Copa já está mostrando esses resultados positivos para o país.

O grande evento ensaia um final feliz. Que assim seja.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

- ‘MEU REI, MINHA RAINHA!’: - A LEI DA PALMADA MANDA ÀS FAVAS OS CONTOS EDUCATIVOS E A NOBREZA EM GERAL, INCLUSIVE A DO COMPORTAMENTO.


Meu Rei, Minha Rainha... A forma carinhosa usada correntemente entre o povo baiano: ‘Meu Rei, minha Rainha’..., denota a busca no outro, seu semelhante, aquele símbolo sagrado da união com o mundo, num sentido amplo, de caráter mais espiritual do que material.
Lendo no jornal ‘El País’, sobre a abdicação do Rei Juan Carlos I, me chamou a atenção o titulo de um artigo: “Um Rei Para a América Latina” – mais precisamente para os países de língua espanhola vinculados historicamente à Espanha e que tiveram no Monarca um moderador entre as forças opostas nos momentos difíceis pós ditaduras. O Brasil teve Monarquia que foi rejeitada e afastada do poder após a Princesa Isabel assinar a Lei Áurea. Mas, o povo brasileiro, inconscientemente, busca também um Rei e já coroou vários reis e rainhas: da música, do futebol, de escolas de samba, da beleza, da produção, e até da cocada preta... Falta o Rei de verdade, aquela figura Mediadora entre o mundo material e dos valores inerentes ao ser humano, portador de uma simbologia e um significado esotérico muito além das aparências.
– Nossa civilização está naufragando porque perdeu suas referencias, que segundo alguns, foi codificada e guardada de forma simbólica nos jogos de cartas. Fui buscar o significado esotérico oculto na figura do Rei e da Rainha.
Ambos são figuras dos jogos de cartas, cujas origens se perdem nos tempos. Cada carta contém um ensinamento e uma mensagem oculta.
A figura do Rei – quarta carta do Tarô – simbolicamente é aquele que dá em abundancia um alimento forte; fonte de crescimento. Indica um homem ativo cuja origem provém de algo superior, motivo pelo qual ele estar sentado e de perfil; o cetro na mão direita indica que é um doador e animador da vontade de uma ação universal que está  simbolizada no chapéu de doze pontas (a coroa); as pernas cruzadas indicam o domínio do espírito sobre a matéria. É um mediador entre duas forças e a passagem para uma nova ordem. Síntese: reflete a vontade do Pai (Deus) no humano (o Poder), criando condições para que a vida flua naturalmente.
A figura da Rainha – é o símbolo da geração material das forças espirituais. A coroa de doze pontas (estrelas) representa o principio animador de todos os mundos e do Sol através do Zodíaco. Síntese: - é a força animadora universal trazendo equilíbrio à humanidade no mundo concebido como um ser. Força criadora e renovadora através da geração dos seres.

A Lei da Palmada – que acaba de ser aprovada no congresso com a presença da ‘rainha dos baixinhos’ (!) é um atestado da ignorância a que se chegou na  educação brasileira e na formação da personalidade das crianças e jovens.  Aboliram os contos de Fadas, de Reis, de Rainhas e Princesas, que tem um importante papel educativo permitindo que a criança trabalhe seus medos, angustias, inseguranças, sonhos, e aprovaram a punição dos pais em geral.

Nos contos, a figura do Rei e da Rainha, do Príncipe e das Princesas,  simbolizam a Família. Tudo é relatado de forma simbólica e fantástica que traduz o sentimento de união, equilíbrio, amizade, respeito, e o começo de uma vida nova, feliz, perfeita – com o ‘foram felizes... ’

A técnica educativa mais eficiente sempre foi a de manter as crianças com uma ocupação, seja recreativa, seja com pequenas tarefas dentro de suas capacidades, além de desenvolver o hábito da leitura de contos, fábulas, lendas, histórias de cunho educativo. Em nossa casa ninguém levou palmada; éramos três com diferença de idade de um a quatro anos e cada um tinha um temperamento bem diferente do outro. A técnica de nossa mãe era manter-nos ocupados. Não havia brinquedos como agora, e o jeito era fabricá-los em casa, desde petecas a piões (pirinola) feitos com a metade de carretel de linha de costura. A leitura sempre fez parte dos nossos hábitos, mesmo num tempo em que livro era uma raridade lá no interior onde vivíamos.

Os contos de fadas, as fábulas, as lendas, e todos os contos populares não perderam validade, não senhores legisladores da lei da palmada. Eles são educativos e ajudam na formação do caráter e da personalidade das pessoas.

Antes que me esqueça – você sabia que (entre 1950 /75) os primeiros prédios de apartamentos residenciais em S.P eram para adultos? E que a presença de menores entre 4 anos de idade e 18 era expressamente proibida porque criança precisava de espaço adequado e seguro para morar e conviver com a família? – Hoje a criançada vive enjaulada, engajada em redes sociais e sem tempo de convívio adequado com a família.  Cada novo invento ou lei inventada só faz desagregar o núcleo familiar.
Conselho tutelar? – Uma intromissão na família e um cabide de empregos a mais.

REI – Soberano que rege um governo ou Estado Monárquico. Rainha – consorte do Rei e, ou aquela que governa um reino.