sábado, 18 de agosto de 2012

RETALHOS DA SEMANA

-“Não é fácil ser argentino” - disse ontem em entrevista uma psicóloga argentina, para justificar o grande número de profissionais na área, e do seu trabalho, inclusive on-line, para pacientes que decidiram deixar o país por falta de condições de viver  na Argentina.
Entendemos que não deve realmente ser fácil viver por lá. Conhecemos de perto a índole ibera do povo argentino.
Mas, e aqui no Brasil, será mais fácil? Vejamos  detalhes da semana:

- “A greve dos professores de universidades e institutos federais de ensino superior completa três meses nesta sexta-feira, com 95% das instituições paralisadas e um impasse entre grevistas e o governo federal que parece longe do fim. Os professores de 57 das 59 universidades federais do país estão com os braços cruzados.
Muitas universidades expandiram o número de alunos sem que houvesse infraestrutura adequada. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por exemplo, aumentou em 520% o número de vagas, mas faltam laboratórios, refeitórios e até salas de aula nos novos campi criados. No Rio de Janeiro, a expansão acontece em universidades de lata. No interior do estado, contêineres servem de sala de aula e de depósito para material que deveria servir para cursos da Universidade Federal Fluminense (UFF). Entre 2007 e 2011, o Ministério da Educação (MEC) repassou 4,4 bilhões de reais às federais para obras do Reuni. Contudo, um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) aponta atraso em uma de cada quatro construções avaliadas.” (Reinaldo Azevedo – Blog- 17-08-2012).
Além de 57 das 59 universidades federais, a greve paralisa os trabalhos em 34 de 38 institutos. Mesmo diante das recusas e sob protestos dos demais sindicatos, o governo encerrou as negociações e diz que enviará o novo orçamento ao Congresso Nacional até o fim de agosto. (idem)
Nota – e, mesmo com toda essa falta de estrutura, o Ministro da Educação insiste em querer levar todos os jovens para a Universidade mesmo com baixo nível de aprendizado. Quer usar a técnica da globalização de conteúdos específicos alegando que é preciso acabar com a fragmentação do conhecimento (sic). Será que ninguém lhe falou que engenheiros, arquitetos, médicos e todos os profissionais da saúde, químicos industriais, entre muitas outras profissões de alta especialização exigem o conhecimento específico das disciplinas que ele quer aglutinar num genérico?
Enquanto isso, lá nas Alagoas, participando da inauguração de uma unidade industrial a Presidenta discursa:
- Esse caminho, que é responsável pela construção de um grande mercado interno, e um grande mercado interno que é um grande demandador de produtos plásticos, porque o PIB pode ser lido também pela importância que tem a indústria de plásticos na medida em que ela está em vários segmentos industriais e também que ela faz parte dos bens de consumo duráveis, semiduráveis que a população, quando a renda aumenta, demanda. (Augusto Nunes – Direto ao Ponto – 17/08-2012 ).
Bem. Para um sábado ensolarado acho que é o suficiente.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

ENSINO MÉDIO - MEC QUER AGLUTINAR 13 DISCIPLINAS EM 4 ÁREAS



Quando se pensa que já aconteceu tudo em reforma educacional, lá vem mais uma! O Ministério da Educação prepara um novo currículo do ensino médio em que as atuais 13 disciplinas sejam distribuídas em apenas quatro áreas:
1-     Ciências humanas e suas tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
2-     Ciências da Natureza e suas tecnologias: Química, Física, Biologia.
3-     Linguagem, Códigos e suas tecnologias: Inglês, Artes, Espanhol, Língua Portuguesa e Educação Física.
4-     Matemática e suas tecnologias.
Como vemos, a mudança prevê que alunos de escolas públicas e privadas passem a ter, em vez de aulas específicas, por exemplo, de biologia, física e química, atividades que integrem os conteúdos das respectivas disciplinas.
 Educadores, embora considerem que a proposta do governo é interessante, entendem que ela será de difícil aplicação, uma vez que os professores foram formados nas disciplinas específicas.

Nós já vimos esse filme. Sabem o que aconteceu quando foi criada a tal de “Educação Artística” abrangendo música, desenho e trabalhos manuais (masculino e feminino)? – Havia quatro professores para atender as diferentes disciplinas, todos com formação específica. Foram substituídos por UM professor que nem de longe podia suprir tal conjunto de conteúdos. Perdeu o aluno que deixou de aprender conteúdos enriquecedores para sua formação; e, perdeu o professor que viu extinta a sua formação específica obrigando-o a mudar inclusive de profissão.
A tal mudança curricular vai exigir: - material didático novo que atenda a miscelânea de disciplinas em um só currículo, a ser ministrado, pelo que ao que parece por um super professor genérico! Isso significa diminuição de número de professores como ocorreu quando da adoção da “Educação Artística” em substituição a 3 disciplinas (música, desenho e trabalhos manuais). Evidentemente ao ser elaborado o novo material didático abrangendo conteúdos diferentes curriculares, haverá uma perda pela síntese que sofrerão. Calculamos que de três conteúdos plenos atuais, restarão no máximo 1,5.
Lamento pelos jovens; lamento pelos professores tão desvalorizados.
Espero que o bom senso dos governos estaduais e respectivas secretarias de educação avaliem bem o assunto antes de embarcar em mais essa tentativa de resolver às avessas um assunto tão sério como é o da melhoria do ensino em nosso país.
Sou tentada a dizer aos alunos que aprendam a estudar por conta própria lendo os livros específicos das diferentes disciplinas, de capa a capa, com um bom dicionário à mão. Tenho certeza que conseguirão aprender muito mais do que eles imaginam.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PANORAMA DO DIA - A IMPRENSA E O REPETITIVO


1-     MENSALÃO – deverá começar logo mais a leitura das sentenças dos réus do Mensalão, pelos senhores Ministros do TSF. Será cansativo, sem dúvida alguma, como cansativo foi uma defesa orquestrada e repetitiva de que tudo não passava de Caixa 2 (!) Dizem que será uma boa aula para os estudantes de Direito. Não duvido.
O que nos chamou a atenção é que os noticiários, salvo algumas exceções de comentaristas, não se preocuparam em dizer que o uso de quantias tão vultosas em campanhas políticas é uma verdadeira imoralidade – ainda mais quando se trata do dinheiro público, e em particular de empresas interessadas em negócios com o governo... Até quando persistirá essa sanha por recursos financeiros por parte de políticos e dos partidos que só tem interesse em se garantir no poder?
2-     GREVES – no passado não muito remoto vimos movimentos grevistas obedecendo a palavras de ordem cantadas em tom marcial – ‘avanti populi faciamo la grève’...  e, acabou como acabou! Não se justificam movimentos desse vulto, em plena Democracia. Eles visam o quê? – desestabilizar o governo? Ou terão sido orquestrados para desviar a atenção de coisas mais graves como a corrupção, por exemplo, o julgamento dos mensaleiros, etc.? – O tempo dirá. Agosto já foi testemunha de dois fatos políticos graves: a) 24-08-1954 – suicídio do então presidente Getúlio Vargas; b) renúncia de Jânio da Silva Quadros (25-08-1961) – com consequências que se propagaram até hoje...
3-     PAC – e novos Pacotes - espera-se que não seja mais uma jogada eleitoreira e não fiquem no papel as boas e luminosas propostas para o desenvolvimento do país. Modernização e ampliação das rodovias e das Ferrovias. Ferrovias! Já era tempo! Para um país do tamanho do Brasil as Ferrovias que tiveram início lá em 1854 por iniciativa do Visconde de Mauá – Irineu Evangelista de Souza (1813-1889) precisam urgentemente de uma atenção especial. E, dizer que há cem anos meu avô paterno migrou com a família, da Espanha para o Brasil, exatamente para trabalhar na construção da Estrada de Ferro Sorocabana no interior paulista. Era um avanço tecnológico que criou cidades, proporcionou progresso e oportunidade de trabalho a muitas pessoas e que em muitos países não foi abandonado por oferecer qualidade de vida ao povo. Aqui no Brasil, tudo sucateado... O individualismo do transporte rodoviário – carro – adotado como substituto das ferrovias desde o programa da industrialização automobilística foi no mínimo míope em termos de dimensão territorial nacional. Sempre é tempo de corrigir as falhas. 
“Clareza é a boa-fé dos filósofos”. Espera-se que haja clareza e verdade em tudo e que os noticiários comecem a mostrar um panorama mais coerente e menos acomodado aos interesses da mediocridade reinante.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

IDEB - EDUCAÇÃO E A VERGONHOSA REVOLUÇÃO ÀS AVESSAS


Novamente os índices do IDEB a clamar por medidas urgentes para mudar os rumos da educação para uma EDUCAÇÃO de verdade.
Aí estão as estatísticas a confirmar o que já se sabia, ou seja, que a política adotada de aumentar a aprovação dos alunos sem a correspondente aprendizagem continua na ordem do dia do MEC.
Propor metas e depois correr atrás de resultados tem sido a conduta desastrada dos responsáveis pelo quadro vergonhoso da eterna revolução às avessas do socialismo esquerdopata ignorante, no item Educação.
Dos 5.136 municípios avaliados (ensino fundamental) apenas 674 conseguiram índice igual ou superior a 6; com destaque para a região Sudeste com 459 e a região Sul com 179; a região Norte não conseguiu atingir a meta. Mas mesmo dentro do Sudeste há disparidades gritantes. No Rio de Janeiro, por exemplo, apenas 41,3% das cidades atingiram a meta.
Pelos dados, as notas de mais de 37% das cidades brasileiras nos anos finais do Ensino Fundamental ficaram abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Educação para 2011. Isso, apesar de metas irrisórias estabelecidas; em média, o MEC esperava que as redes públicas, ao final da 8ª série, fossem capazes de atingir nota 3,7. Mesmo assim, muitas não conseguiram.
Em oito Estados – Amapá, Alagoas, Maranhão, Sergipe, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins –, menos de 50% dos municípios atingiram essa nota. Em Roraima, um recorde macabro: nenhum dos 17 municípios foi capaz de chegar aos 3,7. A nota do Estado como um todo — 3,6 — foi inferior à nota que havia sido registrada pelo IDEB em 2009 – quadro que se repetiu no Amapá, em Alagoas e no Mato Grosso do Sul. Mesmo na região Sul do país, apenas 60% das cidades atingiu a meta.
O problema vem de longe... E só tem feito se agravar. Recordo de algumas reuniões pedagógicas que assisti pouco antes de deixar o magistério. Já no início dos anos 80 começavam a cobrar aprovação dos alunos considerando além de conhecimento específico, frequência, comportamento, etc. Ainda havia a autonomia dos conselhos de classe para uma avaliação dos alunos pendentes em mais de duas disciplinas. O nível de conteúdo que era ministrado nas classes diurnas já não era possível manter nas classes correspondentes noturnas. Uma lástima! Classes superlotadas de alunos em sua maior parte sonolentos, cansados e desmotivados após um dia de trabalho. Já começava a pressão para que os professores aprovassem. E, infelizmente começava a se deteriorar a formação de novos professores. Lá se foram cerca de trinta anos. E o resultado está aí. Só tem piorado. Quotas para a universidade, para quê? Isso não resolve o grave problema da Educação e muito menos a  formação de mão de obra qualificada.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

A JUSTIÇA BRASILEIRA ESTÁ EM FOCO

O escândalo do ‘Mensalão’ em julgamento no STF está em foco, não só no país como também na imprensa internacional. Isso envergonha mais do que qualquer perda, por um gol de diferença, da tão sonhada medalha Olímpica de Ouro da nossa seleção de jovens atletas que jogaram limpo – Eles são a Prata da casa! O mesmo não se pode dizer dos envolvidos no escândalo em questão.
A defesa orquestrada dos réus do ‘Mensalão’ confessando o crime de Caixa 2 chega a ser patético. Não importa a origem e destino dos vultosos valores movimentados. Importa, sim, que ocorreu o uso e abuso de valores expressivos por um grupo de pessoas que deveria dar o exemplo de moral ilibada no uso de recursos públicos ou não.
A Nação brasileira perdeu de goleada com essa falta de respeito praticado por um conjunto de pessoas antipatriotas...
Quem é quem na história mal contada é outra pauta da orquestração da defesa.
A pergunta dever ser: - A quem aproveita o crime? - A resposta é simples. Aproveitava: 1- ao então presidente da República – Lula – como o mandatário e amigo dos réus. 2- ao seu principal auxiliar e possível sucessor natural no jogo político – José Dirceu. 3- aos amigos mais próximos que continuariam no poderoso círculo dos beneficiados pelo poder. 4- aos partidos políticos que se beneficiaram dos recursos por fazer parte da base governamental. Não é preciso ser advogado, nem ‘doutor Honoris causa’ para enxergar o óbvio. A Justiça tem que se sobrepor a todo esse jogo de interesses e cumprir sua função de julgar cada um de acordo com a gravidade dos atos praticados.
Julgamento significa o retorno das coisas às origens; produzir uma mudança da situação; em geral marca a passagem para as verdades imutáveis e o ponto final de um processo de purificação – correção.
Ao cumprir sua função e fazer Justiça, o STF estará fazendo valer a Lei e a disciplina na conduta pública de cada um.
Simbolicamente, Justiça é a expressão do equilíbrio rigoroso. Em numerosas representações, figurativamente, é a balança que distribui os direitos e estabelece o equilíbrio social; também pode ser acompanhada do símbolo da espada para representar o poder de decisão e execução das sentenças. Em resumo: é o símbolo da Lei e da Disciplina. É o que se espera. Que a Lei seja cumprida e a disciplina restabelecida de forma justa e inequívoca.

domingo, 12 de agosto de 2012

AS PROFECIAS E SUA RELAÇÃO COM OS ECLIPSES


Eclipse é o obscurecimento total ou parcial de um astro, por algum tempo, devido a interposição de outro que projeta sua sombra. É um fenômeno natural que ocorre com frequência.
Este ano ainda teremos dois eclipses em novembro: um Solar – total – no dia 11  e outro da Lua – anular, no dia 28. Ambos próximos à data de 12-12-2012, considerada fatídica para a humanidade. Dizem alguns que será por conta da passagem da Galáxia por uma nuvem de energia estelar intensa o que provocaria perturbações no planeta.
Segundo relatos antigos há a profecia do ‘Dia do Senhor’ quando ocorrerá um grande e tenebroso eclipse. Consta que em 556 a.C ocorreu um grande eclipse. O povo da época esperava pela volta dos deuses com o retorno do planeta NI.BIGU – o responsável pelo eclipse. No entanto, nem Anu ( o deus principal), nem seus filhos (Enlil e Enki), nem os outros deuses voltaram. Eles haviam deixado o planeta para os homens... E, os Anunnaki (os descidos dos céus) também se foram ou se esconderam por aí graças à alta tecnologia que possuíam; isso há mais ou menos 2750 anos. Voltarão um dia? A promessa não foi esquecida pelos humanos. É como dizia minha avó; “Não se fazem promessas aos Santos, nem às crianças”.
Pelo número de visitantes do espaço – pouco mais de 300  entre os que desciam para cuidar das tarefas de mineração de ouro e os que ficavam em órbita – tudo pode ter acontecido, pois eles também eram mortais, apesar da longevidade em relação ao tempo terrestre.
Ficção à parte, podemos especular se Nibiru era um planeta comum como outro qualquer, ou se era uma nave com piloto e percursos determinados gastando o tempo que quisessem. Aliás, a ficção já explorou o assunto mais de uma vez.
Porém, se em 556 a.C houve ‘um dia do Senhor’, isso indica que há 2750 anos o tal planeta fez sua última passagem; segundo informações históricas, esses visitantes do espaço demoravam 3600 anos entre uma travessia e outra. Portanto faltam mais de mil anos para seu regresso.
Pelo que eu consegui entender em relação a Tempo (Tempo não existe!), Profecias, Astros, Zodíaco, Eclipses, etc. há outras relações cósmicas muito além da imaginação humana. Talvez aqueles deuses – pés de barro – não só dominavam o tempo, como tinham outros conhecimentos que não doaram ao homem. A Astrologia, por exemplo, foi considerada uma ciência proibida na antiguidade. E, os deuses do passado tinham forte ligação com o Zodíaco.

Nota – Os deuses do passado nada têm a ver com o Logos Universal. As palavras do Mestre de que “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos Libertará!” – faz sentido. Enquanto isso, continuarão a ocorrer belos espetáculos celestes, entre eles, os Eclipses. Profetas Apocalípticos não faltarão. Aliás – Apocalipse significa ‘revelação’. Aguardemos. Não custa nada esperar.

sábado, 11 de agosto de 2012

A ARTE DO USAR E JOGAR FORA


Um dos maiores problemas enfrentados pelos grandes centros urbanos está na destinação do lixo descartado diariamente, às toneladas! Lixo para todos os gostos! Reciclável ou não, mas lixo. Culturalmente criou-se o hábito de colocar para fora tudo o que não se usa mais. Se não se produzisse tanto supérfluo...
A arte também não escapa ao ritual do descarte. Há décadas criou-se  uma arte também destinada ao ‘usar e jogar fora’. Que dizer então do descarte de livros? Isto porque se perderam as referências estéticas e qualquer um pensa ter o dom da originalidade. Uma originalidade comercial sem maiores pretensões a não ser obter um retorno financeiro em curto prazo. Lucro imediato sem maiores compromissos com os valores culturais.  
Além do mais não há uma preparação cultural para entender a arte. Tudo depende da propaganda em torno do objeto oferecido e da opinião – gosto, não gosto – ante um produto na maior parte das vezes supérfluo – aquele que vai para o lixo tão logo surja outro modismo qualquer.
 A pintura, por exemplo, é pura decoração. A moda passa por uma fase de revirar baús sem a coragem de adotar o que esteticamente é melhor para os variados tipos físicos, o que resulta num desfile de mau gosto generalizado em todas as classes sociais e idades. Muitas vezes servem mais como um disfarce ou como uma fantasia carnavalesca. Ditar moda através da mídia, especialmente nas novelas tornou-se um meio de faturar cada vez mais com produtos descartáveis.
A música atual não passa de um conjunto de repetições de frases de efeito acompanhadas de gritos tribais e de batidas sincopadas que levam a uma agitação irracional de jovens que não entendem vírgula do que seja a verdadeira música. Quantos conseguem ouvir a melodia que há no canto de passarinho? No farfalhar das folhas agitadas pelo vento? - por exemplo.
Viajar é um passatempo muito interessante. Lembro de uma excursão onde entre os turistas havia uma senhora portuguesa acompanhando dois netos. Estava tão enfadada com a viagem que desabafou: - ‘Tudo é igual... Mudam os nomes dos locais, as construções, os vasinhos de flores, mas tudo é igual...” Ela praticava o turismo do ver e ver para dizer que havia visto. Perdera a capacidade de ver o diferente talvez pela falta de um preparo para ver o novo e desinteresse em aprofundar-se no conhecimento sobre o que está vendo.
Uma civilização que não tem referências sólidas e não sabe valorizar o que tem está sempre com o pé na estrada em busca do novo que não consegue ver. Assim acontece com os fazedores de lixo do mundo em geral. Já se condicionaram a ‘usar e jogar fora’.  O descarte tem incluído os valores éticos e morais, a honestidade, o respeito por si e pelo próximo entre outras cosias. Julgam-se inteligentes enquanto vão praticando a malandragem do ‘uso e abuso’ em benefício próprio momentâneo. Se esses malandros da hora soubessem o verdadeiro valor da honestidade, até por malandragem seriam honestos. Infelizmente a arte que domina o mundo moderno tem sido a arte de burlar a arte da vida. Até ela tem-se tornado descartável.