segunda-feira, 9 de novembro de 2015

ASSUNTOS EM DESTAQUE I - A IMPUNIDADE COM OS DIAS CONTADOS


I - A IMPUNIDADE COM OS DIAS CONTADOS > NOVA ETAPA DA LAVA JATO MIRA OS PARTIDOS POLÍTICOS

 

Na mira da nova fase da operação Lava Jato, o PT – PMDB – PP  são os partidos políticos acusados de comandar o esquema de propinas entre 2004 e 2014. Eles dividiam três áreas estratégicas da Petrobrás. Com base em provas e nas delações premiadas, deverão ressarcir aos cofres públicos o dinheiro recebido – propina / caixa dois, fundo partidário > um valor de até 20 bilhões! – Uau! – finalmente a impunidade com os dias contados. A punição também prevê a retenção do fundo partidário à cassação do registro do partido.

 

II- General Mourão  >

O afastamento do General Mourão do Comando do Sul de suas funções por declarações em palestra reservada, vazadas para a imprensa, falando a verdade sobre a atual situação que vivemos no país, trouxe à minha memória a figura do Capitão Mourão (José de Souza Mourão). Ele cumpria prisão domiciliar por ter participado da Revolução Constitucionalista (1932 – SP). A família, numerosa e discreta vivia em um casarão do outro lado da rua – antiga Rubião Júnior – em frente à casa de meu avô. Lembro-me vagamente de sua figura  na varanda, de olhar perdido na rua.

Vivendo na ‘terra do Gal. Ataliba Leonel’ – líder da Revolução Constitucionalista -  e de participantes do MMCD, acostumei desde cedo a ouvir histórias políticas locais, nacionais e internacionais. Aprendi que ditaduras e ditadores não aceitam oposições ativas, esclarecidas e com capacidade de liderança. E, aprendi também que, quem tem amor à Pátria, não teme represálias.

Estamos vivendo um momento em que a legalidade está ameaçada, não pelas FFAA, mas pelos políticos inescrupulosos.

 

III- A HORA E A VEZ DO BOI. Tem boi na linha. Não é o boi da cara preta, nem o boi de piranha, mas são os condutores de boiadas gordas que voaram com seus ‘bois gordos’ rumo a plácidas ‘pastagens’ onde o capim cresce em contas  virtuais... Ao contrário dos João Pereira que guardava no baú o produto do seu trabalho honesto, eles  blindam os ganhos de origem duvidosa nas nuvens... Haja criatividade! É o velho caudilhismo terceiro-mundista em ação. E a Nação à deriva. O prejuízo total de tudo o que foi desviado, malbaratado, roubado  ainda é difícil de avaliar. O maior prejuízo, no entanto, é o atraso a que foi atrelado o Brasil.

 

IV- Falas da Presidenta  são  para rir e chorar não fosse um atentado à inteligência de quem trabalha e sustenta um Estado mastodôntico, incompetente e perdulário. São bilhões, mais bilhões, mais bilhões... de  dólares e/ou reais, usados indevidamente e, evidentemente, apenas algumas migalhas foram para os verdadeiros programas sociais.

Produzir é coisa de capitalista, resmungam os representantes de governos de esquerda >  um comunista – socialista que se preza se julga sócio-beneficiário do capital dos que trabalham e produzem.  

 

V- Doenças crônicas  (incuráveis)  que começam a ser detectadas nos meios políticos nacionais: > Megalomania, cleptomania, esquizofrenia, paranoia, personalidade psicótica, transtorno de personalidade anti-social, distúrbios neurológicos, transtorno da personalidade dissocial,  manipulador /chantagista emocional, loucos de conveniência,  etc.

 – Dizem que louco não se contraria. O Juquiri fechou faz tempo...

 

Nada novo na política nacional > Quando havia estabilidade econômica, o governo brasileiro nadava de braçadas com o piloto no automático a todo vapor. A inflação em alta atesta o tamanho da festança. O navio sem comando mergulhou o país na mediocridade; a situação é o de areia movediça rodeada por um lamaçal onde até a esperança do pote de ouro no final do arco-íris está ameaçada. O planalto lembra uma mistura de casa abandonada  precisando urgentemente de uma limpeza, com um castelo mal-assombrado onde fantasmas circulam ameaçadores.

 


O ano de 2015 caminha para o fim, e como dissemos no começo do ano, a caça e o cerco à raposa tradicionalmente continua oferecendo uma rota de fuga... A operação Lava Jato tem muito serviço pela frente.