quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A PESQUISA CIENTÍFICA E ESOTÉRICA SOBRE O FENÔMENO UFO – POSSÍVEIS ORIGENS - HIPÓTESE



O assunto é antigo e está na ordem do dia e em documentários que são exibidos na TV dando conta que há algo estranho circulado acima de nossas cabeças. Embora mantido sob sigilo – segredo de estado – o assunto é ventilado constantemente pela imprensa. Na década dos anos 80 registraram-se inúmeros casos de aparecimentos, inclusive no Brasil, de objetos estranhos – os OVNIS - que não foram construídos com a ciência/tecnologia conhecida dos humanos. Como já relatei em outros textos, tive a oportunidade de  ver não só à noite, mas também em pleno dia, alguns desses estranhos visitantes...
Dedicamos algum tempo ao estudo e à pesquisa  do assunto.
 A palavra Ufologia é formada de duas outras: UFO (Abreviação inglesa da expressão “Unidentified Flying Objects’ = Objetos Voadores Não Identificados - OVNIS), e LOGIA – estudo, ciência. Essa denominação partiu da Força Aérea Americana em 1950.
 A constante presença nos noticiários sobre o aparecimento de objetos estranhos a nossa civilização, incomodou governos e chefes de estado, em particular às grandes potencias como os Estados Unidos. A partir daí teve início o estudo científico - Ufologia Científica. Logo a seguir começou a preocupação com o lado místico do fenômeno. .
- UFOLOGIA CIENTÍFICA  - . A Ciência Ufológica surgiu em contraposição ao descrédito oficial aos avistamentos ocorridos principalmente no pós-guerra; ela tem um método de estudo e procura explicar o fenômeno Ufo dando-lhe um embasamento cientifico. Para tal, ela  procura coletar dados como  medir, calcular e averiguar a dimensão das naves, analisar o local de pouso e os efeitos físicos provocados. Também  checa com testemunhas todos os dados obtidos para estabelecer conclusões sobre os avistamentos e  estabelecer roteiros e épocas de maior incidência, etc. A triagem é rigorosa, pois muitos dos avistamentos podem ser simples fenômenos naturais, ou balões meteorológicos, aviões, foguetes, reflexos de luzes, nuvens, meteoros atravessando a atmosfera, etc., e, atualmente, pode ser lixo espacial... Porém, sempre há uma porcentagem de avistamentos que não tem explicação; e é a esses avistamentos que se dá o nome UFO  - OVNI, ou simplesmente de DV (disco voador).
-UFOLOGIA MÍSTICA OU ESOTÉRICA – É a que se interessa pelos contatos e as mensagens. Esta ufologia lida com sensitivos e paranormais que fazem contatos com os tripulantes das naves. No Brasil esta forma de estudo ganhou força a partir de 1974, quando se formaram inúmeros grupos a partir desses contatos cujas mensagens continham informações e ordens transmitidas pelos comandantes das naves. Os ufólogos promoviam reuniões periódicas e vigílias em determinados locais. Ainda ocorre a divulgação de mensagens místicas ufológicas, em geral no final do ano. É preciso saber distinguir entre uma ‘leitura’ de um fenômeno físico ou uma mensagem de ordem mental/espiritual.

O FENÔMENO  UFO – POSSÍVEIS ORIGENS - HIPÓTESES

ORIGEM EXTRATERRESTRE > esta hipótese  se baseia no fato de que existam outros planetas do nosso sistema Solar ou dentro de nossa Galáxia –a Via Láctea  – que possuam vida semelhante a que existe no planeta Terra. Poderiam vir de outras estrelas a milhares de anos-luz usando atalhos no Universo (o chamado caminho da minhoca, por exemplo).

ORIGEM INTRA-TERRESTRE > segundo muitas lendas haveria os chamados mundos subterrâneos: Agartha, Shambala, Shangri-la; esta teoria foi divulgada no Brasil pelo prof. Henrique José de Souza, presidente da Sociedade Teosófica Brasileira (São Lourenço – MG). Há diversas informações que levam a crer na existência de bolsões no interior do planeta, habitáveis, onde viveria uma civilização muito adiantada. A  Terra teria uma estrutura diferente da aprendida na escola. As ficções de Júlio Verne - o  repórter científico de sua época - falariam sobre fatos já comprovados cientificamente, porém mantidos ocultos ao público. Temos também a descrição do Almirante Byrd (1947 e 1956) de sua viagem aos polos, por onde teria penetrado e atingido uma região tipicamente tropical. Há muitos relatos de pessoas que afirmam ter visitado cidades nesses mundos subterrâneos – Letha seria uma das cidades mais superficiais na região do Roncador (MT). Em ‘Mistérios do Roncador’ (U. O. Lukner) fala desses habitantes, dos seus ‘dirigíveis’, do uso da energia ‘vril’.

SERES DE OUTRAS ÉPOCAS – ‘VIAJANTES DO TEMPO’ > Os UFOS, para Max Berezovski, são de outra época – o Futuro. Esta hipótese surgiu, uma vez que UFOS foram vistos em locais onde o homem enterrou em tubos metálicos, mensagens para serem abertas no futuro.

DE UMA ‘OUTRA TERRA’ > No livro ‘Passaporte para uma outra Terra’ tivemos uma visão diferente do planeta Terra. Surgiu a possibilidade de o planeta conter outras camadas além das citadas nos livros didáticos. Seriam espaços – verdadeiros continentes flutuantes com outros povos desconhecidos para nós -  constituídas de elementos mais sutis não perceptíveis aos nossos sentidos. Haveria ainda as ‘portas’ de passagem por onde os Objetos (UFOS) transitariam. Elas se localizariam nas linhas de falha onde há uma descontinuidade do magnetismo terrestre. O tempo-espaço desses mundos não corresponde ao nosso.

ARMAS SECRETAS > Algumas declarações de cientistas alemães levaram a crer que eles, quando da Segunda Guerra Mundial, já possuíam naves (V1, V2,... V10); as últimas tinham forma de disco, e outras eram globulares ou fusos. A história ainda tem muitas lacunas sobre o que ocorreu nesse nebuloso período de guerra e, nos anos seguintes, que, sem dúvida, se preocupou em ‘queimar arquivos’.

ORIGEM PARA-TERRESTRE > ou  MUNDOS PARALELOS,  outras dimensões. Acredita-se que existe outra onda vibratória, diferente da onda vibratória terrestre que permitiria a existência de seres inteligentes como nós; o contacto se daria  como ocorre com o cruzamento de ondas de rádio, uma interferindo em outra. Os moradores desses mundos teriam a capacidade de passar de um lado para outro conforme a conveniência. Alguns desses mundos estariam em guerra entre si e os  seus veículos - os UFOS -  viriam se esconder ou se reabastecer em nosso mundo; – lembramos que o roubo de energia em linhas de alta tensão é mais comum do que se imagina.  Esta é a hipótese de James Hurtack baseada em observações da NASA.

ORIGEM TERRESTRE – SOCIEDADES SECRETAS > Esta hipótese considera que os UFOS sejam terrestres. Sabemos que no passado existiram grandes civilizações com alta tecnologia – os Vimanas, por exemplo, eram citados na antiga ciência dos Vedas, e a Atlântida não é uma simples ficção. Inúmeras gravações, em geral interpretados como símbolos religiosos, são objeto de estudos arqueológicos e contam uma história de um passado  ainda por desvendar. As grandes transformações geofísicas que atingiram o planeta, por certo não destruíram tudo e todos, e é bem provável  que grupos de sábios podem ter migrado para um, digamos, ‘continente flutuante’, ou para o interior da Terra formando sociedades secretas com conhecimentos muito além do que hoje existe. Talvez o segredo não seja tão secreto, porém somos obtusos demais para compreender.


Para concluir > pesquisadores ufológicos tem afirmado em  palestras que os UFOS se constituiriam no próprio astral que envolve a Terra. Isso justificaria as ações e reações conjuntas que ocorrem em diversas partes do globo terrestre, ora em caráter elevado, positivo, com grandes realizações,  ora destrutivo, negativo levando a guerras e conflitos de toda espécie. O predomínio da presença dos maus seria responsável pelas fases negras da humanidade, e a presença dos bons, marcaria os períodos áureos de progresso cultural e científico e das grandes realizações da humanidade.