quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

FLORES NO CARDÁPIO - ROSAS, VIOLETAS, CRISÂNTEMOS...

FLORES NO CARDÁPIO – ROSAS, VIOLETAS, CRISÂNTEMOS...
As flores, além de embelezarem a natureza com seu colorido e delicadeza, também podem ser utilizadas, não só como decoração de pratos, mas também em saladas, sucos, geléias, chás, etc.
Já havíamos falado em “As Delícias da Cozinha Alternativa” sobre o uso das pétalas de rosas vermelhas para decorar pratos de saladas, bem como jarras com sucos de frutas, numa combinação agradável e saudável. Agora encontrei um recorte antigo de jornal com receitas caseiras exóticas, e uma delas é a “Geléia de Rosas Vermelhas”.
Estamos em tempo de festas de fim de ano. Flores no cardápio é uma sugestão no mínimo colorida e agradável aos olhos e também ao paladar...
Para quem gosta de curiosidades culinárias a receita de “Geléia de Rosas” de tradição alemã pode ser uma alternativa a mais. O preparo é simples. Tem como base uma calda de açúcar no ponto, à qual é adicionado um copo de vinho tinto, de preferência licoroso. Acrescentar as pétalas de rosas e deixar por um ou dois minutos, dependendo da consistência da calda. Depois de fria pode ser guarda em recipiente de vidro. A recomendação é de que as pétalas de rosas vermelhas devem ser colhidas no seu ponto máximo de exuberância, logo ao amanhecer antes do sol secar o orvalho da noite.
As Violetas também podem ser, por exemplo, cristalizadas. Usa-se uma calda de açúcar bem consistente na qual elas são mergulhadas; segurar pelo cabinho e esperar que fiquem cobertas pela calda; escorrer o excesso e colocar em tabuleiro levemente untado para secar. Depois usar na decoração de pratos.
As pétalas das rosas brancas são recomendadas para chás, em infusão, como tônicas. Algumas pétalas fazem um chá suave, que adoçado com mel, pode ser ministrado em pequenas doses a crianças, adultos e pessoas idosas.
Outras flores como o crisântemo, a azedinha, boca-de-leão, o capuchinho, violetas, etc. também servem para arranjos e combinações com verduras e frutas, nas saladas.
A flor da abóbora pode ser utilizada em saladas e empanadas. Já é de uso popular de há tempos.
Muitas outras flores têm suas virtudes difundidas como medicamentos específicos. É o caso da flor de laranjeira e flor de mamão para fazer xarope contra a tosse, gripe, laringite, etc.
A mãe natureza é prodiga em belezas e variedades de opções para tornar nossa vida mais saudável e agradável. Cuidado, no entanto, pois nem todas as flores se prestam à alimentação humana.