O homem tem a postura vertical que lhe confere o privilegio de ter o cérebro voltado para as regiões infinitas da luz cósmica. É através do cérebro que o homem capta as vibrações sutis do mundo superior. Enquanto o seu ‘querer’ estiver limitado ao mundo material que o rodeia, a plena felicidade não se realizará. A conquista do ‘Samadhi’ implica no uso do livre arbítrio para romper as amarras e, humildemente integrar-se com a alma do Universo.
Tudo passa pela educação. O fim supremo da Educação verdadeira é eduzir de dentro do educando o seu lado espiritual (EU) a fim de equilibrá-lo com seu ‘ego’.
Isso implica em exigir excelência aos alunos. Poupar o educando de lidar com fracassos e dificuldades é um erro que produz frustrações maiores do que se imagina. Uma pessoa frustrada sente-se desintegrada interiormente, o que produz nele um senso de profunda infelicidade. Passa a ser uma ‘persona’ (máscara) e deixa de ser a individualidade – aquela individualidade que é uma unidade integral, e, portanto, feliz.
Muitas pessoas frustradas acabam esquizofrênicas. O grande número de pessoas neuróticas e frustradas do mundo moderno comprova que elas sofreram um processo de dispersão que lhes tirou a capacidade de formar uma consciência de unidade. O caos de desunião entre sua identidade material e a identidade cósmico-espiritual é que leva a essa profunda infelicidade.
Os Mestres, não só identificam a causa do desequilíbrio e da frustração, como indicam sua cura. Por exemplo, doentes frustrados são tratados com a ‘logoterapia’. Ou seja, ensinam o caminho para despertar a consciência do seu ‘logos’ (poder espiritual), ou em outras palavras, da sua alma. Quem consegue desligar-se das influencias externas e dominar a ‘escravidão’ que lhe foi imposta pelas ilusões do ego-fisico-mental-emocional, restabelece a harmonia necessária e conquista a tão sonhada felicidade.
O homem, para ter essa harmonia e felicidade, deve ter um centro de gravitação fixo e imutável. Ele necessita apenas de uma hora diária de concentração em harmonia, neutralizando as influencias externas e estabelecendo a sintonia com a alma do Universo. Pensamentos, sentimentos, desejos devem ser esquecidos. Em seu lugar deverá restar o vazio que permite o grande mergulho na plenitude espiritual. É dessa experiência pessoal, intransferível, intima, profunda, mística, de ordem não religiosa, que os indivíduos estão necessitando.
O papel do educador, a começar pelos pais, na formação das novas gerações é básico para esta conquista.
“O ego é o pior inimigo do EU, mas o EU é o maior amigo do ego” (Krishna – Bhagavad Gîta).
“Os grandes homens da História não são grandes pelos problemas que solucionaram nem pelos pensamentos que definiram, mas, sim, pelas direções cósmicas que deram, pelas vastas perspectivas que abriram para a humanidade de todos os tempos” (Keyserling). Naturalmente eles tinham essa ligação cósmica; nós também devemos e podemos aprender a usá-la. Ela depende de você querer. O mais, virá de acréscimo.